sábado, 30 de abril de 2011

UMA INCRIVEL POÇÃO MAGICA E AS TRÊS PARTES - ensinando geometria - EFI 1º e 2º ano

 AS TRES PARTES
Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela. Leia o livro para descobrir que desejo era esse. Depois, você pode fazer peças iguais às da história, criar suas próprias figuras e se divertir um bocado.


Proposta de atividades:
  • Solicitar que os alunos reescrevam a história conforme quiserem. Para tal, retirar dos slides a parte escrita.
  •  Trabalhar perímetro, área, total de figuras, dobraduras para construção de figuras semelhantes, quantidade de cada tipo de figura (quadrado, triângulo, círculo). Solicitar que registrem no caderno todas as atividades.


 UMA INCRIVEL POÇÃO MÁGICA
 Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover um só dedo. Para isso elaborou uma poção mágica com a qual conseguiria realizar seus desejos e inclusive transformar objetos de diferentes formas geométricas em qualquer outra coisa.

















Possibilidades de Trabalho:

  • Utilizar blocos de madeira geométricos para construir diferentes objetos.
  • Recortar círculos, triangulos e retangulos para realizar colagens no ateliê.
  • Construir um Tangram (quebra-cabeça chinês, de origem milenar) com cartulina ou material emborrachado. Montar diferentes figuras a partir de suas sete peças geométricas.
  • Analisar obras de artistas modernos ou contemporâneos que utilizam formas geométricas em suas composições.

EU RECORTEI CÍRCULOS, TRIANGULOS QUADRADOS E RETANGULOS E AS CRIANÇAS REALIZARAM CRIATIVAS COLAGENS. VEJAM QUE LEGAL!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ouvindo, lendo e relendo histórias Africanas

ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º E 2º ANOS
Fizemos leitura do Livro "  HISTORIAS AFRICANAS PARA CONTAR E RECONTAR" sentados em circulo e após a leitura, coroamos alguns alunos e os vestimos para caracterizar as tribos , brincamos ao som da musica africana, o que encantou as crianças.

Conduzidos pelas palavras de Rogério Andrade Barbosa, ingressamos no universo mágico dos contos africanos.

A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não é à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.

ENSINO FUNDAMENTAL II

A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas",  Estratégias simples, como a confecção de esculturas de bonecas negras, teve um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

MESTIÇAGEM

Mestiçagem - Composição: Wilson Freire e Antônio Nóbrega

“Uma negra com um branco
Vi casar na camarinha,
Um branco com uma índia
Vi casar lá na matinha,
Um negro com uma índia
Vi casar na capelinha.


Um negro com uma negra
Vi casar atrás do muro,
Um branco com uma branca
Vi casar lá no escuro,

Um índio com uma índia
Casaram em porto seguro.
Eu vi nascer um mulato
Do casal da camarinha,
Vi nascer um memeluco
Do casal lá da matinha,
Eu vi nascer um cafuso
Do casal da capelinha.
¬
Eu vi nascer um crioulo
Do casal de atrás do muro,
Eu vi nascer um mazombo
Do casal lá do escuro,
Eu vi nascer outro índio
Do casal porto seguro.
Uma mulata moleca
Vi casar com um japonês,
Uma catita cafuza
Com um sírio-libanês,
Crioulo com alemoa
Vejo casar todo mês.
Me casei com uma mestiça
Eu mestiço por inteiro,
Tivemos muitos mestiços
Cada vez mais verdadeiros,
Cada vez mais misturados,
Cada vez mais brasileiros.”

segunda-feira, 4 de abril de 2011

AMARGO PESADELO


CENA QUE MARCOU O FILME
O filme Amargo Pesadelo estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores contracenando com o proprietário do posto onde ele também morava com sua mulher e filho. Este ultimo autista e nunca saía do terreno da casa.
A equipe parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.
Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.

Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo.

Atentem para alguns detalhes:
- O garoto é verdadeiramente um autista;
- ele não estava nos planos do filme;
- A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando
- A felicidade da mãe captada numa janela da casa;
- A reação autêntica de um autista quando o ator músico quer cumprimentá-lo.

Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto. A sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria.

A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície.

Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano: 1972).

( CONTRIBUIÇÃO ENVIADA PELA PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA - PRISCILA ARANTES)