segunda-feira, 30 de maio de 2011

LEITURA COMPARTILHADA - 5ª E 6ª SÉRIES EF II

NAS 6ª SÉRIES, CONCLUÍMOS A LEITURA DO LIVRO " A MÁQUINA FANTABULÁSTICA"
Os alunos da 6ª série se organizaram em pequenos grupos para partilhar com os colegas o livro lido, comentaram, o que gostaram e o que não gostoram da história. No final, cada grupo respondeu uma pergunta.Confira abaixo:

QUAL DOS PERSONAGENS VOCÊ CONVIDARIA PARA ALMOÇAR EM SUA CASA? O QUE VOCÊ FARIA PARA O ALMOÇO? POR QUÊ?
Nós convidaríamos o Sineta e faríamos barata frita com bacon pra ele almoçar, porque é a´única coisa que ele merece. ( 6ª série E)
QUAL DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA QUE NO INÍCIO VOCÊ ACHOU LEGAL E DEPOIS TE DESCEPCIONOU? POR QUÊ?
O Joaquim, porque ele entrou no 13º andar e viveu todas aquelas aventuras e no final voltou pra casa e nós esperávamos que ele ficasse lá. ( Maria Karina, Thais, Jennifer, Juliana e Sarah) 6ª E
QUAL EPISÓDIO DA HISTÓRIA VOCÊ MUDARIA?COMO?
O episódio em que o Sineta luta com o Panchanhe. Neste episódio o Sineta se tornaria do "bem". ( Ivan, Licas, Lucas, Carlos, Jhonathan) 6ª E
QUAL DOS PERSONAGENS MERECIA UM PRÊMIO? POR QUÊ?
 O Panhacnhe, porque ele ajudou o Joaquim a ter espírito de criança.(paloma, Gabrielle, Thainá, Geovana, Beatriz e Suelen ) 6ª E
EM QUAL CENÁRIO DA HISTÓRIA VOCÊ FARIA UMA FESTA?
No quarto do Joaquim. Porque lá tem bastante brinquedo, tem espaço e não está no 13º andar, assim nenhaum convidado correria o risco de desaparecer.(Kennedy, Yan e Victor - 6ª E)



NAS 5ª SÉRIES FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO " FÁBULAS E ALEGORIAS"  de
Leonardo Da  Vinci




Ao termino da leitura do livro os alunos da 5ª série, comentaram algumas fábulas e alegorias , muitos só conheciam Leonardo da Vinci como artista plástico (pintor).
Foi proposto aos alunos que registrassem a fábula ou alegoria que mais gostaram e conectassem o texto lido com suas próprias experiências e a eventos que ocorrem no cotidiano. Vejam alguns comentários, abaixo:
  1. Nós gostamos da Fábula  "A aranha e a chave" . Entendemos que: quem procura, acha. ( grupo -Evellyn, Gabriela, Tayne, Jenifer, Larissa, 5ª série A)
  2. Nós gostamos da fábula " Verdade " - pagina 47. Entendemos que: a verdade pode trazer alegria para todos. ( grupo - Jaqueline, Talita, Noemi, Nayara e Natalia)
  3. Nós gostamos da fábula " A Aranha e a chave" - Entendemos que: precisamos ter cuidado ao escolher um lugar de paz eterna , pois podemos correr perigo de morte. ( grupo Henrique mateus, Edson, Antonio Marcos)

IDENTIDADE - A IMPORTÂNCIA DE TER UM NOME

PUBLICO ALVO: 1º E 2º ANOS - EF I
Objetivo desta leitura foi refletir junto com os alunos a importância do nosso nome e como ele personifica nossa própria identidade, aparência física, afetando assim nossa personalidade e nossa forma de conviver com o meio em que vivemos.
Os orientais acreditam que todas as pessoas possuem uma certa "função" na vida.
A função é algo mais simples que uma "missão".
Somente os líderes é que nascem com missões que devem realizar.
A função de uma pessoa é o papel que ela vai desempenhar na vida comunitária. Manuel é padeiro, Tanaka é tintureiro e assim por diante.
Os orientais acreditam também que o nome da pessoa deve ser coerente com a função que ela vai desempenhar na vida.
Imaginem um pacificista ou um monge com o nome "Bravo Guerreiro". Ou então imaginem um trabalhador braçal que fica o dia todo abrindo buracos na rua com o nome de "Orvalho da Manhã".
Pois é!
Quando nasce uma criança, o grande desafio dos pais é descobrir logo a "função" que esse recém nascido vai desempenhar na vida, pois a escolha do nome deve ser feito em coerência com isso.
Para isso existe um costume (quase um ritual) que é o seguinte.
Em todo lugar, mesmo que seja um pequeno lugarejo isolado do mundo, existe uma pessoa que por todos é respeitada. Em geral é um monge antigo. Quando nasce uma criança, imediantamente o monge é convocado para descobrir a função daquela criança.
Como se vê, para se ter um nome é necessário antes determinar-se a função da pessoa.
CADA CRIANÇA ESCREVEU SEU NOME NUMA FOLHA DE SULFITE E DEPOIS FIZEMOS UMA DOBRADURA DA BRUXINHA.

domingo, 15 de maio de 2011

Oficina de video - (Projeto Sala de Leitura -2011)

Através da entrevista os alunos da oficina de video(Projeto Sala de Leitura-2011), constataram que os  professores e professoras da EMEF Marili Dias, têm histórias e temperamentos muito diferentes, mas cultivam a mesma paixão pela literatura.

CONTOS DE ASSOMBRAÇAO

UMA LEITURA SUPER LEGAL PARA QUALQUER IDADE.

Através dos contos de assombração é possível ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e igualmente estar desenvolvendo o vocabulário.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar que os contos de assombração têm origem na oralidade e expressão popular;
  • Conhecer o enredo característico dos contos de assombração que retrata o suspense e o medo;
  • Resgatar na comunidade quais os contos de assombração que os mais velhos contavam.

domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM DIA DAS MÃES

A ESCOLA EMEF PROFª MARILI DIAS HOMENAGEOU AS MÃES NO SÁBADO 07/05
FOI FEITA ORAÇÃO PELAS MÃES E UMA OFICINA DE LEMBRANCINHA DE MATERIAL RECICLÁVEL, COM AS MÃES E FILHOS. FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL PRA TODOS!















A POSL E OS MONITORES DA SALA DE LEITURA PREPARAM UM VIDEO PARA HOMENAGEAR AS MÃES DA ESCOLA.
CONFIRA!

ENCERRAMENTO PROJETO MONTEIRO LOBATO

No último dia 18/04/10 foi comemorado o seu aniversário, que inspirou a criação do Dia Nacional da Litertura Infantil, uma homenagem merecida.














LEITURA COMPARTILHADA DOS ALUNOS DA 7ª SÉRIE - ENS.FUND.II


















HISTÓRIA EM QUADRINHOS - 6º ANO - EF II -"No reino das águas claras"
NO ENSINO FUNDAMENTAL I OS ALUNOS DAS 3ªS E 4ªS SÉRIES - APRESENTARAM PEÇA DE TEATRO COM OS PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO PARA SEUS COLEGUINHAS DOS 1º E 2º ANOS.

PEÇAS DE TEATRO: "A pilula falante" - 3º anos A,B,C
"Memórias de Monteiro Lobato" - 4ª séries B,C,De E








PAINEL TEMÁTICO - 1ºs e 2º Anos