sexta-feira, 15 de julho de 2011

PROJETO EFII - ESCOLA EM MOVIMENTO


“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer,um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato”. Barbier(1994)


EMEF PROFESSORA MARILI DIAS
Professora Responsável: Susete Aparecida Rodrigues Mendes

Nosso principal objetivo é oferecer ao nosso aluno um espaço para lançar-se ao lúdico, utilizando o artesanato, teatro e filmes de curta metragem, como a forma de linguagem mais direta e ampla, onde cada situação exigirá a fala, o corpo, a criatividade, a agilidade, o equilíbrio, a concentração, entre os diversos sentidos que o artesanato, teatro e o vídeo usam como ferramenta de comunicação e expressão.
 Com esculturas africanas feitas de garrafa pet e papel mache (releitura do Livro - LENDAS AFRICANAS)os alunos da oficina partciparam do Concurso de criatividade com sucata , promovido no evento - 3ª feira do Verde e Meio Ambiente no Pq da Agua Branca - SP - SP e conquistaram 4º lugar.
Realizamos em períodos extra curricular, oficinas de artesanato, teatro e vídeo nas quais trabalhamos técnicas de  artes,jogos teatrais e outras representações, as atividades são baseadas nos diversos gêneros literários nacionais e internacionais, a idéia é formar pequenos grupos com atividades lúdicas e diversificadas, buscando um estreitamento das relações entre a escola e a comunidade,isto porque acreditamos que a arte e a literatura, forma um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, proporcionando aos indivíduos a mudanças significativas de valores ,contribuindo para a promoção da cidadania.
os alunos aprenderam confeccionar fuxico e outros acessórios de uso pessoal e decoração e também fantoches dos personagens dos contos de fadas, utilizando sucata e tecido. Na festa Junina ( 02/07-´sábado) montaram uma barraca e comercializaram os produtos confeccionados por eles. FOI UM SUCESSO!!!!

 
Tanto os alunos quanto suas famílias demonstraram grande interesse pelo projeto.A maioria dos pais demonstraram formalmente seu apoio e aprovação, disponibilizando seu tempo para acompanhar os filhos fora do horário escolar, bem como, contribuindo com doações de material e empréstimo de equipamentos para realização das oficinas.

OFICINAS DE VIDEO REALIZADAS NO 1º SEMESTRE - 2011

Personagens dos filmes curta metragem baseados nos textos UMA NOITE NO PARAISO - extraido do livro A Dama do pé de cabra   e O HOMEM QUE ENXERGAVA A MORTE - Ricardo Azevedo 

AS CENAS FORAM GRAVADAS EM DIVERSOS LUGARES, COMO: PARQUE ESTADUAL JARAGUA, SANTUARIO  SCHOENSTATT,  PARQUE ECOLÓGICO ANHANGUERA , ÁREA DE LAZER DO CONDOMINIO RESIDENCIAL JARAGUA VILLAGE PARK E DEPENDÊNCIAS DA EMEF PROFª MARILI DIAS.

Além das oficinas de curta metragem, foram realizados alguns videos (documentários)  entrevistas com profissionais da escola e alunos, .

OS  MATERIAIS EDITADO DAS OFICINAS SERÃO EXIBIDOS NA ESCOLA EM OUTUBRO-2011 PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.
O EVENTO TERÁ ABERTURA COM  APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO "EM MOVIMENTO" COM A PEÇA INÉDITA - A INVERSÃO DO RELATO DA CRIAÇÃO.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PROJETO LEITURA - EF I

TODAS AS TURMAS DO EF I - RECEBERAM:
 1 SACOLA , 1 CADERNO PARA REGISTRO DOS RELATOS DAS FAMÍLIAS E 50 ATIVIDADES (SUGESTÃO DA OSL)

INÍCIO: MARÇO DE 2011
TÉRMINO PREVISTO : OUTUBRO DE 2011

OBJETIVOS:
ü Desenvolver o gosto pela leitura e escrita, explorando diversos portadores de textos, como fonte de prazer e entretenimento.
ü Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
ü Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
ü Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
ü Proporcionar o uso da Sala de Leitura da escola, favorecendo a circulação de livros.
ü Tornar a leitura um ato prazeroso.
ü Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela”
(Paulo Freire)
No final de semana os alunos levam o livro para casa. Com a ajuda dos pais tem dois dias para ler a história do livro. No início da semana os livros são  devolvidos.Na sala de aula os alunos compartilham com os colegas as histórias lidas.
PRODUTO FINAL:
   As atividades realizadas serão encardenadas e compartilhadas entre as turmas/séries e suas famílias, num encontro literário promovido na escola,
Os cadernos com os relatos das famílias também serão compartilhados.
 
Vejam alguns relatos, abaixo:

ALUNOS MONITORES NA SALA DE LEITURA

UM PROJETO QUE ESTÁ DANDO CERTO.
Sara, Matheus Augusto, Lilian, Alex e Danilo

A atividade de monitoria é parte fundamental da Proposta de Trabalho da Sala de Leitura e tem como objetivo valorizar o Protagonismo Juvenil, os educandos desenvolvem uma série de atividades pedagógicas sob orientação do professor , auxiliando , nas atividadaes, abaixo:

  • Entrada e saída das crianças na sala;

  • Distribuição de materiais para as atividades;
  • Organização da sala;
  • Organização do acervo e materiais da sala de leitura;
  • Acompanhamento dos alunos na saída da sala de leitura até a sua respectiva sala;
  • Dar e receber recados dos profissionais da escola;
  • E outras atividades lúdicas, como( ler, dançar, cantar, apresentar teatros, brincadeiras, etc)