segunda-feira, 23 de março de 2015

DÚVIDAS PASCOAIS- Antonio Rocha Neto



TEATRO

Personagens
Carlinhos; menino, idade das perguntas.
Jorge; Pai.
Marta; mãe.
Rogério; colega do pai.
Cenário; Uma sala de estar, onde o pai lê o jornal sentado no sofá, o menino com uma sexta de páscoa come um pedaço  de  chocolate, no chão.Um telefone.


Carlinhos  - Papai, o que é Páscoa?
Jorge - (sem tirar o olho do jornal) Ora, Páscoa é...... Bem...... É uma festa religiosa!
Carlinhos  - Igual Natal?
Jorge - É parecido.(olha pro filho) Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição (volta a ler o jornal).
Carlinhos  - Ressurreição?
Jorge - É, ressurreição. (grita) Marta, vem cá!
Marta - Sim?(em off)
Jorge - (falando alto para a Marta que ainda não apareceu na sala) Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu (Marta aparece) poder ler o meu jornal.
Marta - (Abaixa-se junto ao filho) Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
Carlinhos  - Mais ou menos....... .Mamãe, Jesus era um coelho?
Marta - Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino é cristão! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir na igreja pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no EBD!
Carlinhos  - Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
Marta - É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso na Escola Bíblica Dominical. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
Carlinhos  - O Espírito Santo também é Deus?
Marta - É sim.
Carlinhos  - E Minas Gerais?
Marta - Sacrilégio!!!
Carlinhos  - É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
Marta - Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar na EBD a professora
explica tudinho!
Carlinhos  - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
Marta - (levantando-se) Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
Carlinhos  - Coelho bota ovo?
Marta - Chega! (Marta sai) Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
(Carlinhos  volta a comer...)
Carlinhos  - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
Jorge - Era, era melhor, ou então urubu.
Carlinhos  - Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
Jorge - Isso eu sei: na sexta-feira santa.
Carlinhos  - Que dia e que mês?
Jorge -??????? (para de ler o jornal) Sabe que eu nunca pensei nisso? (olha pro filho) Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
Carlinhos  - Um dia depois.
Jorge - Não, três dias.
Carlinhos  - Então morreu na quarta-feira.
Jorge - Não, morreu na sexta-feira santa....... Ou terá sido na quarta-feira de cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de Ensino Biblico!
(O pai volta a sua leitura... tempo de silêncio... menino olha na janela...)
Carlinhos  - Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
Jorge - É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
Carlinhos  - O Judas traiu Jesus no sábado?
Jorge - Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
Carlinhos  - Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
Jorge - É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai. Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
Carlinhos  - Alô, quem fala?
Rogério  - Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está? (este texto pode ser suprimido ou falado em off)
Carlinhos  - Não,  o pai foi comprar um ovo de Páscoa pra mim. Ligue mais tarde, tchau.
Carlinhos  - Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
Jorge - Cristo. Jesus Cristo.
Carlinhos  - Só?
Jorge - Que eu saiba sim, por quê?
Carlinhos  - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
Jorge - Coitada!
Carlinhos  - Coitada de quem?
Jorge - Da sua professora de ensino bíblico.
Palco escurece

domingo, 15 de março de 2015

DICAS DE LEITURAS ATRAENTES PARA CRIANÇAS QUE ESTÃO ENTRANDO NA ADOLESCÊNCIA



 Partindo da tradicional saga do herói que sai para cumprir uma missão (salvar a princesa, matar o dragão, etc.), este livro inverte todos os clichês do gênero, compondo uma trama original da qual o leitor participa como se fosse um livro interativo.

Roger é um príncipe que faz todo o mundo rolar de rir à sua volta. Por essa razão, o mago da corte, J. Imago Mago, propõe a Roger uma busca. Ele terá de atravessar a Floresta Para Sempre, a Divisa Perversa, o Vale da Vingança e outros lugares terríveis, para só então descobrir o que estava procurando. No fim das contas, contagiados pelo bom humor, descobrimos que a busca de Roger é a busca de todos nós.Jules Feiffer é roteirista e cartunista do jornal Village Voice. Este é o seu segundo romance para jovens. O homem no teto (Cia. das Letras, 1995) foi o primeiro.




A MÁQUINA FANTABULÁSTICA -Saueressig, Simone
Joaquim, um menino que quer se tornar adulto o mais rápido possível, mora em um prédio em que não tem o 13º andar: o elevador pula do 12º para o 14º piso, por superstição do arquiteto e do engenheiro que o projetaram. Um dia, misteriosamente, o elevador para no andar que não existia e Joaquim acaba encontrando um mundo fantástico, onde redescobre o prazer de ser criança.










 "Diário de um Banana" é uma série super engraçada do autor Jeff Kinney que começa com o livro:

Diário de um Banana, um Romance em Quadrinhos. Lançado em 2008.


Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.

Segundo livro:
Diário de um Banana, Rodrick é o Cara. Lançado em 2009.


Sinopse: Faça o que quiser, só não pergunte a Greg Heffley como foram suas férias de verão, porque ele realmente não quer falar sobre isso. De volta às aulas, Greg está ansioso para enterrar de vez os últimos três meses...e um acontecimento em particular. Mas seu irmão mais velho, Rodrick, não vai deixar que as coisas caiam no esquecimento assim tão fácil. Ele é testemunha de um "pequeno" incidente que Greg quer manter em sigilo. Mas sabe como são os segredos, não é? Logo, logo estão na boca do povo, especialmente quando há um diário envolvido na confusão.


Terceiro Livro:
A Gota D'Água. Lançado em 2010.


Sinopse: Greg não toma jeito mesmo. E a cada dia se envolve em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse “talento” de Greg para se meter em situações embaraçosas. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco. É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d´água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?

Quarto Livro:
Dias de Cão. Lançado em 2011.


Sinopse: Férias de verão - o tempo está lindo, e toda a garotada está se divertindo ao ar livre. Onde está Greg Heffley? Dentro de sua casa, jogando videogame com as cortinas fechadas. Greg, um "caseiro" assumido, está vivendo sua derradeira fantasia de verão: nada de responsabilidades e regras. Mas sua mãe tem uma visão diferente para um verão ideal... muitas atividades fora de casa e "união de família".

Quinto Livro:
A Verdade Nua e Crua, Lançado em 2011.


Sinopse: Greg Heffley sempre esteve com pressa para crescer. E agora isto realmente está acontecendo. Greg, de repente se vê lidando com as pressões que as meninas deixam, as responsabilidades aumentaram, junto com as mudanças estranhas que começam com o puberdade, tudo sem o seu melhor amigo, Rowley, ao seu lado. Greg pode cuidar disso sozinho? Ou ele terá que enfrentar a realidade? ( Tradução Tudo Sobre Livros).

6ª Livro:
Cabin Fever


Sinopse: Em Breve...











Livro Adicional:
Diário de um Banana Faça Você Mesmo, lançado em 2010.
Sinopse: Agora você pode ser um banana igualzinho ao Greg. Um livro cheio de atividades, histórias em quadrinhos e muito mais. Conte a sua história e mantenha este diário muito bem guardado. Pois quando você ficar famoso ele vai valer uma fortuna!