segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Editora:  Ano: 1968 - Estante: Infanto Juvenis

O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais.

Este é um livro que marcou minha infância, adolescência e vida adulta, tenho um carinho muito especial por essa obra literária, li muitas vezes e todas as vezes que li me emocionei.É uma história incrível, marcante, comovente, sensível e triste. Ao reler este livro, que neste ano completa 50 anos, senti um turbilhão de emoções, ri, chorei, lembrei da minha infância, lembrei-me também das minhas aulas como Professora Orientadora de Sala de Leitura e a reação  provocada em meus  alunos. Um livro com uma história repleta de emoções e reações frente as perdas e vitórias de uma criança, que se relaciona com um mundo adulto e na sua simplicidade, ingenuidade de criança, desperta em nós sentimentos, valores e reflexões profundas, sobre nosso modo de vida e sobre a vida . Leiam e degustem cada página, vocês irão amar.

Nenhum comentário: