quinta-feira, 14 de julho de 2011

PROJETO LEITURA - EF I

TODAS AS TURMAS DO EF I - RECEBERAM:
 1 SACOLA , 1 CADERNO PARA REGISTRO DOS RELATOS DAS FAMÍLIAS E 50 ATIVIDADES (SUGESTÃO DA OSL)

INÍCIO: MARÇO DE 2011
TÉRMINO PREVISTO : OUTUBRO DE 2011

OBJETIVOS:
ü Desenvolver o gosto pela leitura e escrita, explorando diversos portadores de textos, como fonte de prazer e entretenimento.
ü Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
ü Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
ü Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
ü Proporcionar o uso da Sala de Leitura da escola, favorecendo a circulação de livros.
ü Tornar a leitura um ato prazeroso.
ü Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela”
(Paulo Freire)
No final de semana os alunos levam o livro para casa. Com a ajuda dos pais tem dois dias para ler a história do livro. No início da semana os livros são  devolvidos.Na sala de aula os alunos compartilham com os colegas as histórias lidas.
PRODUTO FINAL:
   As atividades realizadas serão encardenadas e compartilhadas entre as turmas/séries e suas famílias, num encontro literário promovido na escola,
Os cadernos com os relatos das famílias também serão compartilhados.
 
Vejam alguns relatos, abaixo:

ALUNOS MONITORES NA SALA DE LEITURA

UM PROJETO QUE ESTÁ DANDO CERTO.
Sara, Matheus Augusto, Lilian, Alex e Danilo

A atividade de monitoria é parte fundamental da Proposta de Trabalho da Sala de Leitura e tem como objetivo valorizar o Protagonismo Juvenil, os educandos desenvolvem uma série de atividades pedagógicas sob orientação do professor , auxiliando , nas atividadaes, abaixo:

  • Entrada e saída das crianças na sala;

  • Distribuição de materiais para as atividades;
  • Organização da sala;
  • Organização do acervo e materiais da sala de leitura;
  • Acompanhamento dos alunos na saída da sala de leitura até a sua respectiva sala;
  • Dar e receber recados dos profissionais da escola;
  • E outras atividades lúdicas, como( ler, dançar, cantar, apresentar teatros, brincadeiras, etc)



terça-feira, 28 de junho de 2011

Leitura compartilhada

O aluno precisa ser incentivado e instigado a expor suas idéias, a comunicar-se com liberdade, com clareza, e, participar de atividades de leitura compartilhada.
A formação do leitor ideal constitui nosso maior desafio; De fato,aprender a ler envolve diversos fatores. O texto deve despertar um certo sentimento no leitor. Este, por sua vez, poderá tornar-se um leitor ideal, tendo como parâmetro o que Marisa Lajolo (1984) chama de leitor maduro, ou seja, aquele que é capaz de deslocar e alterar o significado de tudo o que leu, assim tornará mais profunda a sua compreensão dos livros, dos povos e da vida.

terça-feira, 21 de junho de 2011

LER SEM SABER ...

A proposta é fazer a criança ter contato com o mundo da leitura mesmo antes de saber ler, deixar de ser mero ouvinte para participar  do ato da leitura, seja interpretando imagens, sequenciando cenas, inventando finais para histórias já conhecidas, visualizando a estrutura de variados tipos de texto... Dessa forma, acredito que o prazer pela leitura florescera e o "aprender a ler" será mais prazeroso, acontecera de uma forma sutil, significativa e gostosa.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pequenos gestos...grandes sentimentos

PEQUENOS GESTOS...GRANDES SENTIMENTOS
Mercêdes Pordeus
Recife/Brasil

Declamado pela poetisa brasileira ANNA MULLER

Um desejo de bom dia
Rompe o silêncio absoluto
Dá ao semelhante a garantia
De desarmar o interno luto.

Um abraço... Reedita uma história
Transforma uma vida simplória
Dela varre a parte vivida inglória
Para que na solidariedade alcance vitória.
 Um toque... Rompe as barreiras
Abre entre os povos as fronteiras
Deixa a paz reinar na vida inteira
Transformando-a em boa sementeira.

Um gesto de carinho... Um afago
Tira do semelhante o gosto amargo
Que a vida possa ter-lhe imposto
Ao seu longo através do desgosto.


Um gesto de bondade... E ternura
Apaga de uma vida um triste cenário
Acorda o irmão com brandura
E torna o mundo mais igualitário.
Pequenos gestos que nos aproximam
Minimizam da vida o sofrimento
Afastam atitudes que nos aniquilam
E desabrocham grandes sentimentos


- Coletânea do II Concurso de Poesia - Centro de Estudos HSE/MS Prêmio Aloysio Salles 2007 (Hospital dos Servidores do Estado/Ministério da Saúde-Rio de Janeiro/Brasil) Organizada por Juçara Regina Viégas Valverde - Editora Europa/RJ - 2008. ISBN 978-85-7091-051-0.

Ler mais:
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=26704#ixzz1OdNmIFer
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LEITURA COMPARTILHADA - 5ª E 6ª SÉRIES EF II

NAS 6ª SÉRIES, CONCLUÍMOS A LEITURA DO LIVRO " A MÁQUINA FANTABULÁSTICA"
Os alunos da 6ª série se organizaram em pequenos grupos para partilhar com os colegas o livro lido, comentaram, o que gostaram e o que não gostoram da história. No final, cada grupo respondeu uma pergunta.Confira abaixo:

QUAL DOS PERSONAGENS VOCÊ CONVIDARIA PARA ALMOÇAR EM SUA CASA? O QUE VOCÊ FARIA PARA O ALMOÇO? POR QUÊ?
Nós convidaríamos o Sineta e faríamos barata frita com bacon pra ele almoçar, porque é a´única coisa que ele merece. ( 6ª série E)
QUAL DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA QUE NO INÍCIO VOCÊ ACHOU LEGAL E DEPOIS TE DESCEPCIONOU? POR QUÊ?
O Joaquim, porque ele entrou no 13º andar e viveu todas aquelas aventuras e no final voltou pra casa e nós esperávamos que ele ficasse lá. ( Maria Karina, Thais, Jennifer, Juliana e Sarah) 6ª E
QUAL EPISÓDIO DA HISTÓRIA VOCÊ MUDARIA?COMO?
O episódio em que o Sineta luta com o Panchanhe. Neste episódio o Sineta se tornaria do "bem". ( Ivan, Licas, Lucas, Carlos, Jhonathan) 6ª E
QUAL DOS PERSONAGENS MERECIA UM PRÊMIO? POR QUÊ?
 O Panhacnhe, porque ele ajudou o Joaquim a ter espírito de criança.(paloma, Gabrielle, Thainá, Geovana, Beatriz e Suelen ) 6ª E
EM QUAL CENÁRIO DA HISTÓRIA VOCÊ FARIA UMA FESTA?
No quarto do Joaquim. Porque lá tem bastante brinquedo, tem espaço e não está no 13º andar, assim nenhaum convidado correria o risco de desaparecer.(Kennedy, Yan e Victor - 6ª E)



NAS 5ª SÉRIES FIZEMOS A LEITURA DO LIVRO " FÁBULAS E ALEGORIAS"  de
Leonardo Da  Vinci




Ao termino da leitura do livro os alunos da 5ª série, comentaram algumas fábulas e alegorias , muitos só conheciam Leonardo da Vinci como artista plástico (pintor).
Foi proposto aos alunos que registrassem a fábula ou alegoria que mais gostaram e conectassem o texto lido com suas próprias experiências e a eventos que ocorrem no cotidiano. Vejam alguns comentários, abaixo:
  1. Nós gostamos da Fábula  "A aranha e a chave" . Entendemos que: quem procura, acha. ( grupo -Evellyn, Gabriela, Tayne, Jenifer, Larissa, 5ª série A)
  2. Nós gostamos da fábula " Verdade " - pagina 47. Entendemos que: a verdade pode trazer alegria para todos. ( grupo - Jaqueline, Talita, Noemi, Nayara e Natalia)
  3. Nós gostamos da fábula " A Aranha e a chave" - Entendemos que: precisamos ter cuidado ao escolher um lugar de paz eterna , pois podemos correr perigo de morte. ( grupo Henrique mateus, Edson, Antonio Marcos)

IDENTIDADE - A IMPORTÂNCIA DE TER UM NOME

PUBLICO ALVO: 1º E 2º ANOS - EF I
Objetivo desta leitura foi refletir junto com os alunos a importância do nosso nome e como ele personifica nossa própria identidade, aparência física, afetando assim nossa personalidade e nossa forma de conviver com o meio em que vivemos.
Os orientais acreditam que todas as pessoas possuem uma certa "função" na vida.
A função é algo mais simples que uma "missão".
Somente os líderes é que nascem com missões que devem realizar.
A função de uma pessoa é o papel que ela vai desempenhar na vida comunitária. Manuel é padeiro, Tanaka é tintureiro e assim por diante.
Os orientais acreditam também que o nome da pessoa deve ser coerente com a função que ela vai desempenhar na vida.
Imaginem um pacificista ou um monge com o nome "Bravo Guerreiro". Ou então imaginem um trabalhador braçal que fica o dia todo abrindo buracos na rua com o nome de "Orvalho da Manhã".
Pois é!
Quando nasce uma criança, o grande desafio dos pais é descobrir logo a "função" que esse recém nascido vai desempenhar na vida, pois a escolha do nome deve ser feito em coerência com isso.
Para isso existe um costume (quase um ritual) que é o seguinte.
Em todo lugar, mesmo que seja um pequeno lugarejo isolado do mundo, existe uma pessoa que por todos é respeitada. Em geral é um monge antigo. Quando nasce uma criança, imediantamente o monge é convocado para descobrir a função daquela criança.
Como se vê, para se ter um nome é necessário antes determinar-se a função da pessoa.
CADA CRIANÇA ESCREVEU SEU NOME NUMA FOLHA DE SULFITE E DEPOIS FIZEMOS UMA DOBRADURA DA BRUXINHA.

domingo, 15 de maio de 2011

Oficina de video - (Projeto Sala de Leitura -2011)

Através da entrevista os alunos da oficina de video(Projeto Sala de Leitura-2011), constataram que os  professores e professoras da EMEF Marili Dias, têm histórias e temperamentos muito diferentes, mas cultivam a mesma paixão pela literatura.

CONTOS DE ASSOMBRAÇAO

UMA LEITURA SUPER LEGAL PARA QUALQUER IDADE.

Através dos contos de assombração é possível ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e igualmente estar desenvolvendo o vocabulário.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar que os contos de assombração têm origem na oralidade e expressão popular;
  • Conhecer o enredo característico dos contos de assombração que retrata o suspense e o medo;
  • Resgatar na comunidade quais os contos de assombração que os mais velhos contavam.

domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM DIA DAS MÃES

A ESCOLA EMEF PROFª MARILI DIAS HOMENAGEOU AS MÃES NO SÁBADO 07/05
FOI FEITA ORAÇÃO PELAS MÃES E UMA OFICINA DE LEMBRANCINHA DE MATERIAL RECICLÁVEL, COM AS MÃES E FILHOS. FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL PRA TODOS!















A POSL E OS MONITORES DA SALA DE LEITURA PREPARAM UM VIDEO PARA HOMENAGEAR AS MÃES DA ESCOLA.
CONFIRA!

ENCERRAMENTO PROJETO MONTEIRO LOBATO

No último dia 18/04/10 foi comemorado o seu aniversário, que inspirou a criação do Dia Nacional da Litertura Infantil, uma homenagem merecida.














LEITURA COMPARTILHADA DOS ALUNOS DA 7ª SÉRIE - ENS.FUND.II


















HISTÓRIA EM QUADRINHOS - 6º ANO - EF II -"No reino das águas claras"
NO ENSINO FUNDAMENTAL I OS ALUNOS DAS 3ªS E 4ªS SÉRIES - APRESENTARAM PEÇA DE TEATRO COM OS PERSONAGENS DO SITIO DO PICAPAU AMARELO PARA SEUS COLEGUINHAS DOS 1º E 2º ANOS.

PEÇAS DE TEATRO: "A pilula falante" - 3º anos A,B,C
"Memórias de Monteiro Lobato" - 4ª séries B,C,De E








PAINEL TEMÁTICO - 1ºs e 2º Anos


sábado, 30 de abril de 2011

UMA INCRIVEL POÇÃO MAGICA E AS TRÊS PARTES - ensinando geometria - EFI 1º e 2º ano

 AS TRES PARTES
Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela. Leia o livro para descobrir que desejo era esse. Depois, você pode fazer peças iguais às da história, criar suas próprias figuras e se divertir um bocado.


Proposta de atividades:
  • Solicitar que os alunos reescrevam a história conforme quiserem. Para tal, retirar dos slides a parte escrita.
  •  Trabalhar perímetro, área, total de figuras, dobraduras para construção de figuras semelhantes, quantidade de cada tipo de figura (quadrado, triângulo, círculo). Solicitar que registrem no caderno todas as atividades.


 UMA INCRIVEL POÇÃO MÁGICA
 Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover um só dedo. Para isso elaborou uma poção mágica com a qual conseguiria realizar seus desejos e inclusive transformar objetos de diferentes formas geométricas em qualquer outra coisa.

















Possibilidades de Trabalho:

  • Utilizar blocos de madeira geométricos para construir diferentes objetos.
  • Recortar círculos, triangulos e retangulos para realizar colagens no ateliê.
  • Construir um Tangram (quebra-cabeça chinês, de origem milenar) com cartulina ou material emborrachado. Montar diferentes figuras a partir de suas sete peças geométricas.
  • Analisar obras de artistas modernos ou contemporâneos que utilizam formas geométricas em suas composições.

EU RECORTEI CÍRCULOS, TRIANGULOS QUADRADOS E RETANGULOS E AS CRIANÇAS REALIZARAM CRIATIVAS COLAGENS. VEJAM QUE LEGAL!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ouvindo, lendo e relendo histórias Africanas

ENSINO FUNDAMENTAL I - 1º E 2º ANOS
Fizemos leitura do Livro "  HISTORIAS AFRICANAS PARA CONTAR E RECONTAR" sentados em circulo e após a leitura, coroamos alguns alunos e os vestimos para caracterizar as tribos , brincamos ao som da musica africana, o que encantou as crianças.

Conduzidos pelas palavras de Rogério Andrade Barbosa, ingressamos no universo mágico dos contos africanos.

A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não é à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.

ENSINO FUNDAMENTAL II

A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas",  Estratégias simples, como a confecção de esculturas de bonecas negras, teve um efeito positivo para reforçar a identificação cultural dos alunos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

MESTIÇAGEM

Mestiçagem - Composição: Wilson Freire e Antônio Nóbrega

“Uma negra com um branco
Vi casar na camarinha,
Um branco com uma índia
Vi casar lá na matinha,
Um negro com uma índia
Vi casar na capelinha.


Um negro com uma negra
Vi casar atrás do muro,
Um branco com uma branca
Vi casar lá no escuro,

Um índio com uma índia
Casaram em porto seguro.
Eu vi nascer um mulato
Do casal da camarinha,
Vi nascer um memeluco
Do casal lá da matinha,
Eu vi nascer um cafuso
Do casal da capelinha.
¬
Eu vi nascer um crioulo
Do casal de atrás do muro,
Eu vi nascer um mazombo
Do casal lá do escuro,
Eu vi nascer outro índio
Do casal porto seguro.
Uma mulata moleca
Vi casar com um japonês,
Uma catita cafuza
Com um sírio-libanês,
Crioulo com alemoa
Vejo casar todo mês.
Me casei com uma mestiça
Eu mestiço por inteiro,
Tivemos muitos mestiços
Cada vez mais verdadeiros,
Cada vez mais misturados,
Cada vez mais brasileiros.”

segunda-feira, 4 de abril de 2011

AMARGO PESADELO


CENA QUE MARCOU O FILME
O filme Amargo Pesadelo estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores contracenando com o proprietário do posto onde ele também morava com sua mulher e filho. Este ultimo autista e nunca saía do terreno da casa.
A equipe parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.
Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.

Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo.

Atentem para alguns detalhes:
- O garoto é verdadeiramente um autista;
- ele não estava nos planos do filme;
- A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando
- A felicidade da mãe captada numa janela da casa;
- A reação autêntica de um autista quando o ator músico quer cumprimentá-lo.

Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto. A sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria.

A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície.

Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano: 1972).

( CONTRIBUIÇÃO ENVIADA PELA PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA - PRISCILA ARANTES)