sábado, 15 de julho de 2017

LEITURAS DELICIOSAS PARA FÉRIAS DE JULHO Susete Mendes

As férias chegaram...merecemos descansar a mente com algum livro que não seja relacionado a escola ou trabalho. Por isso separei uma pequena lista com 4 livros maravilhosos para ler durante as férias. Espero que vocês gostem.








VITTÓRIO O VAMPIRO

Com todos os encantos de seus palácios, bibliotecas, igrejas e museus, Florença – a antiga capital da Toscana às margens do rio Arno – é o mais importante cenário da história de Vittorio, que morreu para a existência humana aos 16 anos. ... 

Gênero: Terror




A CHAVE DE SARAH

Um livro emocionante do começo ao fim. Ele prende a atenção do leitor desde o começo, com o misto de intriga e suspense e sentimos cada vez mais perto de Sarah.

Editora: SUMA DE LETRAS BRASIL
Gênero: Romance



A VIZINHA
Numa encantadora rua sem saída, numa próspera comunidade no entorno de Connecticut, três casais, vivendo uma sólida relação, descobrem sua antiga harmonia desfeita quando uma jovem e adorável vizinha, viúva há um ano e aparentemente descomprometida, aparece grávida. Quem é o pai? Será um dos três maridos? Um a um, os casais se retraem, fazendo uma avaliação de seus relacionamentos e das lealdades que eram consideradas eternas.

Gênero: Romance






0 REFÚGIO DO PRINCIPE
Na narrativa, o clima tenso da Segunda Guerra Mundial se espalha por toda a Europa, obrigando a impulsiva inglesinha Tali a ir para um internato – o que a deixa furiosa! Um colégio como esse só poderia ser um lugar sufocante, de gente mal-humorada e que mal sabe sorrir. Esta pequena agitada, porém, estava muito enganada. A escola de Delterton guardava muitas surpresas – como o teatro! – que ela logo iria descobrir. Lá, ela conhece pessoas fantásticas, como Júlia, uma menina tímida que guardava um grande segredo, Barney, um garoto de cabelos rebeldes e dono de um exótico bicho de estimação, e o professor Matteo...

Autores: ANGELA MELIM e Eva Ibbotson
Gênero: Romance


domingo, 9 de julho de 2017

RECONCILIAÇÃO - Susete Mendes



Se eu confessar,
curar a minha alma,
falar, pensar,opinar
Recuperar minha calma. 

No confessar eu poderia
desabafar e revelar,
anonimamente ou publicamente
os segredos que só eu conheceria

Mas na guerra da vida
meu estado de defesa
não foi capaz de neutralizar
A ameaça da alma presa

Porque as pessoas sabem
nos colocar no nosso lugarzinho
nossas  opiniões  não cabem
É hora de pensar sozinho...

Não é hora de dizer as coisas
é perigoso falar o que não está sendo dito
deixemos nosso pensamento sob a loisa
Confessá-lo poderá torna-lo maldito.


domingo, 25 de junho de 2017

Festa Junina 2017: relações alteritárias



Atualmente, qual o verdadeiro significado da festa junina, nas escolas?
Nos dias de hoje, esse cerimonial aponta, segundo penso, o antagonismo da inauguração do novo em oposição a preservação de velhos costumes. Quando vamos a  Festa Junina comemoramos a capacidade humana de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar, provocando em nós, escolhas que  superam as mudanças ocorridas nas posturas dos indivíduos que vivem numa sociedade que coloca a impessoalidade como um elemento que caracteriza os relacionamentos nos diferentes grupos sociais, seja no campo ou na cidade.
Desse modo, observei e achei muito interessante perceber como muitos elementos no evento realizado na EMEF Professora Marili Dias, nos remete a esse antagonismo. Desde a alimentação “típica” como: doces, salgados e bebidas, destacando-se cereais (milho, arroz, amendoim) que são a base de maior parte das receitas juninas, foram acrescentados ao cardápio “hot dog”, pastéis, bolo recheado com cobertura de chantilly, churrasco no espetinho e bebidas como: refrigerante. 
brincadeiras tradicionais
Enquanto que às brincadeiras tradicionais, como: boca do palhaço, argola, pescaria, acrescentou-se a “sala dos monstros”, ideia do professor Ricardo da disciplina de matemática, abraçada com carinho e entusiasmo pelos colegas do Ensino Fundamental II e alunos
sala dos monstros
deste mesmo segmento; aos instrumentos ( sanfona, viola, tambores, triangulo, pandeiro, chocalho)  uma  sofisticada estrutura de som, operada pela professora Daniela e os professores Miro e Luís com grande destreza.

Juntando-se as danças tradicionais, como, as quadrilhas típicas, a coreografia cênica Lenda do Boi Bumba , tivemos a apresentação em Libras do Projeto da professora Aldimaria com a música “Asa Branca”, mostrando não só novos hábitos, mas também o papel da escola inclusiva e democrática.
Professora Aldimaria (turma do Projeto Libras)
  Por meio destes diferentes elementos foi promovido mais um encontro de nossa comunidade que comemora a alegria de seus filhos e filhas que crescem e amadurecem dentro da nossa escola.
Neste meu singelo e sincero relato, quero dizer que uma das coisas que mais me impressionaram nesta festa como colaboradora e observadora, foi perceber a capacidade de nos organizar coletivamente, inspirados com a partilha de experiências de cada um, com grande comprometimento do grupo. Neste evento, criamos, questionamos, acordamos e nos divertimos, produzindo práticas diferenciadas na construção da nossa festa e dos nossos saberes! O Arraiá do Marili Dias realizado em 2017, teve como marca uma relação alteritária, que amadurece a cada dia, transformando-nos em uma verdadeira equipe. Assim sendo, a preparação da festa e a realização dela foi mais  um encontro importante entre educadores, educadoras, educandos e comunidade em processo de libertação, onde a produção coletiva foi maior que o simples somatório das contribuições individuais. Parabéns à todos, educadores, educandos e comunidade!
Professora Susete Mendes