domingo, 15 de janeiro de 2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012

O TEXTO ABAIXO É DE UMA ESCRITORA MUITO CONHECIDA.
SE VOCE SABE QUEM É, POST UM COMENTÁRIO COM O NOME DELA.
NÃO VALE COLAR!

Temperamento impulsivo
       “Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
       Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.”

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Último recurso - Clarice Lispector

A maior decepção é aquela que vem de quem menos esperamos.

Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.

E ter entendido isso foi uma libertação feliz.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PRECISA-SE - Clarice Lispector

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.
P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilarecerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.

Mario Quintana - O TEMPO

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
 
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

Que em 2012, Deus esteja dentro de NÓS!

Vocês sabem qual a origem da palavra ENTUSIASMO? Esta palavra nasceu na Grécia antiga. TUS (Thous) é a sílaba principal, porque significa Deus. A primeira sílaba, EN, significa “dentro de” , no sentido de transportar para dentro.  ENTHOUS significa que Deus entrou em alguém e que esta pessoa está inspirada por Deus. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modifica-la.O entusiasmo é componente fundamental para o sucesso de qualquer coisa que façamos em nossa vida, em qualquer campo, seja pessoal ou profissional. O entusiasmo nos leva a buscar a perfeição no que fazemos.  Estimula o nosso comprometimento, ou seja, a nossa entrega completa ao nosso objetivo, à nossa missão.  É a gente colocar o coração naquilo que está fazendo e assim, caprichar mais.Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo!

sábado, 7 de janeiro de 2012

CORDEL ROMEU E JULIETA

Este Cordel é uma versão poética de uma das obras mais conhecidas da literatura universal, o drama teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Escrito por Sebastião Marinho, grande nome do repente nordestino, e ilustrada por Murilo Silva, a adaptação poética da famosa peça é voltada, principalmente, para o público infantojuvenil. Sebastião Marinho soube extrair da peça shakespeariana toda a grandeza trágica.

Ao mesmo tempo, sua recriação traz elementos novos que mostram que o poeta não quis simplesmente apresentar uma cópia, em versos rimados, da obra explorada pelo cinema e pela própria literatura.

O autor do cordel, ao descrever a jovem Julieta, produziu estrofes primorosas, como esta:

A personificação De Vênus, Ísis, Latona.
Se Leonardo da Vinci Exagerou na Madona,
Deus acertou na beleza
Da jovem flor de Verona!
Sebastião Marinho da Silva nasceu em 10 de março de 1948, no Sítio Bonsucesso, Solânea, Paraíba. Ainda criança costumava assistir às apresentações dos mestres do repente no pé de serra em que nasceu. Desde a adolescência fez do repente profissão e, hoje, vivendo em São Paulo, dirige a União dos Cordelistas, Repentistas e apologistas do Nordeste – UCRAN.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O MESTRE NASCEU...

FELIZ NATAL!!!
O Mestre nasceu
Autor:Marco Lima
Ouve-se, ao longe, magnífica canção...

Rompendo a escuridão surge uma estrela...

A brisa leve espalha suave perfume no ar...

O Mestre nasceu!

O mundo precisa de paz...

A humanidade clama por justiça...

O homem se entristece, solitário e sem rumo...

O Mestre nasceu, trazendo notícias de um Deus justo e bom.

A humanidade tem sede de amor...

O mundo reclama fraternidade...

O homem se embrutece nas guerras...

O Mestre nasceu, e disse que é preciso amar o próximo como a si mesmo.

O homem contempla o céu e busca tesouros na Terra.

Quer a felicidade e se entrega às sensações passageiras.

Aspira ser livre e se prende a grilhões.

O Mestre nasceu, e falou dos caminhos que nos levam ao céu, afagou com ternura os deserdados da Terra e envolveu num abraço os sedentos de amor.

O ser humano cansado da luta e exaurido na dor tem sede de paz...

Procura um remanso seguro, mas esquece das lições que o Mestre deixou.

É preciso ter olhos de ver e ouvidos de ouvir...

O Mestre nasceu...

Como um sorriso na face da vida.

Como uma estrela desconhecida...

Como a beleza serena de Deus...

Nasceu o menino.

Como nasce o rio na fonte.

Como o sol por detrás do monte.

Nova esperança no mundo acendeu.

Como as causas que geram a vida.

Como a vida se enche de amor.

Como um plano do Criador.

A semear a sua força divina.

O Mestre nasceu!

Cantou a esperança, em poemas de luz...

Falou da justiça em versos de amor...

Ensinou a fraternidade com a força do exemplo...

Plantou diretrizes em sábias parábolas...

Falou de um Reino que não é daqui...

Enalteceu um Pai Nosso que é feito de amor.

Perdoou seus irmãos que o pregaram na cruz.

E espera até hoje quem o queira seguir...

O Mestre nasceu!

É Natal outra vez...

domingo, 11 de dezembro de 2011

Animação 'Mary e Max'

'Mary e Max' mostra amizade cultivada em cartas entre menina e eremita. Bethany Whitmore e Philip Seymour Hoffman dublam vozes da dupla.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Adam Elliot
Elenco: Vozes na versão original de Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana, Barry Humphries.
Produção: Mark Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page
Roteiro: Adam Elliot
Trilha Sonora: Dale Cornelius
Duração: 92 min.
Ano: 2009
País: Austrália
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Gaumont
Classificação: 12 anos


Este filme estreou em: 16 de Abril de 2010

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle (voz de Toni Collette), uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz (voz de Philip Seymour Hoffman), um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

sábado, 10 de dezembro de 2011

ESCRITORA MARCIA RIBEIRO PITTA

Hoje, estive no lançamento e tarde de autógrafos com Márcia Pitta autora de O Pote Mágico ,na Livraria da Vila - Shopping Higienópolis .
Fiquei muito feliz por estar lá, pois, a Marcia é uma pessoa muito especial, excelente profissional e escreve muito bem.

Estou com ao livro aqui em casa, fresquinho e AUTOGRAFADO!!!!
Já comecei  ler...
Aquele pote tinha mesmo uma magia que encanta...
Quem me dera eu pudesse me apossar deste pote!

O que será que há nesse pote? Eu já vou descobrir e vocês?








Terminei de ler o Livro dela "LIÇÃO DE VIDA".
História linda , um romance indicado para aqueles que estão sentindo as primeiras emoções do amor. ADOLESCENTES LEIAM, VOCÊS IRÃO ADORAR!!!!!!






Márcia Ribeiro Pitta, escritora, professora e pedagoga – nasceu em 1963 em São Paulo.
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo/Profautor/marciaribeiro.aspx

domingo, 4 de dezembro de 2011

HISTORIA DO MUNDO-Releituras



O Cordel Planeta Terra de Victor Alvim e a coreografia inicial com a musica Abrição de Portas - Antonio Nobrega, apresentados foram escolhidos, por retratar de forma lúdica e musical a realidade brasileira e a mistura religiosa presente em nossa brasilidade,além de passar uma mensagem sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
A união da poesia com os ritmos de origem africana, criada pela Coreografia da musica-Caminhando pela Africa- Barbatuques, colocou a Literatura Africana em uma posição de destaque cultural, valorizando as tradições e a cultura de um povo que contribuiu de forma incomparável para a nossa cultura; ressaltando a importância desta análise e desse grupo no contexto cultural nacional .O encerramento com a coreografia a partir da musica lirica"A Conquista do paraíso", teve como finalidade despertar a atenção do cidadão do mundo para a cuidar do lugar que ele vive ( AQUI É O PARAÍSO) conquistá-lo significa (CUIDAR,ZELAR,PRESERVAR)

domingo, 27 de novembro de 2011

O que se faz na sala de Leitura?

NA SALA DE LEITURA A GENTE LÊ.


A simples existência de uma Sala de Leitura na escola não gera impacto na aprendizagem.Para que a Sala de Leitura ajude a melhorar a aprendizagem dos alunos é preciso utilizá-la com intencionalidade.
Os jovens podem e devem ser parceiros em interlocutores privilegiados para fazer da Sala de Leitura um espaço de aprendizagem e convívio. Mais do que simples usuários ou beneficiários, eles precisam ser vistos como protagonistas para melhorar a leitura na escola. (Programa SuperAção Jovem-Instituto Airton Sena)

sábado, 26 de novembro de 2011

SARAU PRETO E BRANCO






Presença do poeta cordealista

Sebastião Marinho, é cantador repentista profissional desde 1968, natural de Solânea, estado da Paraíba é o presidente-fundador da Ucran-União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste.





MOSTRA CINEMATOGRÁFICA - CURTA METRAGEM´-

PRODUZIDOS PELOS ALUNOS A PARTIR DE GENEROS LITERÁRIOS

Baseado no texto

"O homem que enxergava a Morte"

Ricardo Azevedo













Baseado no texto - Uma Noite no Paraiso

do livro "A dama do pé de cabra"


ENTREVISTA












LENDA URBANA - O PACTO









MOSTRA FOTOGRAFICA -PRETO E BRANCO - Fotos por Jessica Claudino( 6ª B - EFII) e Lilian Padilha ( 6ª A-EFII)














CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E TEATRO DE FANTOCHES


João e Maria e a Galinha Ruiva





O Infinito de Aruê por Ciça Veiga


CONTOS AFRICANOS - ALUNAS PEDAGOGIA UNIARARAS

OFICINA DE BONECAS ABAYOMIS
A palavra abayomi tem origem iorubá, significando aquele que traz, felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.
No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens, de circo, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.




KIZOMBA ESCRITORES, POETAS E POETISAS DA COMUNIDADE ESCOLAR

Marcia Ribeiro Pitta, Ciça Veiga, Meyr Vasconcelos, Geni, Inês, Valmir, José Ribamar, Gabriel Augusto














RODA DE SAMBA





APRESENTAÇÃO COREOGRAFIAS E TEXTOS POÉTICOS












domingo, 30 de outubro de 2011

Dia do Saci - 31 /10 valorizando mais a cultura brasileira, diminuíndo a influência da cultura norte-americana em nosso país.


Dia do Saci
Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do
Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.






Quem é o saci



O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura
africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

LITERATURA FANTÁSTICA- Gênero preferido pelos adolescentes



O Fantástico é um gênero literário que invadiu o cinema, e que define narrativas ficcionais que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade. Ele agrupa três subgêneros: ficção científica, fantasia e o horror (ou Terror)
Definição
Tanto no cinema quanto na literatura o gênero fantástico possui as mesmas características.Mortos andando entre os vivos, monstros das mais variadas formas, árvores, pedras e animais que falam etc., são uns dos eventos que não pertencem à nossa realidade.





Os livros mais lidos pelos adolescentes na EMEF Professora Marili Dias
Harry Potter

Os livros de Harry Potter são uma série de aventuras fantásticas criadas pela escritora britânica J. K. Rowling. Os sete livros publicados venderam mais de 400 milhões de exemplares mundialmente e foram traduzidos em 67 idiomas.





Crepúsculo (Twilight, em inglês)



É um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando-se em perigo ao apaixonar-se por um vampiro: Edward Cullen.Gênero Fantástico.

sábado, 22 de outubro de 2011

HISTÓRIA, MÚSICA E DIVERSÃO NOS 1º E 2º ANOS EF I





LIVRO - FLOR DE MARAVILHA
Dim e Nice ilustram, divinamente, Flor de Maravilha de Flávio Paiva, numa combinação de cores, imagens, histórias e músicas. É uma surpresa em cada página. São vinte histórias acompanhadas de vinte cantigas (com partituras e tudo!) que falam do dia-a-dia das crianças, de suas brincadeiras, de suas amizades, das pessoas, de animais, enfim, um passeio pelas casas e quintais brasileiros. As histórias podem ser lidas pelos adultos e pelas crianças e as cantigas podem ser cantadas por todos.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES

• Ler as histórias em voz alta e cantar as músicas do CD.
• Pesquisar sobre o folclore.
• Pesquisar com os pais as brincadeiras da infância deles.
• Brincar com os brinquedos sugeridos nas histórias, tais como amarelinha e rói-rói.
NÓS BRINCAMOS COM NOSSO BOIZINHO E DESENHAMOS TAMBÉM.




Uma das histórias lidas e cantada pelas turminhas dos 1ºs e 2º anos - O BOIZINHO ENCANTADO









ENCONTRO POÉTICO NO EF I

Como mediar eficazmente a leitura de poesia na sala de aula?
Com base nessa pergunta e no desafio de aproximar o aluno leitor e a poesia, é que foi proposto pela Professora Aldimaria (4ª série C – EFI ) este Encontro Poético na Sala de Leitura da EMEF Professora Marili Dias.
Aos alunos foi proposto pesquisar uma poesia, registrá-la e compartilhar com seus colegas.



Objetivo geral:

Criar nos alunos uma familiaridade com a poesia, reconhecê-la e vivenciá-la como linguagem nas situações mais cotidianas.

Objetivos específicos:
• Sensibilizar o aluno para a recepção e exploração do texto poético em todas as suas potencialidades, por meio da leitura corpo a corpo com o poema;
• Promover a apropriação do texto poético, a partir da experiência estética;
• Contribuir para a formação de um leitor literário mais autônomo e mais humanizado;
• Divulgar a poesia, a partir da leitura de uma coletânea de poemas de diferentes poetas modernos e contemporâneos;
• Promover momentos de integração cultural,envolvendo a comunidade escolar.

sábado, 17 de setembro de 2011

ATIVIDADE DE LEITURA - A GALINHA RUIVA

Encaminhamento do trabalho:
I. Início – Ler a história para as crianças pausadamente, mostrando as ilustrações do livro.

- Conversar sobre a história. Pergunte o que acharam da atitude do porco, do cachorro, do gato e do pato.
- Converse sobre as atitudes tomadas pela galinha desde a colheita do trigo até a confecção do bolo. Pergunte se acharam que a galinha estava certa e se eles fariam a mesma coisa? - Fale sobre a importância do trabalho coletivo, a cooperação.
II. Confecção das dobraduras da Galinha Ruiva e do milho.

sábado, 3 de setembro de 2011

POEMA EM LINHA RETA


FERNANDO PESSOA -(Alvaro de Campos)



Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,

Indesculpavelmente sujo,

Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,

Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,

Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,

Que tenho sofrido enxovalhos e calado,

Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;

Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,

Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,

Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,

Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado

Para fora da possibilidade do soco;

Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,

Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,

Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;

Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!

Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.

Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?

Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,

Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!

E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,

Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?

Eu, que venho sido vil, literalmente vil,

Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.