quinta-feira, 15 de outubro de 2015

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!!


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O valioso tempo dos maduros



Contei meus anos e descobri que terei
menos tempo para viver daqui
para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que
recebeu uma bacia de cerejas.As primeiras,
ele chupou displicente, mas percebendo
que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam
egos inflamados. Inquieto-me com invejosos
tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis,
para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias
que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres
de pessoas, que apesar da idade cronológica,
são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafetos
que brigaram pelo majestoso cargo de secretário
geral do coral. ? As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos? 
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, 
quero a essência, minha alma tem pressa?
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado
de gente humana, muito humana;
que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora,
não foge de sua mortalidade, caminhar perto de
coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!.

AUTOR DO POEMA: 
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3182732
Leia este link , artigo sobre a autoria do poema ( polêmica)
Artigo de José Claudio Cacá

domingo, 4 de outubro de 2015

O AUTOR QUE ENFEITIÇOU MINHA ADOLESCENCIA.


Sidney Sheldon é o autor que enfeitiçou minha adolescência. Quando estava em férias na casa da minha querida tia Célia, vi o livro “O outro lado da meia noite” o primeiro depois de todos os outros... rsrsrsrs... Comecei a ler... não consegui parar, acredite se quiser, devorei 380 páginas em 3 dias.

Depois desse virei fã de Sidney Sheldon e viciada em seus livros, comprava aquelas edições bem baratinhas na banca de jornal. As personagens principais de seus livros são mulheres poderosas, talentosas e bem sucedidas, com histórias de muito suspense, poder e amor.  Histórias que tira o folego de qualquer um....  

Dos 30 títulos publicados por este autor, cinco marcaram minha adolescência e gostaria que meus seguidores adolescentes e adultos , que ainda não leram estes títulos, experimentassem, pois vale a pena:

1.   O outro lado da meia-noite

O outro lado da meia-noite apresenta o mestre Sidney Sheldon no auge da forma. Neste clássico best seller, relacionamentos amorosos conturbados, inacreditáveis golpes de sorte e muito suspense são magistralmente mesclados pela escrita inconfundível do autor. Paris, Washington e a lendária Atenas são o cenário de um terrível jogo no qual uma jovem americana torna-se a grande presa. A inocente Catherine Alexander acaba de cometer o maior erro de sua vida: apaixonar-se pelo piloto Larry Douglas. Mas Catherine não imaginava que o herói de guerra fosse casado. Agora, Noelle Page, atriz francesa em ascensão, não quer ser o lado mais fraco desse triângulo amoroso. Para isso, ela se envolve com Constantin Demiris, um poderoso magnata grego, e começa a planejar sua terrível vingança.

 

2.   O reverso da medalha

Sheldon constrói mais uma saga emocionante, marcada pelo mesmo estilo que cativou milhões de leitores em todo o mundo e fez dele o mais popular escritor norte-americano. Sidney Sheldon recebeu os três mais cobiçados prêmios da indústria cultural americana: o Oscar (cinema), o Tony (teatro) e o Edgar (literatura de suspense). Seus livros tiveram mais de 300 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, e foram traduzidos para dezenas de línguas em 180 países, o que lhe rendeu a classificação de “autor mais traduzido do mundo” pelo Guiness. Entre seus muitos sucessos literários, a Editora Record publicou O outro lado da meia-noite, Conte-me seus sonhos e o livro de memórias O outro lado de mim. O autor morreu em 2007.

  

3.   A herdeira

“O autor relata uma história de suspense e aventura que envolve o mundo de crime e conspiração. Elizabeth recebe, com a morte do pai Samuel Roffe, uma herança de muito valor tornando-se uma mulher rica e poderosa. Em busca da herança, perseguições, sabotagens e assassinatos começam a acontecer. Um livro apaixonante e intrigante para quem gosta de mistério e emoção.”

 
 
 
 

4.   Se houver amanhã

Crimes perfeitos, como o roubo de um quadro de Goya do Museu do prado, são um desafio para Tracy Whitney. Mas ela não é uma ladra qualquer: para vingar-se dos homens que a colocaram injustamente na prisão, Tracy torna-se uma especialista em aplicar golpes em empresários inescrupulosos. De Nova Orleans a Londres, passando por Paris, Biarritz, Madri e Amsterdam, ela desafia a Interpol com uma série de ações ousadas, tendo como rival apenas Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.

 
 
 
 

5.   A outra face

O psicanalista Judd Stevens vê sua rotina tranquila ser interrompida quando conhecidos seus aparecem mortos. E o bem-sucedido médico é o único elo entre as vítimas. Seria obra de algum de seus pacientes? Entre os suspeitos estão uma atriz decadente e ninfomaníaca, um pai de família com tendências homossexuais, um empresário neurótico e uma jovem misteriosa e encantadora. Mas o que Dr. Stevens não percebe é que o assassino pode estar mais perto do que ele imagina.
 
 
 
 
As capas aqui publicadas, são das edições antigas
( livros baratinhos comprados na banca de jornal)...
Mas, muitas outras edições foram lançadas nos últimos 35 anos.Você encontrará em qualquer boa livraria. Leia, voce vai gostar.
Susete Mendes

sábado, 19 de setembro de 2015

Reflexão para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.


A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Os educadores devem ressaltar em suas aulas a influência da cultura afro-brasileira na formação da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos. Contudo, a inserção do estudo da cultura afro nas escolas públicas e privadas, precisa ir além do verniz “democracia racial”. Os projetos realizados nas escola têm sido em sua maioria apoiados numa África imaginária de discursos da vitimização da história escravocrata no Brasil colônia, outros intermediários que apontam um estudo supérfluo da culinária, das vestimentas, danças e religiosidade, porém a percepção da África envolta nas questões de “discriminação racial”, embora presente nos objetivos educacionais, não possuem ações pontuais em seus planos de ensino . Percebemos que nestes é ignorado o principal, pelo menos no meu olhar de educadora, que é o preconceito e discriminação racial latente que permeia o cotidiano das relações sociais dentro dos espaços educativos, situações de conflito, que podem ser uma oportunidade a mais para o processo ensino aprendizagem, acabam não sendo aproveitadas pelos educadores para ampliar seus horizontes, bem como de seus alunos na direção de uma postura tolerante, plural e multicultural.
Os projetos tem a intenção de cumprir a lei , mas, infelizmente continuam afônicos quanto aos estudos das africanidades, pois, apenas remoem o passado , e mostram o continente Africano como um lugar sagrado do passado , contribuindo pouco ou nada para a internalização do conhecimento e reconhecimento da influência da cultura afro  na sociedade brasileira.
Susete Mendes

sábado, 12 de setembro de 2015

BLOGS, um recurso midiatico na educação.



A linha de pesquisa em Informática e Mídias na Educação: Convergência Digital e Web 2.0 na escola, como área de estudo e investigação, apontou a necessidade de adaptar metodologias de ensino aprendizagem para reconstruir e ampliar as novas formas de comunicação e relações interpessoais na escola da sociedade do século XXI, por meio das TICs.

Este livro é resultado de um estudo sobre o uso dos Blogs como ferramenta pedagógica, que pode contribuir com a formação das novas gerações, auxiliando educadores com princípios e metodologias capaz de promover o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para melhor compreensão e enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo. As experiências com uso de Blogs em duas escolas públicas,  apresentadas  nesta obra ,poderão estimular a reflexão e a revisão da prática pedagógica nas instituições de ensino, podendo, suscitar o desejo de descobrir novas formas de ensinar e aprender, preparando professores e alunos para aquisição do conhecimento de forma interativa e colaborativa no espaço virtual.
Autora : Professora Susete Aparecida Rodrigues Mendes

Trabalho acadêmico publicado pela Editora NEA - Novas Edições Acadêmicas , estará a venda na estante virtual da editora a partir de 26 de setembro de 2015,