sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Algumas dicas de literatura infantil para estimular uma alimentação equilibrada

                                                                    

LV212481_N
Título: Eu nunca vou comer um tomate
Autor(a): Lauren Child

SINOPSE: Lola não gosta de comer: não  gosta de cenoura nem de tirinhas de peixe nem de purê e muito menos de tomate. Só mesmo o criativo e paciente Charlie para convencê-la a provar tudo isso – com nomes muito mais apetitosos: palitinhos laranja de Júpiter, pingos verdes de cabo verde  flocos de nuvem, petiscos oceânicos… Nesta versão cheia de surpresas, os irmãos e algumas dessas delícias saltam das páginas.
Onde encontrei: Livraria Saraiva
Título: Prove!
Autora: Giselda Laporta Nicolelis
prove
SINOPSE: Este livro todo colorido e altamente ilustrado faz parte de uma coleção que fala sobre os sentidos (olhe, ouça, cheire, prove e pegue). Nesta obra, o sentido abordado é o paladar. O objetivo é o desenvolvimento mental da criança, através de histórias lúdicas. Indicado para crianças na fase entre 3 até 10 anos
Onde encontrei: Editora Metha
Título: Não gosto de salada!
Autor(a): Tony Ross
salada
SINOPSE:  A Princesinha cismou que não gosta de salada – principalmente de tomates. Mas, quando lhe dão algumas sementes para plantar e ela vê o tomateiro brotar, a Princesinha muda de ideia. Livro voltado para pré-escolares, altamente ilustrado e colorido.
Onde encontrei: Editora Metha  e site Ponto Frio
Título: As aventuras e Olavac
Autor(a): Reury Frank Bacurau e Bernadete Azevedo
as_aventuras_de_olavac_-_aao
SINOPSE: Este livro mostra a relação entre os alimentos e a estrutura do corpo humano, tudo de forma divertida e empolgante. Olavac mostra no planeta Frutax 6, cujos habitantes nunca se preocuparam em aprender como produzir alimentos ou qual o efeito deles do corpo. Porém, milhões de anos sem preocupação com a ecologia levaram à redução dos alimentos obtidos na natureza. É nesse contexto que Olavac vem à Terra para aprender quais alimentos os frutaxianos devem plantar a partir de agora. Para Olavac, só interessam os de importância para a saúde dos habitantes do planeta Frutax 6, e por isso Olavac pede ajuda para uma garotinha terrestre, Íris.
Onde encontrei: Editora Metha
Título: DOKI descobre – Alimentação saudável.
Autor(a): Carolina Gonçalves
doki
SINOPSE: Café da manhã, almoço, jantar… o Doki adora todas as refeições do dia. Venha conhecer os tipos de alimentos e descobrir como conseguir toda a energia que você precisa para brincar e se divertir. São tantas comidas deliciosas que vão deixar você com água na boca. Bom apetite!
Onde encontrei: Submarino, Cia dos livros.
Título: Bruxilda e a pirâmide dos alimentos
Autor(a): Arlette Piai – Ilustração Mirella Spinelli
bruxilda
SINOPSE: O gato da Bruxilda come de tudo, especialmente doces. Na escola, as crianças discutem o que é uma alimentação saudável e resolvem chamar o gato para uma entrevista. Mas como Bruxilda reagirá ao saber que as crianças estão conversando com o gato e querendo mudar os hábitos alimentares dele?
Onde encontrei: Livraria cultura
Título: A encantada fábrica de gostosuras da ema
Autor(a): Marcia Callage
a_encantada_f_brica_de_gostosuras_da_ema_-_aefdg
SINOPSE: Com ricas ilustrações coloridas e linguagem fácil, a autora mostra nesta obra, os cuidados iniciais e básicos que devemos ter com a preparação dos alimentos, como lavar as mãos antes de preparar os alimentos, armazenamento correto dos alimentos, higiene para manipular e evitar doenças, cuidados com os alimentos crus, como ovos, saladas, frutas, legumes e verduras, dicas para beber água potável e evitar doenças transmitidas por ela.
Onde encontrei: Editora Metha
Título: Lili e a alimentação saudável
Autor(a): Fabiana dos Reis Ayres
lili
SINOPSE: A Lili, personagem principal desse projeto infantil, veio para nos auxiliar na promoção de hábitos saudáveis perante as crianças. Aproveitem este instrumento de ensino e de interação para que o comportamento alimentar sadio esteja sempre pautado, até estar totalmente integrado à criança, pois não há educação infantil plena, se nela não estiver contemplada a educação nutricional. CD de músicas: Laranja,  A vida do leite, Vitaminas, Higiene, Beba água, Banana, Rap da merenda.
Onde encontrei: Editora Metha
Título: Vamos comer? Meu livro quebra-cabeças
Autor(a): Hermione Edwards
vamos
SINOPSE: Com belas fotos e quebra-cabeças de peças grandes, este livro além de educativo é perfeito para a introdução de novos alimentos na dieta infantil.
Onde encontrei: Editora Metha
Título: João Re Clamão
Autor(a): Reury Frank Bacurau – Bernadete Azevedo
joao
SINOPSE: João Re Clamão, personagem central desta aventura, é um garoto que põe defeito em tudo quanto é tipo de comida. Sua principal crítica é contra quem fez a comida do jeito que ela é. Uma oportunidade única surge quando ele é convidado para corrigir os alimentos. Para isso, ele é levado para um laboratório falante, num lugar fantástico chamado “intramundo”. Apesar de estar seguro de si e de que sua missão será uma tarefa fácil, a vida de João começa a ficar complicada quando ele descobre que deve seguir algumas regras em sua reformulação alimentar. À medida que João tenta provar seu ponto de vista em relação ao alimento perfeito, sempre acompanhado do laboratório falante, o ajudante Glacê, situações hilárias e interessantes acontece. O livro é acompanhado de atividades didáticas diversificadas e inteligentes, apresentando como conteúdo várias avaliações sensoriais e joguinhos.
Onde encontrei: Editora Metha

Nenhum comentário: