DEBATE - REGRAS E NORMAS DE CONVIVÊNCIA
Veja que linda a produção autoral desta turminha!
Grandes foram os desafios desta aula construtiva e prazerosa,mas o resultado me emocionou. |
A Equipe Pedagógica da EMEF Professora Marili Dias sugeriu a mobilização
de um debate sobre as normas e regras de convivência a fim de aprimorar a construção
do seu Regimento Escolar. A construção das regras de convivência,
direitos e deveres dos alunos, professores e comunidade, desenvolve uma
proposta educativa de promoção de uma convivência escolar harmoniosa e o
aperfeiçoamento da qualidade da educação. Para isso, durante dois dias no
início do ano letivo, além da leitura do “Regimento Escolar”, texto base do referencial em princípios
democráticos, adotados pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, realizou-se
uma reflexão e debate sobre este documento, buscando sugestões dos educandos
para alterações ou não nas regras pré-estabelecidas.
Iniciei minha aula com a leitura crítica
deste documento e promovi uma roda de conversa
sobre conceitos como: autonomia, responsabilidade e cooperação. Foi um momento de
repensar as regras propostas, e se essas regras estariam ineficazes ,ou não.
Esclareci aos educandos que autonomia se
refere à capacidade de fazer escolhas e de posicionar-se, participar, ter
discernimento, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, levando em
conta o bem comum. Destaquei durante
nossa conversa a importância de ter noção de responsabilidade pelos próprios atos,
assumindo qualquer consequência inerente a suas escolhas, assim, pensar muito
para optar por determinadas atitudes, diante de qualquer situação. Outrossim,
foi esclarecido o quanto a cooperação, o convívio positivo em grupo pode
contribuir na realização de uma determinada ação. Expliquei que cooperar,
envolve aprender a ouvir o outro e ajudá-lo a pedir ajuda, a dialogar, a
aceitar críticas, a explicar um ponto de vista, a coordenar ações para obter
êxito numa tarefa coletiva.
Após este debate, não
houve sugestões para alterações nas regras. Porém, aproveitando o clima da
reflexão e debate sobre a escola, pedi aos alunos que em grupo construíssem um
Acróstico poético sobre “A escola que temos” e um outro sobre “A escola que
queremos”.
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