sexta-feira, 27 de outubro de 2017

EXPOSIÇÃO: A Arte possível no chão da escola"





 Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marili Dias, realizaram nesta sexta-feira (27) a abertura da exposição “A Arte possível no chão da escola”, no espaço Esportivo do CEU Parque Anhanguera, localizado na rua Pedro José de Lima, 1020 - Anhanguera, São Paulo - SP, fone: (11) 3912-6020. O evento é aberto ao público e estão expostas aproximadamente 200 obras (desenhos em folha de papel sulfite e telas em material alternativo).
 Na exposição tem imagens próprias (autorretratos), paisagens e outras imagens do cotidiano, feitas pelos alunos, em sua maioria na folha de sulfite e pintados com lápis de cor, giz de cera , canetinha , outros, no papel panamá pintados com tinta guache e pincel e ainda, trabalhos de colagem e dobraduras com papel color set. As obras foram inspiradas na beleza ingênua dos traços e cores vibrantes da arte NAIF.
A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística. (ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017)
A ideia surgiu numa conversa informal entre as professoras do 5ºs anos C e D e a Professora de Artes Simone Ferreira da Costa,  sobre os cadernos dos alunos, que estavam permeados de desenhos que eles faziam entre uma atividade e outra, bem como os bilhetinhos cheios de corações, flores, carinhas e bocas e outras imagens que circulavam dentro da sala de aula; diante disso, o trio de educadoras perceberam  um grande talento dos alunos para artes visuais, principalmente no quesito desenho. 
Desta forma, decidiram entrar em ação e fazer com que os alunos percebessem o quanto podem mudar a realidade em que vivem através da arte, e principalmente, retratá-la através do desenho e da pintura. Na busca dos conhecimentos artísticos necessários para repassar um ensino de forma coerente e democrática, diversificando as linguagens, propiciando um fazer pedagógico inclusivo, de forma simples e eficaz, descobriram no autorretrato e na arte NAIF, a possibilidade de envolver os alunos , promovendo  uma arte contemplativa, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento, apontando o entendimento nas linguagens artísticas, fundamentais para professores comprometidos com uma educação de qualidade. No meio do caminho, as professoras Graziela Oliveira e Adalzira Santos juntaram-se ao projeto, contribuindo de forma valiosa com os trabalhos desenvolvidos com seus alunos ( Professora Graziela 1º ano “Arte Livre” e Professora Adalzira – Matemática – “Mosaico da Tabuada).


A exposição é gratuita acontece no pátio do Espaço Esportivo do CEU Parque Anhanguera. Os horários são entre às 8h30  até 20h30. A exposição se encerra às 20h do dia 08 de novembro de 2017.
Os desenhos estão numerados para votação do Júri Popular ( os desenhos mais votados, entre as categorias : Autorretrato, Naif, Primavera/colagem e dobradura), serão premiados com uma maleta de pintura.

Escrito pela Professora Susete Mendes


Fonte bibliográfica
ARTE Naïf. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7

Nenhum comentário: