quarta-feira, 1 de abril de 2015

SOU MULHER Geni Oliveira










 Recordando as mulheres, revivendo os momentos.
A imagem passando em meus pensamentos:
Uma Sarah recebendo seu Isaac nos braços
E Maria chorando seu Cristo amado
Uma negra explorada pelo rico senhor
Vi também condenadas lançada à prisão
Escutei os gritos de agonia e dor
Na ardente fogueira da Inquisição
Nos escritos narrados pelo então Mardoqueu
A Ester mediando seu povo judeu:
“Lhe suplico socorro, vossa majestade,
Que nos livre da morte meu desejo e vontade
” Olhei-me ao espelho, machucada e ferida.
Um tormento constante sem buscar a saída
Eu vi tudo perdido, foi então que chorei:
Com os meus pés calejados, eu caí, levantei!
Fui vivendo o momento sem pensar em maldade
Revoltei-me dizendo: e a dignidade?
Ao redor pude ver não estava sozinha
Muitas outras mulheres andam na mesma linha.
Escutei um chorar e um frágil gemido.
Era um ser humano que estava comigo
Segurei em meus braços sentindo a feição
Era linda mulher ou um belo varão
Meu olhar de esperança ao céu elevei.
E o sol que brilhando a Deus confessei
Posso ter sufocado, mudado a conduta.
Sou mulher de verdade, não desisto da luta!
Como lírios do campo, sou mulher natureza.
Sou a força, a raça, tenho a minha beleza.
Vi minhas asas abertas de amor e verdade
Sou futuro, sou a mãe da humanidade!


(poesia retirada do livro” Kizomba Literária na EMEF Professora Marili Dias” , paginas 17 e 18)



Geni Oliveira nasceu em São Bernardo do Campo, em 1961. Teve uma infância muito difícil. Trabalhou como empregada doméstica durante muitos anos. Depois de adulta, casada, mãe de três filhos, foi trabalhar numa escola pública, onde teve a oportunidade de voltar estudar e completar o ensino médio. Hoje, aos 50 anos, tem centenas de poesias que são marcadas por sua trajetória de luta, sofrimento, perseverança e vitórias. Teve seu primeiro livro publicado em outubro de 2010, Lida em poesias, através do “Projeto de Geração de Renda a Partir de Talentos”, promovido pela Pastoral da Mulher da Região da Brasilândia.




 

Nenhum comentário: