O livro O coelhinho que não era de Páscoa, de Ruth Rocha, conta
a história de Vivinho, um coelho normal, que tem muitos irmãos. Quando ele
crescer, não quer ser coelho de Páscoa. Vivinho quer outra profissão. Será que
os pais vão aceitar sua decisão? Então, vamos ler esse livro para descobrir?
PLANO DE AULA
LIVRO:O coelhinho que não era da páscoa
Autor: Amanda Barros Teixeira - Coautor(es): Andréa Vassallo
Fagundes
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
Ensino Fundamental Inicial
COMPONENTE CURRICULAR
Alfabetização
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
TEMA
Processos de leitura
Processos de leitura
Língua escrita:prática de produção de textos evolução da escrita
alfabética
- Livro: O Coelhinho que não
era de Páscoa.
- Atividades: O Coelhinho
que não era de Páscoa.
- Sugestões de Brincadeiras
para trabalhar o livro O Coelhinho que não era de Páscoa.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado
Duração das atividades: 2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado
Duração das atividades: 2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
1. Momento
Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:
O que vocês sabem sobre a páscoa?
Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:
O que vocês sabem sobre a páscoa?
Qual é o animal que aparece nessa época?
O que ele traz?
De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
Onde são produzidos?
Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha.
Disponível para ouvir em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa/?searchterm=ocoelhinhoquenaoeradapáscoa
2. Momento
Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar: Quem era Vivinho?
Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar: Quem era Vivinho?
Ele era igual aos seus irmãos?
O que ele tinha de diferente?
Existe algum problema em ser diferente ou gostar de coisas diferentes?
Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?
Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?
3. Momento
Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.
Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.
4. Momento
A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:
Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:
Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
E se todos fossem médicos? Quando um lugar pegasse fogo, onde estariam
os bombeiros?
Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.
Recursos Complementares
Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.
Recursos Complementares
O livro
está disponível para baixar em: http://www.aprenderebrincar.com/2016/03/livro-o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa.html
Avaliação
Avaliação
1.
Observar a
participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
2.
Analisar a
compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
3.
Analisar se o aluno
soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.
4.
Analisar se
apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
5.
Identificar o
avanço em relação ao código escrito do aluno.
6.
Observar se a
partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes
entre si.
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