domingo, 9 de fevereiro de 2014

A última crônica -Fernando Sabino



A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês.

O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "Parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura - ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.

Assim eu “quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.”



"Aqui jaz Fernando Sabino. Nasceu homem, morreu menino". A frase poética escolhida pelo autor de "O Encontro Marcado" para a sua lápide expõe de maneira sucinta, mas explícita, um pouco da personalidade, dos desejos e anseios de um protagonista da palavra. Um autor cuja pena produziu, desde a mais tenra juventude, textos fundamentados na sensibilidade capaz de captar a angústia humana como poucos de sua geração souberam fazer. Sobre ele, um dos maiores críticos literários brasileiros, Antonio Cândido, avalia: "Fernando tinha um olhar infalível para os pormenores expressivos e uma capacidade prodigiosa de invenção verbal".
Publicado no jornal Diário de S. Paulo-Gabriel Chalita

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Menino de Engenho - José Lins do Rego



Marca a passagem da criança para um novo mundo a ser apreendido. O pai mata a mãe e vai para um hospício, e Carlos com apenas quatro anos ouve e vê tudo sob a perplexidade da compreensão impossível.
O tio Juca leva o menino para o engenho do avô materno. Inicia-se a Segunda infância que vai até a puberdade. Há rápidos flagrantes: a viagem de trem, a chegada ao engenho, o tio Juca, a tia Maria (irmã de sua mãe), avô José Paulino, os primos, a prima Lili, os moleques, o moleque Ricardo, o banho de rio, o leite mungido, a primeira visita ao engenho, os meninos e os banhos ruidosos, proibidos, as brincadeiras e as traquinagens, o retrato da tia Sinhazinha, brutal e arbitrária, a presença do cangaço no amigerado Antonio Silvino, a visita aos engenhos vizinhos, o primeiro castigo da tia Sinhazinha, a revolta contida do órfão, a enchente, a escola, a professora, as primeiras letras, as “lições de sexo”. tudo isso prejudicou muito a vida de Carlos..

QUEM NUNCA LEU, LEIA É FANTÁSTICO!

domingo, 26 de janeiro de 2014

O Tempo-William Shakespeare


O tempo é muito lento para os que esperam 
Muito rápido para os que tem medo
 Muito longo para os que lamentam 
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Qual livro você está lendo agora?



Caros amigos e amigas, leitores e visitantes, quero convidá-los a participar desta festa maravilhosa, fazendo o que um clube da leitura sugere.: Qual livro você está lendo agora?

Lá embaixo, nesta página, você verá um espaço para escrever comentários, e eu gostaria de convidá-lo a escrever nesse espaço a sua opinião sobre o livro que você está lendo neste momento.



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Por favor, ATENÇÃO:

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Vamos estabelecer juntos uma regra básica: antes de expressarem

as suas opiniões, peço que mencionem o título do livro,

o autor ou a autora, a editora e o número de páginas.

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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um coração ardente, de Lygia Fagundes Telles



 

Nasceu e vive em São Paulo. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, publicou ainda na adolescência o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado (1938). Estudou direito e educação física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.

Um coração ardente, de Lygia Fagundes Telles


Nestes contos escritos entre as décadas de 1950 e 1980 e selecionados pela própria autora, Lygia Fagundes Telles conduz o leitor ao âmago das angústias, sonhos e descobertas de seus personagens, cada um deles movido por um coração ardente. São, na maioria dos casos, histórias que se desenrolam na fronteira entre o real e o fantástico, a memória e a imaginação. Do rapaz que se apaixona inadvertidamente por uma prostituta à adolescente que presencia sem querer o encontro erótico de seu amado com outra, do menino que se vê privado de repente de seu cachorro de estimação à mulher que acha um dedo na areia da praia e engendra enredos possíveis para ele, as criaturas deste livro estão sempre às voltas com seus fantasmas verdadeiros ou imaginários. Senhora absoluta das técnicas literárias e do ritmo tenso da narrativa breve, a autora transita com sutil maestria das descrições de cenas e ambientes para a exploração do mundo interior de seus personagens, com os quais o leitor é levado a partilhar emoções e fantasias.

fonte:

sábado, 11 de janeiro de 2014

FELIZ ANIVERSÁRIO!





São 3 anos de encontros em nosso CLUBE, é com muito orgulho que faço este post.
Dia 21 de janeiro faz  três anos que este Blog nasceu, pela minha mão e cresceu com o carinho , colaboração, e  participação de todos nossos leitores. Contando atualmente com 5.000 visitas mensais e com 185 textos (poesias,contos,crônicas,etc) publicados.
 Nascido com o objetivo de ser o blog oficial da Sala de Leitura da EMEF Professora Marili Dias tornou-se rapidamente uma referencia em nossa escola, na rede de ensino de escolas públicas e particulares e para apreciadores da literatura.
Nestes três anos fizeram parte de nossas publicações diversos gêneros textuais, todos sempre com o intuito de emocionar e mostrar como é prazerosa a leitura.
Lendo os comentários postados por nossos seguidores, procuramos sempre ir mais além e escrever  sobre o melhor da literatura, ou pelo menos tentar...?!.
Espero,  sinceramente que o futuro nos permita amadurecer ainda mais e com isso crescer, tendo sempre em foco as exigências dos nossos leitores, que são quem nos avalia e permitem ponderar sobre as nossas vitórias ou erros.
Fica o agradecimento especial a todos os nossos leitores, mais assíduos ou não, mas que o fazem com todo carinho e dedicação.
Professora Susete Mendes
Janeiro/2014

Vento - Uma História Soprada Por Elma



... Sabe quando a gente pega um livro e ele é tão doce, tão delicado, tão meigo… que não sabemos nem como começar a escrever sobre ele?

Assim é VENTO … uma história soprada por Elma…

Amo livros sem palavras porque eles nos permitem explorar as ilustrações com as crianças! E, então… cada um vai contando sua versão que, na realidade, é a maneira como cada desenho toca a gente.

O livro começa com uma mãe que traz uma bacia na cabeça com seus três filhos dentro!

Mas aí… “OPS“… o vento leva as crianças!!

E, assim, se incia essa viagem encantadora onde eles pegam carona com ventos, passarinhos e elefantes!!! Elefantes??!! Sim! Elefantes que voam… voam na imaginação dessas crianças que, para mim, estão brincando na bacia e imaginando essa aventura…

E pra você?? Como será que sua imaginação vai contar sobre esse VENTO??

Lindo D+! Delicado como a brisa que soprou na imaginação de Elma e a fez desenhar essa história …

Indicação: a partir de 2 anos até +/- 100 anos

VENTO é um livro sem texto, só de imagens, para que as crianças, e também os adultos, exercitem a imaginação, possibilitando a chegada de muitos outros ventos.
Editora: Global

Dica : CUCA DE GENTE MIUDA-https://www.facebook.com/CucadeGenteMiuda