domingo, 21 de agosto de 2011

22 de Agosto dia do Folclore – LITERATURA DE CORDEL

Na Sala de Leitura da Emef Professora Marili Dias, para comemorarmos o Folclore , elegemos um importante ícone de nossa tradição nordestina: A Literatura de Cordel.












O princípio da Literatura de Cordel está ligado à divulgação de histórias tradicionais que tratam de narrativas de tempos passados conservados e transmitidos por meio da memória popular.

O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o gênero literatura de cordel e seu valor pedagógico para o trabalho em sala de aula no que se refere à linguagem, ao discurso e aos valores sociais enunciados.

Objetivos específicos
• Conhecer a mídia impressa cordel
• Ter contato com diversos tipos de cordéis
• Conhecer a linguagem e a estrutura do cordel
• Ampliar o vocabulário
• Desenvolver a oralidade
• Vivenciar situações de leitura e escrita
• Recontar os contos e lendas do folclore
• Apresentar o cordel construído pelos alunos aos pais e comunidade

ALGUMAS PRODUÇÕES FEITAS NA SALA DE LEITURA


CORDEL DO CURUPIRA – 3ª A – EF I

O CURUPIRA É BICHO?
NÃO, ISSO É MENTIRA
COM CAÇADOR ELE PIRA
COM BICHO TEM CAPRICHO
NO RIO NÃO JOGA LIXO
PROTETOR DA NATUREZA
CUIDA DA SUA BELEZA
COM OS DOIS PÉS PRA TRAZ
MARCA PEGADAS DA PAZ
O REI DA NATUREZA!

CORDEL DO LOBISOMEM – 3ª B – EF I

MEU IRMÃO É LOBISOMEM
ELE NÃO É MUITO LEGAL
MAS PENSA QUE É O TAL
DE DIA É SÓ HOMEM
MAS DE NOITE É LOBISOMEM
ELE PENSA EM SE CASAR
MAS NUNCA PODERÁ AMAR
PORQUE DE DIA É NORMAL
MAS DE NOITE É ANIMAL
MESMO ASSIM QUER SONHAR.


CORDEL DA MULA SEM CABEÇA – 3ª C – EF I

A MULA SEM CABEÇA
É A MULHER DO PADRE
ELA É MINHA COMADRE
ELA É MUITO TRAVESSA
PODE SER QUE CONHEÇA
A NOITE ELA ASSUSTA
TODOS DA RUA AUGUSTA
NA IGREJA NÃO ENTRA
POIS ARRUMA ENCRENCA
DONA;ORAR NÃO CUSTA!?

CORDEL DO BICHO PAPÃO – 4ª A – EF I

COM ESTE BICHO PAPÃO
NÃO QUERO ME ENCONTRAR
PARA NÃO ME ASSUSTAR
DESMAIAR COM SEU BAFÃO
SUMIR NA ESCURIDÃO
FEIO E MUITO FEDIDO
TAMBÉM MUITO SABIDO
BICHO PAPÃO COME PÃO
POR ISSO É UM GORDÃO
E TAMBÉM UM PERIGO.


CORDEL DA CUCA – 4ª B – EF I

A CUCA ME ASSUSTA
TEM CARA DE JACARÉ
SERÁ QUE TEM CHULÉ?
PRA FAZER MAL NÃO CUSTA
POIS É UMA BRUXA
ELA É MAL HUMORADA
ODEIA CRIANÇADA
MORA NUMA CAVERNA
DE GRILO TIRA PERNA
E DE BOM NÃO FAZ NADA!

CORDEL DA VITÓRIA RÉGIA – 4ª C – EF I

UMA LENDA BRASILEIRA
VAMOS CONTAR PRA VOCÊ
É PRA SEU POVO SABER
QUE NÃO É BRINCADEIRA
UMA PAIXÃO VERDADEIRA
ALMAS APAIXONADAS
QUE VIVIAM SEPARADAS
INDIA AMAVA LUA
NO RIO MERGULHA NUA
EM FLOR É TRANSFORMADA!

CORDEL DA IARA – 4ª D – EF I

IARA A SEREIA
ELA É ENCANTADORA
DE HOMENS PESCADORA
SEUS CABELOS PENTEIA
SEU OLHAR INCENDEIA
SUA VOZ É LINDA DEMAIS
NÃO VAI DESISTIR JAMAIS
DE SUA MÚSICA CANTAR
ATÉ SEU AMOR ACHAR
E PODER VIVER EM PAZ!


CORDEL DO SACI – 7ª A – EF II

UM DIA SACI PERERE
ANDAVA PELA MATA
E ENCONTROU UMA PLACA
TU QUÊ FAZE TERERE?
PENSOU, PREFIRO MORRE
CONTINUOU ANDANDO
JÁ ESTOU ME CANSANDO
EU PRECISO DESCANSAR
PRA AMANHÃ EU CAÇAR
DEITOU. FICOU SONHANDO

4 comentários:

Selma Amaral disse...

Excelente trabalho. Eu adoro trabalhar com literatura de cordel em sala de aula. Agora mesmo estamos em fase de escrita/reescrita de textos com alunos do Normal Médio. Em outra escola, com as crianças produzimos trovas populares. Foi maravilhoso também! O melhor de tudo é que sempre que plantamos essas sementes elas florescem, há sempre aqueles alunos que nunca mais param de escrever versos. Isso me emocionam muito, saber que contribui para a criança descobrir que tinha potencial e afinidade para tornar-se leitor/escritor de versos. Eita como é bom! rss"

Anônimo disse...

Nós gostamos muito desses cordéis que estão fazendo com os alunos.

ass:Gabriel, Luiz e Mauricio 8ª D

Anônimo disse...

Adoreii pq eu estou fazendo um trabalho da escola e se ñ fosse esse site ia dar um trabalhão achar esses cordeis

Anônimo disse...

Vlw
estou fase no trabalho sobre iso