
Música Sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos, outrora chamada genericamente de modas, toadas, cateretês, chulas, emboladas e batuques, cujo som da viola é predominante.
O folclorista Cornélio Pires conheceu a música caipira, no seu estado original, nas fazendas do interior do Estado de São Paulo e assim a descreveu em seu livro "Conversas ao pé do Fogo":
Música Sertaneja de Raiz
A música rural que mantém seus temas, (feita por Cornélio Pires, João Pacífico , Tonico e Tinoco , Alvarenga & Ranchinho , Pena Branca & Xavantinho entre outros), para se diferenciar da música sertaneja , passa a se denominar então de " música de raiz ", querendo dizer com isso que está ligada verdadeiramente às suas raízes rurais e à moda de viola e a terra, ao sertão, pois o termo " bens de raiz " significa as propriedades agrícolas.
Música Sertaneja
No entanto, a partir da década de 1980 , tem início uma exploração comercial massificada do estilo " sertanejo " . Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa . Estes artistas passam a ser chamados de "duplas sertanejas". Começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo , uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno, que alcança o seu auge entre 1988 e 1990 .
No início da década de 2000 , inicia-se uma espécie de "revival" desse estilo, principalmente devido à sucesso de duplas como Bruno & Marrone e Edson & Hudson , e sua ampla divulgação na mídia, sobretudo a televisiva.
Ao longo desta evolução, evitou-se cuidadosamente o termo " caipira " que era visto com preconceito nas cidades grandes. O estilo "sertanejo", ao contrário da música caipira, tem pouca temática rural para poder agradar habitantes de cidades grandes. A temática da música sertaneja, é, em geral, o amor não correspondido e o marido traído
O Sertanejo Universitário, mudou muito a forma do sertanejo convencional, já que alguns instrumentos como a sanfona, se tornaram mais eletrônicos, assim, tornando a música com um ritmo um pouco mais acelerado. Sua composição tem como temas de festas, mulheres, por vezes cômica, e chama-se universitário pelo fato de que seus maiores apreciantes são adolescentes.
Forró
Existem duas atribuições para a origem do nome forró. Uma delas é que corresponda etimologicamente ao termo forrobodó, que - na linguagem do caipira brasileiro - quer dizer festança ou baile popular onde há grande animação, fartura de comida e bebida e muita descontração. A outra é ao termo inglês for all (para todos), usado para designar festas feitas nas bases americanas no Nordeste, na época da Segunda Guerra Mundial, e que eram abertas ao público, ou seja, “for all” e a pronúncia local transformou a expressão em forró. A música é tocada à base da sanfona, da zabumba e do triângulo, conhecida como arrasta-pé ou pé-de-serra, sendo esta última considerada a versão mais autêntica. O ritmo sofreu algumas variações e atualmente alguns músicos incorporaram o baixo, a guitarra e a bateria às suas melodias.
Baião
Acredita-se que a palavra baião tenha surgido de bailão, fazendo alusão a "baile grande". Esta dança popular do século XIX permite a improvisação, sendo mais rápido do que o xote que a torna mais viva.
A habilidade nos pés é maior, exigindo movimentos mais velozes do corpo. Os passos são acompanhados por palmas, estalos de dedos e "umbigadas". A marcação da dança segue a musicalidade dos cocos e da sanfona.
Fonte: http://www.nordesteweb.com/
Dança Sertaneja
É comum encontrar em diversos bares e boates pelo país a dança acompanhada dos ritmos da musica sertaneja. Os estilos se dividem em vanerão e sertanejo universitário.
Observa-se que o estilo de dança sertanejo universitário tem se propagado em regiões da grande São Paulo, como nas cidades de Taboão da Serra, Embu, Cotia e ABC. Além da dança ser fenômeno em discotecas e bailes elitizados na região, observa-se um grande número de escolas de dança e academias de ginástica que ensinam este tipo de dança nestas cidades. Também é possível encontrar concursos e campeonatos deste estilo.[5]
O vanerão tem se propagado na região sul do país, sob forte influencia das culturas locais. Paralelamente é encontrado junto com outros estilos de dança em bares e bailes do gênero, assim como o country.
Quadrilha
De origem francesa, a quadrilha era uma dança típica que celebrava os casamentos da aristocracia européia. Dançada em pares, já era praticada no Brasil desde 1820 e foi se popularizando desde então. Os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar à chita, tecido mais barato e acessível, e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação.
O enredo da união caipira é geralmente o mesmo: a noiva, que geralmente está grávida, é obrigada a casar pelos pais e o noivo recusa, sendo preciso a intervenção da polícia para que o caso se resolva. A quadrilha, como era no começo do século XIX, é realizada como comemoração do casório.
A mudança dos passos é anunciada por um locutor ao som do forró. Existem, hoje, as chamadas quadrilhas estilizadas com passos marcados e coreografias ensaiadas (que mais parecem aulas de ginástica aeróbica) e criadas exclusivamente para uma determinada música.
34 comentários:
É legal o tipo de ritmo,e a dança .
UMA história interessante sobre a festa junina!!!!!
festa junina é um dos eventos mais interessantes que foi feito nas escolas como (quadrilia,e musicas sertaneja,forró,etc
eu acho que e legal dança
muito legal o texto sobre a festa junina
Nós gostamos de ver a historia da festa junina pois nao sabiamos sobre a historia que a festa junina tinha...
Sertanejo mudou bastante para melhor, na nossa opinião. O ritmo mudou muito, esta mais moderno e muito melhor de se ouvir, quando esta apaixonado, te faz lembrar da pessoa que você gosta. Os cantores de sertanejo hoje em dia estão fazendo muito sucesso, principalmente os cantores, Michel Teló, Gustavo Lima, Luan Santana entre outros, bombaram no ano de 2011 e estão bombando em 2012.
Festa Junina é uma festa muito conhecida e esperada, pois traz alegria e diversão isso sem falar do valor cultural desta festa, destacando-se as danças apresentadas pelos alunos que se dedicam para fazer bonito no dia, e as guloseimas e comidas tipicas que são feitas para se comemorar. Esperamos que essa tradicão continue trazendo lazer e conhecimento para as novas gerações.
adoro festa junina pois é muito legal!!
Meu Pei gosta muito de forro ,sertanejo e outras musicas eu por exemplo gosto somente de sertanejo como michel telo etc...
eu adorei o texto que fala sobre as musicas sertaneja etc.eu curto muito sertanejo
festa junina é muito diverdito uma data muito alegre pelo menos nós gostamos ,ums dos ritmos q mais gostamos é sertanejo e forro
Gostamos muito de saber a origen da festa junina.e os varios estilos ligado a ela como forro,quadrilha,sertanejo e etc.
E de saber que o sertanejo teve origem do caipira, pois o caipira tinha muito preconceito na cidade grande.Um abraço.
A musica sertaneja ou caipira e um genero musical Brasieliro que começo sua história em a partir de 1910.Essas musicas tem varios ritmos e batidas diferentes.Gostamos muito desse texto sobre as festas juninas. 6c
Musica caipira é cultura e muito especial para as pessoas do campo.
Acreditamos queneste ano teremos a melhor festa juniana de todas!!Vai ser muito bom mesmo !
Nós gostamos muito de festa junina. Agradecemos nossa escola por realizar esta festa tão legal todos os anos!
A festa junina é uma festa muito interessante e divertida.Nós gostamos de tudo nesta festa, desde a dança, músicas e comidas típicas.
Adoramos conhecer a história da música sertaneja
O texto da festa junina é super interresante,aprendemos bastante e esperamos nos divertir bastante na festa junina da nossa escola.
As festas juninas são muito legais pois tem quase tudo que nós gostamos,como por exemplo: as prendas, danças ,etc
Gostamos muito desse texto porque aprendemos sobre a festa junina e a cultura do nosso povo.
A festa Junina é uma tradição típica feita mais pelos nordestinos, porém em escolas no mês de Julho são comemorados com dança, comidas, brincadeiras, e atrações. Todas as salas aprensentam uma dança diferente, seja country, sertanejo, forrós ou quadrilha tradicional. Participamos das festas de nossa escola todos os anos, seja para ajudar a organizar ou apresentar uma dança junto com nossos professores e colegas e nos divertimos muito!
A festa junina é interessante porque é animada , com muita diversão , muita dança , muitas comidas tipicas , muita gente com roupa para dançar quadrilha .Nós adoramos!!!
nós achamos que a festa junina é muito interessante que a data desta festa e muito marcante para todos.
nos gostamos de festa juninas e uma de nossas danças preferidas e a quadrilha,pois é divertida e muito popular.
NÓS NAO GOSTAMOS DA FESTA JUNINA SÓ DO SEU RITMO COMO SERTANEJO
NOMES:Jesley,Nathalia,Carolina.SERIE:7ªA
As festas juninas são animadas e muito divertidas
nòs achamos muito interessante a història da quadrilha ,baião e a influencia dos musicos caipiras na musica sertaneja urbana
Nós achamos o texto muito explicativo, importante e interessante, contudo, não curtimos forró, gostamos de outros generos musicais.
Vamos falar a verdade nunca gostamos de Festa Junina, mas as comidas tipicas são muito boas!!!
Temos que confessar que a parte boa da festa junina são os comes e bebes, o resto nós não curtimos.
nós gostamos da festa junina por causa das comidas que são pastel,hot dog, quentão, vinho quente, milho assado, e as brincadeiras que são pescaria.
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Postar um comentário