quarta-feira, 16 de maio de 2012

HIP HOP

O termo "hip" é usado no Inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança. Keith "Cowboy" Wiggins e Grandmaster Flash são creditados com a primeira aplicação do termo hip hop, em 1978, ao mesmo tempo que Flash provocava um amigo que acabava de ingressar ao Exército dos Estados Unidos, proferindo as palavras "hip/hop/hip/hop", imitando a cadência rítmica dos soldados.[8] Mais tarde, Cowboy classificou a cadência uma das atividades para um MC fazer no palco.[9] Como os grupos frequentemente eram compostos por um DJ e um rapper, os artistas foram chamados de "hip-hoppers". O nome originalmente foi concebido como um sinal de desrespeito, mas logo veio a identificar-se com esta nova forma de música e cultura.
 História
O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas,devendo segui-las rigidamente.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a freqüentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.
Em 12 de novembro de 1973 foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop, cuja sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation tem como objetivo acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência. Começaram a organizar "batalhas" não violentas entre gangues com um objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística.

Hip Hop e a música eletrônica

Entre as diferentes manifestações artísticas do movimento hip hop, a música se insere como papel primordial para inúmeras variações existentes em nossos dias. Além dos DJs, MCs, das mixagens e do Rap, a bateria eletrônica e os sintetizadores complementaram o âmbito das discotecas. Tudo começou quando Afrika Bambaataa resolveu criar uma batida base para suas músicas inspirando-se num álbum do grupo musical criador do estilo techno, Kraftwerk. Surgia o eletrofunk, que por sua vez derivou-se em muitos outros estilos, como por exemplo, o miami bass e o freestyle.[13]

119 comentários:

Eloisa e Catarina e Regiane disse...

e muito legal s2'

renan,hugo,gabriela e sabrina 8°b disse...

o hip hop e legal É O MELHOR ESTILO MUSICAL

Aline, Felipe, Jackeline e Jhonatan 8b disse...

Nós adoramos conhecer um pouco, sobre este tipo de música, que muitas vezes são consideradas como uma música ofensiva, e de pouco valor. Aprendemos muito sobre esse tema, e descobrimos que não existe só funk, sertanejo, ....

Salete, Maria Fabiola, Amandah e Jéssica disse...

nós achamos muito legal vocês terem escolhido este tema, nós amamos Hip-Hop

Juliana, Luis Fernando 8ªB disse...

Gostei muito da história do "Hip Hop" e tudo mais, realmente é muito diferente do que eu imaginava e diferencia muitos o Hip Hop do Funk.

Demison,Marcos,Lucas,Cristin disse...

o texto e muito bom e interessante gostei muito.

iryzinha e Debora disse...

legal gostei muito

Dâmaris e josimara disse...

muiiito legal;interessante saber dessas coisas do hip hop...adorei
ass:dâmaris e josimara ♥

Joao Vitor,Emanuela,Josiane disse...

nos nao sabiamos tanto assim sobre o hip hop pensavamos que o ritmo era de agora mais vimos que faz muito tempo que ele exite...muito bom as postagens sobre hip hop.

Izabela,Amanda,Alisson,Bruna e Carol disse...

gostei muito da história do hip hop,e como foi contada

Késia e Lucas 8°B disse...

Nós adoramos o hip hop , achamos o estilos e a dança super animada e muito criativa.O hip hop pra quem não tem conhencimento,acaba achando que é uma dança meio (vulgar ou de malandro) mais não é isso , o hip hop é uma dança cultural e ele pode nos ensinar a entender o mundo de hoje.

Ana Karoline disse...

Eu nao gosto de hip hop mas enfim ,ótimo trabalho gente ana karolinine

Samuel e maison e gabirel disse...

Muito legal somos fã de hip-hop

matheus,josé victor disse...

Nós gostamos muito da danças os tipos de roupas é muito legal!Nós gostamos bastande de hip hop

antonio felipe monteiro e wagner disse...

O Hip Hop pra quem gosta é uma musica cultural mais eu não gosto ate mesmo pelos dilemas que falam na musica em HIP HOP

Cleiton e Igor disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cleiton e igor disse...

Eu acho que muito maneiro refletir sobre estilos de musica e tambem muito importante para o nosso aprendizado.Tambem gostei muito do tema hip hop é muito legal

larissa renato ana paula daniela disse...

Adoramos saber um pouco mais do hip hop, e achamos legal o texto.

Dj charles e caique disse...

Mt legall !! é oq influencia tds os jovens a dançar e cantar !!

Débora Soares Thaina Mattos e Larissa Belem- 8°A disse...

Não temos nada contra o HIP HOP, embora achamos que certas letras musicais são muito fortes que até da medo de escutar. Tenho estudado um pouco desse genero musical em artigo de opinião e vi que o Hip Hop é assim como outros generos musicais uma cultura, que tira jovens de caminhos da bandidagem para encontrar a cultura na dança, no grafite e nas letras.

Danielle,Gabriela,Maria Thayná e Bruna disse...

O hip hop é uma cultura diferente muito interessante cultivada pra quem gosta.Nem todo mundo gosta porque cada um tem seu jeito e seu estilo musical,não criticamos quem gosta pois temos amigos que gosta desse tipo de musica...

alex sander,bruno Paiva e Bruno S. disse...

o hip-hop é uma modalidade artísticas que nasceu nas ruas,e sempre passou por muito preconceito...e eé legal que as pessoas possam ver textos como esses para que conheçam um pouco mais a historia do hip-hop para que esse preconceito diminua

guilherme e vitor disse...

Muito bom esse texto sobre o hip hop

Vitória, Thiago e Renato 8ªA disse...

O Hip Hop é um tipo de música que promove e estimula a convivência pacífica entre os jovens. Esse estilo de música contribui para uma mudança de vida de jovens, livrando-os das drogas, crimes e prostituição. Transforma as pessoas.O Hip Hop é cultura...

Sara e Thaina disse...

Nós gostamos muito desse genero de musica, a dança e o estilo de se vestir, é muito legal. O Hip Hop fala sobre a realidade do mundo e tira os jovens do trafico .Os grafites , manisfestação artística desta cultura, são muitos legais e interesantes.

Eduardo↓Jonatan♠♥ disse...

O HIP HOP É UMA MUSICA LEGAL DE SE OUVIR E CURTIR. É UMA MUSICA DE BALADA, MUITO BOA PARA DANÇAR.

Monalisa,Beatriz C e Beatriz M disse...

Gostamos da postagem sobre o hip hop por que podemos conhecer um pouco da sua historia .

Emilaine e Tamara disse...

Hip Hop é uma arte ligada ao grafite, que os adolescentes gostam muito. Muitos adolescentes que usam drogas, encontram uma saída nesta arte e também na dança , que acaba influenciando-os positivamente, para que eles voltem a ter sonhos e quem sabe se tornarem verdadeiros artistas.

♥giovana♥andressa♥ disse...

Bom, nós achamos muito interesante esse texto por que mostra importantes e esclarecedoras informações sobre Hip Hop .

wesley ,jeferson,nizael disse...

Muito legal,essa postagem mostra como surgiu o o genero musical HIP HOP.

lucas e cleber disse...

Eesse texto esta falando o que é hip hop e ensina o seu real significado.

Anônimo disse...

Muito interessante como surgiu o hip hop ,uma arte que se faz presente em nossa cultura.

Ana Caroline $ Joyce disse...

O Hip Hop é uma arte legal , o estilo de vestir-se bem maneiro, mas não é nosso estilo de música preferido.

Lazaro,Douglas,Antonio,Luiz Davi disse...

Nós achamos muito maneiro refletir sobre estilos de música.

milena,maicon e matheus disse...

Nós achasmos a história do Hip Hop muito interessante e seu estilo muito diferente e legal, mas não é nosso tipo de musica.

Monalisa,Beatriz C e Beatriz M disse...

Gostamos muito do texto porque fala da historia do HIP HOP, sua origem e do quanto é interessante este estilo de música.

Dany disse...

Alunos vocês são maravilhosos!! Parabéns pelas publicações. É isso mesmo!
A diversidade cultural deve ser compreendida e assumida como uma oportunidade de agregação de novos valores (CASALI, 2009)
Beijos a todos
Profª Dany

Wellington e Daniel 7c disse...

Bom texto fala break, mcs ,Djs.. mais sobre a cultura do hip hop .

Amanda,Ana,Bianca souza e Leticia 7ªC disse...

MUITO LEGAL!!! COMO EU DISSE NA OUTRA POSTAGEM E SEMPRE INTERESSANTE SABER SOBRE A MUSICA,E NOS TAMBEM!!!

Felipe, Jéferson, Marcelo, Welton 7D disse...

O HIP HOP E UMA MUSICA MAIS VIOLENTA DO MUNDO

lucas costa disse...

eu achei muito bom porque e um ritmo interessante, que fala muito da realidade de periferias e comunidades.

DANILO E ANTHONY!7D disse...

ADOREI CONHECER OUTRO ESTILO DE MUSICA,AGORA SEI QUE NAO EXIISTE SOMENTE "FUNKK",CONTUDO, O FUNK CONTINUA SENDO MEU ESTILO DE MUSICA PREFERIDO. NÃO GOSTO DE HIP HOP.

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Danilo e Antony,

Fiquei muito feliz em ler o comentário de vocês. Gostei da sinceridade e do respeito pela opinião e gosto de seus colegas. Muitos dizem que os apreciadores de Funk, não sabem escrever, usam palavrão e não respeitam o gosto das outras pessoas, mas voces mostraram que isso não é verdade, haja vista, ter registrado aqui neste blog sua opinião sem ofender ninguém. Parabéns!!!!

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Felipe, Jeferson, Marcelo e Welton 7D,

As letras do Hip Hop são violentas e normalmente tendem a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça desta, e a partir dessa crítica, abrir os olhos de quem não está nem aí para a dura realidade das ruas, mesmo que isso atinja diretamente ao ouvinte.

jhonata,livia,beatriz disse...

Não sabíamos que a historia do hip hop começou na epoca dos anos 70. Achamos muito interessante.

geu e thaly disse...

O hip hop existe desde da decada de 70 , mas até hoje é um estilo de musica muito apreciado, acreditamos que este estilo de musica será sempre um sucesso em todas as gerações presentes e futuras.

lucas vinicius 7a disse...

eu gosto muito de hip hop prefiro mil vezes hip hop do que forro

lais, bianca pires,natali 7A disse...

interessante saber sobre a historia do hip hop... nesse texto fala muita coisa q agente não sabia... mas nosso estilo de musica é outro
mas assim mesmo nos achamos o texto muito legal!!

angela catharina bianca d vanesssa disse...

nós adoramos esta historias porque mexe com todos os ritmos desde o justen bieber

abner igor natan douglas disse...

gostei muito da historia do hip hop

matheus rocha jucimario felipe 6a disse...

é muito bom o hip hop e legal

Jayne,Jacqueline,Jhenifer,Evellyn (6°A) disse...

achamos muito legal vocês terem escolhido esse tema para nós aprendermos,e descobrimos como os estilos de músicas surgiram!Parabéns pelo blog!

saiane e nayara disse...

o hip hop é legal e tem varias rimas eu gosto

Gabriela, Leticia e Noemi 6ªA 18/05/12 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gabriela, Leticia e Noemi 6ªA disse...

O HIP HOP É BASTANTE CONHECIDO, PELOS JOVENS E ADOLESCENTES DE HOJE! REALMENTE O HIP HOP É O NOSSO ESTILO!!!

Stephany 6 a disse...

EU gostei de saber sobre o Hip Hop e achei muito legal o estilo e ritmo

GUILHERME,MIGUEL,THIAGO E DIEGO disse...

HIP HOP E UM ESTILO DE MUSICA MUITO INTERESANTE E CHAMOU NOSSA ATENÇÃO.

Natan,Geraldo,Evanilton,6a disse...

Nos achamos muito curioso e interessante ;curtimos muito

Elvis e Leonardo 7ªA disse...

O hip hop e ea musica eletronica são melhores para dançar .

THAIS MOREIRA DE SOUZA 7ºa disse...

O HIP HOP É UM ESTILO DE MÚSICA MUITO CONHECIDO , ALÉM DOS JOVENS ,MUITAS PESSOAS MAIS VELHAS CURTEM ESSE ESTILO DE MÚSICA .EU NÃO SOU FÃ DESSE TIPO DE MUSICA, PREFIRO OUTROS COMO SERTANEJO,FUNK,INTERNACIONAL,E BLACK MUSIC ,MAS O TEXTO É MUITO INTERRESSANTE3 PARA QUEM GOSTA.

vinicius/talisson/alex/fabio disse...

Nós não sabíamos quando o hip hop foi criado, mas através da leitura deste texto ficamos sabendo.

SERIE:7ªA JACQUELINE,TIFANY,LUANA,KAROLAYNE disse...

NÓS NÃO GOSTAMOS DO HIP HOP,MAS TAMBÉM NÃO TEMOS PRECONCEITO ALGUM COM QUALQUER OUTRO TIPO DE MUSICA.

ivan thiago e joão pedro disse...

Nós gostamos muito de conhecer o hip-hop de saber quando nacseu e seu estilo, ritmo e tudo mais.

Fabricio e Lucas Silva disse...

Hip Hop não e muito o meu tipo de musica mas de vez em quando escuto um pouco .Eu gosto mais de rap e funk .

Hortencia e Vitoria 7ªC disse...

Nós achamos muito legal a postagem sobre o hip hop .

stephanie e luiz claudio 7ºc disse...

Muito legal!Nós achamos muito bom conhecer um pouco mais sobre Hip Hop. Parabéns!

thais moreira e leticia tater 7ºa disse...

O Hip Hop é um estilo de música muito da hora e nós adoramos o texto .

Lucas.m e Alexandre 7 A disse...

Hip Hop é muito interesante e legal para quem curte .Acho importante o Hip Hop porque valoriza a cultura negra.

JESLEY, NATHALIA E CAROLINA 7A disse...

Nos gostamos da historia do Hip Hop e importante conhecer a origem deste estilo musical,que foi se modificando ao longo dos tempos,mas continua sendo apreciado pelas n ovas gerações.

Jessica , Larissa e Evne disse...

Nós achamoos esse texto muito legal , principalmente a parte do Hip Hop e a música eletrônica muito interesante .

Daniel,lillian e carlos prazer zig*zig 7D disse...

o Hip Hop é um ritmo parecido com o do black. Nós gastamos deste estilo musical.

Wendell,camila,vithoria,leticia 7ªD disse...

Nós gostamos muito do texto é muito interessante.Gostamos também do estilo da musica e saber da sua origem foi muito legal.

matheus Samuel william 7ºD disse...

Achamos muito legal a historia de vida dos Rappers/cantores.

walals, daniel perera,patrck,matheus serie :7ºC disse...

Pra mim o Hip Hop é tranquilo, é como as outras musicas só tem toques diferemte e seus apreciadores tem estilos diferemtes, mas cada um tem seu estilo .

bernardo e julio disse...

Nós aprendemos que o hip hop emergiu na decada de 1970, nos suburbiosd negros e latinos de Nova York.Atualmente temos muitos grupos de Hip Hop no Brasil.

lucas rafael leandro felipe 7a disse...

Nós curtimos hip hop e achamos este genero musical muito interessante.

beatriz, silmara 7°c disse...

O hip hop tem um estilo de dança popular que agrada a grande maioria dos jovens. Achamos a história da origem do Hip Hop muito legal.

Douglas C MC Douglinhas disse...

Professoras:Suse e Daniela,

Eu e meu amigo Douglas C MC Douglinhas gostamos muito de RAP.

Thais,Thalita e Miryam disse...

Gostamos muito de saber a história do hip hop !

Apesar da gente não curtir muito
tudo numa boa!!!
MIRYAN,THAIS E THALITA...
6ª B

Vitor , Lucas ,Thiago 6ºB disse...

Eu não gosto de Rap. Mas gostei do texto

felipe amaro anderson ronaldo 8d disse...

eu e meus amigos achamos. O hip hop tem um estilo de dança popular que agrada a grande maioria dos jovens. Achamos a história da origem do Hip Hop muito legal.

Diovana, Gabriela e Leticia 8°D disse...

gostamos do texto sobre a origem do hip hop

Jaqueceli,Larissa e Karine 8ªD disse...

Nós gostamos muito de rap...
rap pra gente é uma lição de vida

allan /kaue disse...

o hip hop e muito loko eu curto muito

DIOGO E GABRIEL 7°B disse...

eu acho hip hop muito legal só fala realidade da vida e expressa os SENTIMENTOS das pessoas muito legal mesmo...

Marcos e Guilherme disse...

Gostamos Muito do hip hop principalmente das danças

marinara oliveira;jessica claudino;yasmim do santos 7 ano b disse...

é nem tudo é boa influencia para os jovens......

VItória e Caique 7e disse...

Eu vitoria e meu amigo Caique gostamos muito e achamos muito legal.

Paloma e Gabrielle 7ºE disse...

Nós gostamos do estilo do hip-hop super diferente!!!s2s2 amamos

Kennedy, Taylon, Fabiano e Jhonatas 7ªE disse...

genero muito famoso e conhecido no mundo todo e a velha inspiração 2pac forever

beatriz, ewerton, mateus 7°E disse...

O hip hop e um estilo bem bacana mais não curtimos muito esse estilo.

Yan,Thiago e Anderson 7ªE disse...

Hip Hop é uns dos estilos mais ouvidos e dançados do mundo.

raquel amorim e beatriz silva disse...

nos curtimos
o hip hop, as danças e as letras das musicas!
o estilo de roupas e os filmes sobre o hip hop!

by:raquel amorim e beatriz silva 7e

igor/jose/felipe disse...

nos gostamos de hip hop parabens para os cantores e pelo trabalho

jeffrey,daniel , lucas disse...

eu achei muito interessante e nao sabia que o afrika bombaataa teve imfluencia com o hip hop

Emilly,Ingrid e Larissa pereira 6ºD disse...

BEM NA NOSSA OPINIÃO ACHAMOS QUE O HIP
HOP É LEGAL E JÁ ATINGIU O TOPO DO
SUCESSO.

jeffrey,daniel , lucas disse...

achei muito interessante e gosto de Hip Hop, mas nao sabia dessa historia do hip hop

Maria Gabriele disse...

Gostei, muito bom gosto postar sobre este genero de musica. è sempre bom saber a história daa origem das musicas como rock, Hip,hOp , funk ect.

Anônimo disse...

hip hop é uma musica com estilo e hoje nós aprendemos como surgiu este estilo de música.

Karina,Iasmim,Kelly, Larissa Vieira 6 d disse...

ACHEI MUITO LEGAL A HITÓRIA DO HIP HOP E DO ROCK
Parabéns aos alunos que comentaram os textos.

dhanikelen e juliana 7E disse...

Achamos interessanteachei interessante a diferença entre os ritmos

jennifer laiane sarah e thais 7 E disse...

O blog esta ajudando os alunos a conhecer melhor os estilos musicais que influenciaram os rits de hoje.
É interessante a iniciativa de postar sobre o rock e citar nomes de bandas que fizeram história e a nossa geração não conhecia. O Hip Hop é mais conhecido por nós, porém nem todos curtem, embora tenha uma historia de origem muito bacana e humilde.

kayquy carlos eduardo e roney 7 E disse...

As danças do hip hop são muito legais e muito populares

valeria yasmin e robson reginaldo 7ºb disse...

O hip hop emergiu nos anos 70 e fez o maior sucesso azqui no Brasil e em vários países e faz até hoje

Jéssica G ,Paloma e Rebeca 7ªB disse...

Nós curtimos Hip Hop e eletronica achamos legal a postagem.

Lucas,Mayara,Rodrigo 7ªb disse...

Nós gostamos da batida e curtimos o estilo de dança deste ritmo.

Matheus A. Diego R. Everton L. disse...

Não gostamos de HIP HOP,mas não temos nada contra com quem escuta e quem gosta.

Diovana e Maurício 8°D disse...

Nós achamos o texto interessante.

itala8d disse...

O hip hop tem um estilo de danca popular que todo mundo curte eu sou muito fã do hip hop

Gilmara, Guilherme, Ingryd e Thalia 8ªD disse...

Hip Hop e um estilo de musica que a cada ano que passa vem sendo mais valoriizado .

yasmim ,suzana e luana 6B disse...

não sou muito fã de Hip Hop mas , curto a batida de qualquer musica.

nancy,ariane, thais silva disse...

Muito interessante as postagens sobre a historia dos generos musicais.

kaique,thales,luan,marcelo e igor 6B disse...

eu e meus amigos achamos o texto interessate

PEDRO HITALO PAULO SAMUEL E THIAGO 6B disse...

O Hip Hop é legal mas eu e meus amigos curtimos outros ritmos

LUIZ,TIAGO,SEBASTIAO E NATAN disse...

AS MENINAS GOSTAM MUITO QUANDO VE UM DANÇARINO DE HIP HOP....

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Fico feliz em saber que voces gostaram, pois, tudo que fazemos é pensando em vocês!

Um abraço!

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Espero ajudá-los muito mais!

Jayne,Jhenifer,Evellyn 6°a disse...

Muito legal !

Unknown disse...

Amo essa dança Hio Hop, e tb Street Dance, um pouco de Black mas nunca dançei :( e nem faço aula, ''pois, tenho vergonha'' :x