quinta-feira, 7 de julho de 2016

Os invencíveis - Ana Cristina Massa


Olá pessoal, faz tempo que não faço postagem aqui no clube. Neste ano estou como Diretora na escola em que lecionava e o dia com “apenas”24 horas, não é mais suficiente para meus compromissos e muito menos para “diversão” ... (postar neste blog, por exemplo).

 E assim, distante da sala de leitura, só me restou relembrar leituras feitas com meus alunos no tempo em que eu estava lá. A professora que me substituiu como Professora Orientadora da Sala de Leitura é da disciplina de História e pensando nesta disciplina lembrei de um livro de ficção que li, o qual, embora não muito conhecido, acabou conquistando a galera do ensino fundamental. O livro faz parte da Série “Os invencíveis” da escritora e jornalista brasileira Ana Cristina Massa, "O Segredo do Colecionador". O enredo envolve o novo professor de história da escola, um colecionador de livros raros e cinco adolescentes nas aventuras dos grandes navegadores, destacando-se o grande navegador e explorador português Vasco da Gama. A série conta com quatro livros, mas, na Sala de Leitura da nossa escola chegou apenas este, que é o terceiro livro da série. O fato do enredo possuir personagens adolescentes, encantou muito a galera do ensino Fundamental II, envolvendo-os de forma lúdica com a história do Brasil.

Para esta leitura, utilizei a técnica de teatro leitor, estratégia que além de despertar no aluno o gosto pela leitura, desperta também a sensibilidade e a capacidade de se situar frente ao texto lido. Esta estratégia faz com que os alunos prestem mais atenção no que está sendo lido e capte detalhes para compreender a mensagem e o momento em que acontece as falas dos personagens que eles representam, enquanto o resto da galera acompanha a leitura entusiasmados, à espera da reação de cada um frente aos diálogos e situações vividas pelas personagens. Assim, todos contribuem para um bom resultado ao final da leitura.

Aproveito para falar um pouco mais dos principais personagens da Série “Os Invencíveis”, os quais formam um grupo de alunos blogueiros que sempre estão em busca de novos desafios, mistérios e na escola eles são populares, todos desejam entrar na equipe. Os alunos se identificaram muito com eles, viajaram nas paqueras, namoros e no cenário do Rio de Janeiro Imperial, apresentado inteligentemente pela autora, a qual mostra sua importância ímpar na história do Brasil . Lugares como o Paço Imperial, Museu Imperial, Jardim Botânico, Quinta da Boa Vista e a Igreja Nossa Senhora da Glória foram alguns nos quais os personagens adolescentes Isadora, Sofia, Jonas, Eugênio e o Goma (Marco), viveram estas grandes aventuras. Enfim, demos muitas gargalhadas e suspiros com os personagens e aprendemos coisas importantes sobre a história do Brasil.

E por tudo isso, estou aqui, indicando a leitura para aqueles que ainda não leram e sugerindo para os Professores Orientadores das Salas de Leitura que leiam, compartilhem e incentivem seus alunos fazerem esta leitura muito prazerosa e enriquecedora.

ASSITAM AO VIDEO, A GALERA GOSTOU MESMO...RSRSRSRSR
https://youtu.be/oe7UIJ0mQ2w/