segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CURTA A VIDA NA APOSENTADORIA - Marcia Pitta



Bom a resenha do livro de hoje fala sobre curtir um período que faz parte da vida de todos nós, mas que infelizmente, nem sempre estamos preparados ou sabemos como fazer desse período o melhor da nossa vida. Resolvi ler este livro por três razões, a saber: 1º Foi minha amiga Marcia Pitta,  quem escreveu e eu gosto muito de ler o que ela escreve;
2º “lembrei” que preciso me aposentar, e
3º A aposentadoria constitui-se um dos temas mais polêmicos dos dias de hoje.
A mudança na legislação desencadeou uma situação dramática na vida de muitos brasileiros; inclusive na minha. Criou-se uma noção de urgência pela aposentadoria, pois o risco de ser enquadrado na regra de transição, fez com que acordássemos e entendêssemos que adiar este momento é trocar a sua saúde e a sua felicidade por dinheiro. Um dinheiro que pela nova regra você não vai mais aproveitar, porque já não terá mais juventude para fazê-lo. Então por tudo isso, resolvi ler este livro “Curta a vida na aposentadoria”. O qual no início diz o seguinte: Trabalhar foi a escolha e, dentro dela, houve outras escolhas que determinaram as formas de trabalho e de recursos[...]
Eu tenho 53 anos e já deveria ter iniciado o processo de aposentadoria por tempo de serviço, mas na correria do dia a dia eu deixei para depois. Agora, diante dessa situação, resolvi dar entrada na documentação e para minha surpresa, ainda terei de esperar mais algum tempo. Isso foi muito frustrante, quero me aposentar e curtir a vida!
 Descobri que em nome do trabalho, perdi momentos que não poderão ser recuperados e aos quais renunciei irracionalmente. Como diz a Marcia, “muitas horas de vida cedidas (compartilhadas) para se dedicar ao trabalho”.
O livro “Curta a vida na aposentadoria”, nos fala da importância do dia em que conquistamos nossa aposentadoria e nos faz refletir sobre todas as coisas boas que poderemos fazer(passear quando quiser, dormir até mais tarde ou não dormir uma noite toda, ler, escrever, brincar, pintar e bordar..rsrsrs) sem nos sentir obrigados a  nada!!! 
Afinal,você se aposentou, essa é recompensa por todo sacrifício de praticamente 1/3 da sua vida!!.
Este livro, nos abre os olhos para desfrutarmos da vida, na melhor forma possível quando aposentados, num período em que muitas pessoas acabam ficando deprimidas, porque se sentem “inúteis”, “velhas”, “descartadas”.  
Bem, o livro tem um conteúdo muito interessante vale a pena ler; tenho certeza que você irá planejar com muito prazer, como preencher seu tempo, com um montão de coisas maravilhosas pra fazer quando sua aposentadoria chegar, pois essa leitura te mostrará que isto é possível. 
Eu terei de esperar mais um pouco, mas, já estou planejando tudo que desejo, sem medo de ser feliz!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A Visita da Verdade - Amadeu Ribeiro

Resenha
A Visita da verdade é um livro com uma leitura que nos faz refletir sobre a verdadeira riqueza. No decorrer da história percebemos como a personagem Valéria estava enganada sobre o conceito de riqueza. Percebemos que a verdadeira riqueza está no aprendizado que podemos ter, nas boas obras que podemos realizar, nos exemplos que podemos dar, no amor espiritual que sentimos pelos entes queridos, no trabalho digno e bem realizado e na paz espiritual que podemos alcançar ao efetuar todas essas tarefas e sentir em nosso eu espiritual a satisfação do dever cumprido, a leveza e a alegria que isso nos proporciona. Valeria não fez nada disso, muito pelo contrário, embora criada com todo amor e carinho, cresceu e casou-se com um rapaz rico da capital mineira, mudou-se pra lá e enterrou seu passado pobre, ou seja, esqueceu da sua família que a criara com todo amor. Sentia-se totalmente realizada, pois, tinha tudo que sempre sonhou, muito dinheiro, pra comprar tudo que quisesse. Construiu com este rapaz uma família, que não soube amar, pois, este tipo de amor ela não conhecia. Era rica materialmente, porém pobre em espiritualidade, por isso não soube usar todo seu arsenal material de maneira digna, altruísta, valorosa. Infelizmente, Valéria só enxergava e agia de forma a satisfazer o seu ego, a sua vontade desregrada, tornando-se escrava da matéria e infeliz. Pois com seu modo de vida egoísta e materialista, afastou de si seus filhos e esposo, tornando-se solitária e infeliz. O destino cruel acabou levando esta família perfeita ao encontro da verdade, deparando-se com uma visita. A visita da verdade! O que Valéria precisa fazer? Voltar para seus pais, reconhecer e resgatar seu passado ou deixa-lo enterrado? Ela entrará num embate, numa briga dela consigo mesma, com seus hábitos, comportamentos, preconceitos, com suas imperfeições. Todavia, como fica a questão do dinheiro quando confrontado com os valores humanos e espirituais inimigos de seu ego, de sua vaidade e orgulho?  Qual é a influência da pobreza e da riqueza sobre a humildade, a caridade, perdão e amor de Valéria? Qual das duas é mais atuante para fazer com que Valéria faça a escolha certa? Bom esta é uma história que vale a pena conhecer!
A Visita da Verdade
Autor - Amadeu Ribeiro
Editora Vida e Consciência
Número de Páginas 304
ISBN-13 9788577222360
Origem Nacional
Idioma Português
Data de Lançamento 2013


Susete Aparecida Rodrigues Mendes

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

21 de janeiro ANIVERSÁRIO DO CLUBE DA LEITURA

       

Está chegando mais um dia de aniversário do Clube da Leitura. Mais um ano, mais um aniversário, mais sonhos ao abrir os olhos para ler e viajar. São 284 publicações e 2.398.984 visualizações das sugestões de leitura de livros, reflexões sobre formação de leitores por meio de experiências na sala de leitura do espaço escolar, filmes, teatro, comportamentos, pensamentos, tendências, etc... Quer continuar comemorando assim ?
       O aniversário do Blog “Clube da Leitura da Professora Susete Mendes”, para mim, é certamente mais uma chance de festejar, agradecer e refletir sobre o que estamos realizando atualmente nas vidas dos nossos leitores/seguidores. Dia 21 de janeiro de 2011, foi o dia que o Blog nasceu, nunca pensei que chegaria tão longe, nem que mantivéssemos tantos leitores fiéis. O aniversário ensina o conceito de renascer, fazer um balanço de nossas realizações passadas e assumir novas decisões, além, claro de festejar, celebrar um novo começo. Não importa como as coisas transcorreram ontem, ou ano passado, pois este dia é mais um estágio em nosso desenvolvimento e a ocasião propícia para uma introspecção. Aproveitar para pensar sobre o papel que o Blog ocupa na minha e na sua vida, meu querido leitor, e é isso que farei em 2017.
        No dia 21 de janeiro estarei realizando um pequenino Sarau para expressar a gratidão que sinto por ter chegado até aqui. Com certeza postarei as fotos do Sarau para compartilhar com todos vocês! Um abraço fraterno e Feliz 2017!
Obrigada a todos e todas!


Professora Susete Mendes

sábado, 14 de janeiro de 2017

597 cartas de amor por Merari Tavares

Quando retornou das férias de final de julho, Kamila Bertolini não imaginava a confusão em que estava prestes a se meter. Entre convivência e namoro, ela e Leonardo Fernandes já estavam juntos havia mais de cinco anos, e até faziam planos para se casar. Porém, quando ela conhece Gustavo Mattos, um jovem um ano mais novo (17 anos de idade), durante o trajeto para o curso e se tornam grandes amigos, o seu namoro é colocado em risco. O que fazer quando seu melhor amigo parece se tornar mais interessante que seu namorado? Gustavo não medirá esforços para conquistar seu coração, mesmo sabendo que ela namora há anos e tenha levado um xeque-mate ao saber que não teria nenhuma chance com ela. Robusto, cabelos castanhos, corpo atlético e aquela barba por fazer – que fazia Mila suspirar – esse é o Gustavo. Calmo, tranquilo, alto, magro e tímido... Ah! Esse é o Léo, o garoto que conquistou o coração de Mila aos 14 anos de idade, mas que agora está prestes a perdê-la para um novo grande amigo. Ela que tem um coração enooorme, escritora apaixonada que tem uma alegria contagiante e mil histórias para contar, cheia de carinho e atenção com qualquer pessoa; que é romântica, cheia de sonhos, sonha com o príncipe encantado e tem uma inspiração que faz virar história ou livro tudo o que vê... Essa só podia ser a autêntica protagonista da história: Mila Bertolini. 597 Cartas de Amor, amar e recomeçar... Vale a pena tentar?

Scortecci Editora - Memórias
fonte:http://www.asabeca.com.br/

domingo, 8 de janeiro de 2017

As cordas Mágicas - Mitch Albom


Em primeiro lugar, gostaria de desejar aos leitores que acompanham meu Blog, um Feliz  2017! Que possamos continuar viajando na nossa sala de leitura encantada por muitos e muitos anos!
Este romance foi o primeiro livro que escolhi para iniciar o ano. Minha escolha se deu por dois motivos: o primeiro porque é um romance que fala de música e o segundo é a grande ligação da música com elementos da nossa vida. O livro nos faz refletir sobre nossa mania de complicar tudo e a música é a protagonista que tem o poder de transformar por onde toca.
O livro começa com o velório do personagem principal Francisco Presto. A leitura fica interessante, na medida que vamos conhecendo a história deste personagem. Uma história de momentos triste e de superação de Francisco Presto.
Sinopse:
“Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrado como Elvys Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus."