quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

RETRATO - CECÍLIA MEIRELES

Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem  força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil: _ Em que espelho ficou perdida a minha face?

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Lunário Perpétuo

Tantas coisas aprendo,todas as vezes que me proponho a fazer pequenas e singelas pesquisas sobre Cultura Nordestina.
Na minha visão a cultura representa um conjunto de saberes e tradições, produzidos pela interação social entre as pessoas de uma determinada comunidade ou sociedade.       
Penso que são as necessidades desse determinado grupo que vão moldando e criando padrões e comportamentos que determinam a estrutura e organização social das diferentes sociedade. Tenho profunda admiração pela cultura popular nordestina, seus conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, hierarquia, relações espaciais,conceitos de vida e mundo, que são repassados às gerações seguintes com muita beleza e delicadeza. Nas artes populares nordestinas, seja na pintura, escultura, música, dança, literatura percebemos em suas criações, a conquista de cada indivíduo, neste caso, artista popular, de espaços que permitem aflorar novas formas de ser, construindo relações que permitem a incorporação e expansão de seus dons e sentimentos desenvolvidos sincronicamente. A sensibilização e a emoção aflorados por meio do contato com suas criações artísticas, permitem que exploremos em nós mesmos, uma série de potencialidades. Antônio Nóbrega é um artista completo, que pode representar com grandeza esta cultura. Ao ver suas apresentações artísticas, consigo visualizar em cena um personagem que reúne tanto as novas descobertas quanto as velhas experiências, além de identificar os milhares de artistas populares do Nordeste brasileiro, reconhecidos e valorizados em cada toque, dança, palavra, gesto.
Para terminar , tenho que agradecer minha amiga Professora Daniela Monteiro, que há mais de uma década apresentou-me um álbum com as músicas de Antonio Nóbrega, o que me motivou a conhecer muito "além do já visto e ouvido".

Aqui um vídeo com um pedacinho do grandioso espetáculo "Lunário Perpétuo" 



CURIOSIDADES :Lunário Perpétuo é o nome pelo qual ficou mais conhecido um almanaque ilustrado com xilogravuras composto por Jerónimo Cortés e publicado em Valência em 1594, e reeditado inúmeras vezes ao longo de séculos, com variações em seu título e conteúdo.