domingo, 12 de julho de 2015

O AMANHÃ PODE SER PARA SEMPRE

Se hoje o dia foi de desesperança, o amanhã pode ser vida que se renova. Se agora somos dores do passado, o amanhã poderá ser o inicio do futuro, de sonhos que hoje findaram. Se uma floração hoje murchou nas nossas almas, amanhã um mago das cores poderá cuidar em semear as raízes de um novo tempo. O importante é não desacreditar, apesar de todos os desgostos de hoje, que amanhã a vida continua.

Amanhã poderei ser coragem escassa, mas lutarei por todos meus anseios de vitória. Poderei ser pressa desatinada, mas tentarei ser calma que inspira. Buscarei forças para ser audaz, para ser um garimpeiro da felicidade que hoje vacilou seus passos. Prometo que não serei a mentira que maltrata, mas a verdade que anima. Lutarei para ser um campeador audaz. Não ficarei só entre a coragem e o medo. Entre sonhos e pesadelos, mas cuidarei de fantasiar a vida. Serei esforço para ser um amortecedor de todos os infortúnios de hoje.

Prometo que amanhã começa o meu futuro. Serei vento forte, em vez da timidez da brisa, serei vida intensa, em vez da morte. Serei céu sem nuvens, em vez de solo árido, um cantar de orações, em vez de lamentos que não findam. Serei olhos atentos, em vez de barco sem rumo. Serei paz, em vez de rancor. Serei alegria, em vez de dor. Serei um semeador do meu próprio interior. Arrancarei das minhas entranhas o dia de hoje, plantarei nelas as sementes de um amanhã que imagino glorioso, soberbo. Afinal, tudo depende de mim. Eu faço a minha vida, o meu futuro. Serei muitas lembranças, mas não saudades que apavoram.

Decido agora que amanhã não serei o berço do ranço próprio dos inimigos, como são o fogo e a água, o amor e o desamor, a fé e o incrédulo, os mares revoltos e a calmaria das enseadas, a matéria e o espírito, a palavra e o silêncio. Não serei fel, nem inquietudes, serei chuva leve ao amanhecer e sol forte ao entardecer.

Amanhã serei o que quero ser - vida em profusão, o abraço fraterno. Comerei do cardápio que minha alma escreveu e que meu olhar semeou. Se, preciso for, me alimentarei das paredes do meu próprio coração, mas não permitirei que ele se incendeie de egoísmos, de desforras, de rancores.

Se hoje é dia para esquecer, amanhã será memória eterna. A visão azul celeste do infinito. Amanhã não mais serei retalhos. Serei inteiro. Não espalharei pelas ruas meus pedaços, os duros recados da vida, serei a imagem da força, braços estendidos, mãos acariciantes, passos firmes buscando caminhos perdidos na bruma do tempo.

Não serei sofrimento, tormento, desilusão. Quero ser a emoção do amor, da amizade, a cor da fraternidade. Nunca serei amanhã a ambição sem medidas. Rasgarei todos os disfarces que escondem minhas dores. Serei ousado o suficiente para enfrentar todos os estorvos da vida.

Na verdade, amanhã tentarei começar a viver o futuro e, imitando os pássaros, buscarei todos os ventos da liberdade que correm pelo espaço sem fim. Se existe uma oportunidade de sentir outra vez o gosto do mel da felicidade, serei, amanhã, novamente vida em abundância. Amanhã, o meu amanhã poderá ser para sempre e, assim, talvez eu encontre um atalho para sair em definitivo do emaranhado da selva da vida.

sábado, 27 de junho de 2015

Peça infantil- Luís Fernando Veríssimo


 

A professora começa a se arrepender de ter concordado (”você é a única que tem temperamento para isto”) em dirigir a peça quando uma das fadinhas anuncia que precisa fazer xixi. é como um sinal. todas as fadinhas decidem que precisam, urgentemente, fazer xixi.

— está bem, mas só as fadinhas — diz a professora. — e uma de cada vez!         
As fadinhas vão em bando para o banheiro.
— uma de cada vez! uma de cada vez! e você, onde é que pensa que vai?
— ao banheiro.
— não vai, não.
— mas tia…
— em primeiro lugar, o banheiro já está cheio. em segundo lugar, você não é fadinha, é caçador. volte para o seu lugar.
Um pirata chega atrasado e com a notícia de que sua mãe não conseguiu terminar a capa. serve uma toalha?
— não. você vai ser o único de capa branca. é melhor tirar o tapa-olho e ficar de anão. vai ser um pouco engraçado, oito anões, mas tudo bem. por que você está chorando?
— eu não quero ser anão.
— então fica de lavrador.
— posso ficar com o tapa-olho?
— pode. um lavrador de tapa-olho, tudo bem.
— tia, onde é que eu fico?
é uma margarida.
— você fica ali.
A professora se dá conta de que as margaridas estão desorganizadas.
— atenção, margaridas! todas ali. você não. você é coelhinho.
— mas meu nome é margarida.
— não interessa! desculpe, a tia não quis gritar com você. Atenção, coelhinhos. todos comigo. margaridas ali, coelhinhos aqui. lavradores daquele lado, árvores atrás. árvore, tira o dedo do nariz. onde é que estão as fadinhas? que xixi mais demorado!
— eu vou chamar.
— fique onde está, lavrador. uma das margaridas vai chamá-las.
— já vou.

— você não, margarida! você é coelhinho. uma das margaridas. você. vá chamar as fadinhas. piratas, fiquem quietos!
— tia, o que é que eu sou? eu esqueci o que eu sou.
— você é o sol. fica ali que depois a tia… piratas, por favor!
As fadinhas começam a voltar. com problemas. muitas se enredaram nos seus véus e não conseguem arrumá-los. ajudam-se mutuamente mas no seu nervosismo só pioram a confusão.
— borboletas, ajudem aqui! — pede a professora.
mas as borboletas não ouvem. as borboletas estão etéreas. as borboletas fazem poses, fazem esvoaçar seus próprios véus e não ligam para o mundo. a professora, com a ajuda de um coelhinho amigo, de uma árvore e de um camponês, desembaraça os véus das fadinhas.
— piratas, parem. o próximo que der um pontapé vai ser anão.
desastre: quebrou uma ponta da lua.
— como é que você conseguiu isso? — pergunta a professora sorrindo, sentindo que o seu sorriso deve parecer demente.
— foi ela!
a acusada é uma camponesa gorda que gosta de distribuir tapas entre os seus inferiores.
— não tem remédio. tira isso da cabeça e fica com os anões.
— e a minha frase?

A professora tinha esquecido. a lua tem uma fala.
— quem diz a frase da lua é, deixa ver… o relógio.
— quem?
— o relógio. cadê o relógio?
— ele não veio.
— o quê?
— está com caxumba.
— ai, meu deus. sol, você vai ter que falar pela lua. sol, está me ouvindo?
— eu?
— você, sim senhor. você é o sol. você sabe a fala da lua?
— me deu uma dor de barriga.

— essa não é a frase da Lua.
— me deu mesmo, tia. tenho que ir embora.
— está bem, está bem. quem diz a frase da lua é você.
— mas eu sou caçador.
— eu sei que você é caçador! mas diz a frase da lua! eu não quero discussão!
— mas eu não sei a frase da lua.
— piratas, parem!
— piratas, parem! certo?
— eu não estava falando com você. piratas, de uma vez por todas…
A camponesa gorda resolve tomar a justiça nas mãos e dá um croque num pirata. a classe unida avança contra a camponesa, que recua, derrubando uma árvore. as borboletas esvoaçam. os coelhinhos estão em polvorosa. a professora grita:
— parem! parem! a cortina vai abrir. todos a seus lugares. vai começar!
— mas, tia, e a frase da lua?
— “boa-noite, sol”.
— boa-noite.
— eu não estou falando com você!
— eu não sou mais o sol?
— é. mas eu estava dizendo a frase da lua. “boa-noite, sol.”
— boa-noite, sol. boa-noite, sol. não vou esquecer. boa-noite, sol…
— atenção, todo mundo! piratas e anões nos bastidores. quem fizer um barulho antes de entrar em cena, eu esgoelo. coelhinhos nos seus lugares. árvores para trás. fadinhas, aqui. borboletas, esperem a deixa. margaridas, no chão.
Todos se preparam.
— você não, margarida! você é o coelhinho!
abre o pano.


Quando li este texto do Luis Fernando Veríssimo, corri para meu álbum de fotografias e senti... SAUDADE...MUITA SAUDADE DOS MEUS ALUNOS E DE TUDO ISSO..OBRIGADA PELOS BONS TEMPOS!!!!!!
....O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI.... ser professor é isso...VALEU


domingo, 31 de maio de 2015

A mcdonaldização da escola -GENTILI, Pablo; ALENCAR, Francisco.



A mcdonaldização da escola

Este foi o nome atribuído por Pablo Gentili ao processo de transferência  dos princípios que regulam a lógica de funcionamento dos fast foods a espaços institucionais cada vez mais amplos na vida social do capitalismo contemporâneo. Traduz-se numa metáfora que representa a lógica das administrações neoliberais.
Na concepção neoliberal, as instituições escolares devem funcionar como empresas produtoras de serviços educacionais. A interferência estatal não pode questionar o direito de livre escolha que os consumidores de educação devem realizar no mercado escolar. Por isso a rede Mc Donald.s representa um bom modelo organizacional para a modernização escolar. Gentili diz que na visão real, mas não publicizada dos neoliberais, tanto os fast foods como a escola existem para dar conta de duas necessidades fundamentais: comer e ser socializado. E continua: o que unifica o Mc Donald.s e a utopia educacional dos homens de negócios é que, em ambos, a mercadoria oferecida deve ser produzida de forma rápida e de acordo com certas e rigorosas normas de controle da eficiência e produtividade. Se o  sistema escolar tem que se configurar como mercado educacional, as escolas devem então definir estratégias competitivas para atuar em tais mercados conquistando a diversidade existente nas demandas de consumo por educação. Poderíamos ainda questionar porque o mercado educacional precisa ser competitivo. A isso Gentili responderia que assim como as pessoas precisam comer hambúrgueres porque o trabalho o exige, também precisam educar-se porque o conhecimento se transformou na chave de acesso à nova sociedade do saber.
A necessidade de permitir a competição entre as instituições explica a ênfase em mecanismos de desregulamentação, flexibilização da oferta e livre escolha dos consumidores na esfera educacional. E a possibilidade de construção de um mercado escolar competitivo depende da difusão de rigorosos critérios de regulação interna que conduzam o cotidiano da escola, de modo semelhante ao que ocorre nos  fast foods,cuja lógica é a de quem mais produz, mais ganha.
Para Gentili, o processo de mcdonaldização da escola também tem seu efeito no currículo e na formação de professores através do que ele chama de planejamento de cardápios e estratégias neo tecnicistas. Em outras palavras, as políticas de formação docente vão se configurando como pacotes fechados de treinamento planejados de forma centralizada sem participação dos professores. A pedagogia fast food – sistemas de treinamento rápido com poder disciplinador e altamente centralizado em seu planejamento e aplicação - também seria um sintoma dessa nova forma de olhar e gerenciar a escola. Decorre disso que, na visão neoliberal, formar um professor não costuma ser considerada uma tarefa mais complexa do que a de treinar um preparador de hambúrgueres. Em relação ao ideal de progressiva universalização da escola pública, Gentili argumenta que poderíamos suspeitar que os Mc Donald.s tivessem melhor futuro que a escola pública, uma vez que reforma escolar na visão neoliberal se reduz a uma série de critérios empresariais de caráter alienante e excludente. Para encontrar possíveis saídas para essa crise, os neoliberais acreditam que os homens de negócios devem ser consultados.
Gentili finalmente alerta que é nesse contexto que deve ser compreendida a atitude mendicante e cínica dos governantes que solicitam aos empresários que, por exemplo, adotem uma escola; nessas circunstâncias, os padrinhos doariam recursos financeiros e princípios morais baseados na qualidade total e no esforço individual. Entretanto, os neoliberais reconhecem que a crise na educação envolve um conjunto de problemas técnicos e pedagógicos desconhecidos pelos empresários. Assim, sair da crise pressupõe consultar especialistas e técnicos competentes que seriam os peritos em currículo, em formação de professores a distância, especialistas em tomadas de decisão com escassos recursos, sabichões reformadores do Estado, intelectuais competentes em redução de gastos públicos e doutores em eficiência e produtividade; todos retirados de organismos internacionais.

GENTILI, Pablo; ALENCAR, Francisco. Educar para a esperança em tempo de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001

sábado, 23 de maio de 2015

As redes sociais nos transformaram em narcisistas? O que é uma " selfie " ?



O egoísmo é uma reação inevitável em plataformas sociais?

 Existe síndrome " selfie " ?
Auto fotografar-se, o ato de usar um smartphone ou mesmo uma webcam enquanto estamos comendo sushi no restaurante japonês favorito , quando compramos um carro novo, uma roupa nova, tudo é motivo para postar estas fotos na Rede Social.
Junto com os avanços da tecnologia e da ascensão das redes sociais, " selfies " é um auto retrato repetidamente na mesma posição e lançado quase que instantaneamente em seus perfis sociais. A partir dai, a  principal preocupação é quantos "likes" ou como " retweets " receberá a foto em questão . E se , além disso, dedicarmos um ou mais comentários , a popularidade aumenta , mais ainda .
" Selfie " o que você diz sobre suas fotos ?
Se você é fanático em compartilhar seu auto retrato ( selfie ) em redes sociais ou conhece alguém assim , esta informação que lhe interessa , como dizem os especialistas quando isso é feito repetidamente , está expressando certas necessidades ... O que você acha ?
Sob a hashtag (etiqueta) # eu ou #selfie , que muitas vezes acompanha a auto retratos , milhares de pessoas postam suas fotos em redes sociais; somente no Facebook é estimado  circular mais de 240 bilhões, mas por que fazer isso ? Os motivos variam :

  1. Para se divertir.
  2. Para mostrar realizações.
  3. Como mensagem para alguém.
  4. Para compartilhar momentos.
 
 

Uma análise descreve como o uso excessivo de Facebook e Twitter desperta o Narcisismo nos usuários. 
 Embora pareça só  uma moda , especialistas alertam sobre os seus efeitos.
Embora você não deva generalizar especialistas em psicologia alertam que expor excessivamente a vida pessoal, pode suscitar discussões como baixa autoestima, aqueles que procuram aprovação e aceitação dos outros.

Os sociólogos e psiquiatras concordam que as pessoas exibem apenas o que acham bonito exibir, construindo, assim, uma identidade  para a consideração, feedback e validação de outras pessoas.

Sendo assim, podemos considerar  a tendência Selfie como um ato de vaidade que indica narcisismo, ou , a falta de autoestima que resulta na necessidade de auto afirmação e construção de identidade.
Eu, eu, eu " parece ser o mantra de hoje. Será que vamos estar recebendo narcisista na cultura digital? Tirar uma foto de si mesmo , ocasionalmente, pode ser divertido se não levar a sério. No entanto, quando vemos pessoas tirando fotos a cada cinco minutos , em todas as poses e as circunstâncias possíveis para publicá-las em redes sociais e alterar o seu perfil todos os dias ,é algo preocupante...

Será  solidão , insegurança ,  vaidade ?

Bom, antes de postar suas fotos nas grandes redes como Facebook , seria conveniente pensar por que você faz ? , Você considera selfie ? , Você precisa de algum tipo de ajuda?




Criminal Minds x "Síndrome de Estocolmo"



Aprendi um pouco mais com um episodio da serie Criminal Minds. Em “The Company” o caso da prima desaparecida de Morgan, Cindy, é retomado. Não foi um episódio violento, que te deixa com aquele sentimento de culpa enorme por ter assistido Criminal Minds de noite. Mas a carga dramática e o envolvimento que o telespectador tem com a situação terrível da Cindy fazem com que, mais uma vez, o alto nível da série seja atingido. Neste episodio eu aprendi sobre a Síndrome de Estocolmo...Pois sempre que acabo de assistir um programa como este me vem aquela vontade louca de pesquisar, de saber um pouquinho mais e....


Crime que originou "Síndrome de Estocolmo"




Estocolmo, capital da Suécia: durante assalto, reféns e sequestradores estabeleceram laços afetivos


Copenhague - O "drama de Norrmalmstorg", um assalto a um banco com reféns no centro da capital sueca que deu origem à famosa "síndrome de Estocolmo".


Uma assaltante, um presidiário e quatro funcionários conviveram por seis dias dentro do banco, e os reféns criaram uma relação afetiva, de cumplicidade com seus sequestradores que acabou por batizar um termo psicológico que se tornou comum em todo o mundo.


Nesse assalto, que durou do dia 23 a 28 de agosto de 1973, as vítimas normalmente defendiam os sequestradores, mesmo após os seis dias de sequestro terem chegado ao fim e apresentaram comportamento reservado durante os processos judiciais do caso. O termo foi assinalado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que auxiliou a polícia no período do assalto.

A síndrome de Estocolmo é um estado psicológico particular desenvolvida por uma vítima de sequestro.

As vítimas passam a identificar-se emocionalmente com os criminosos, inicialmente como modo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência por parte deles. Um mínimo gesto de gentileza dos raptores normalmente é ampliado, pois, do ponto de vista das vítimas, é extremamente difícil, ou até impossível, obter uma visão clara da realidade nessas situações e obter uma mensuração do perigo real. Deste modo, as tentativas de libertação são tidas como uma ameaça, pois a vítima pode correr o risco de ser magoada. É importante salientar que os sintomas resultam de um estresse físico e mental (emocional) extremo. O complexo e comportamento duplo de afetividade e ódio concomitantes junto aos raptores é considerado como uma estratégia de sobrevivência por parte dos reféns.

Como estratégia de sobrevivência, a mente humana é capaz de desenvolver anomalias incríveis. Ser sequestrado e se apaixonar pelo sequestrador não é só história de filme. Na Síndrome de Estocolmo o raptado passa a admirar e até mesmo amar a pessoa que a sequestrou, tudo como parte de uma doença desenvolvida por um transtorno mental.

O comportamento de pacientes com essa síndrome sugere um instinto de sobrevivência inconsciente, em um gesto desesperado de preservação pessoal. O problema costuma surgir em situações psicologicamente traumáticas e os efeitos, geralmente, são preservados e as vítimas continuam a defender e a gostar de seus raptores mesmo depois de escapar do cativeiro. Hoje, sabe-se que os sintomas da síndrome de Estocolmo surgiam no relacionamento entre senhor e escravo e nos campos de concentração na Alemanha. Também é possível identificá-los nos casos de esposas agredidas por seus maridos, que mesmo em uma situação de perigo e sofrimento continuam amando e admirando o companheiro.


domingo, 17 de maio de 2015

A química do beijo


Esse ato aparentemente simples, mas cheio de significado, desperta uma revolução de sentimentos e reações no organismo humano.
Ah, o beijo... Quem não se lembra do primeiro, quando descobriu os poderes encantadores desse ato aparentemente simples, mas tão cheio de significados? Quem nunca se emocionou com um beijo?
Sem essa demonstração de carinho é impossível namorar, amar.
Beijar é uma arte.
Existem poucos estudos científicos sobre o poder de um beijo...

 É através do beijo que o ser humano libera aquelas substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo! 
Aí vem aquele estado de leveza física .... Que envolve e enlouquece...
Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham juntos na liberação dessas substâncias, ocorrendo assim o que se chama de "química do beijo ", que vai ativar a libido e a produção da endorfina, substância que produz no corpo a sensação de leveza e de flutuação...

E se alguém tem dúvida de que essa sensação de excitação faz bem ao corpo e à mente é só levar em conta que ela ativa a produção dos hormônios e desperta o desejo, ingredientes essenciais à satisfação humana. 






Além da química, o beijo movimenta cerca de 29 músculos - 12 dos lábios e 17 da língua. Com um simples beijo é possível queimar de três a 12 calorias, dependendo da intensidade. 





Viu só como beijar é muuuuuitooooo bom!!! só não vale sair beijando qualquer um né! beijo bom mesmo é aquele envolto de muito carinho, de sentimentos verdadeiros e ... tudo mais que a imaginação permitir!










MUITOS BEIJOS!!!FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!!!