domingo, 6 de agosto de 2017
sábado, 15 de julho de 2017
LEITURAS DELICIOSAS PARA FÉRIAS DE JULHO Susete Mendes
As
férias chegaram...merecemos descansar a mente com algum livro que não seja
relacionado a escola ou trabalho. Por isso separei uma pequena lista com 4
livros maravilhosos para ler durante as férias. Espero que vocês gostem.
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VITTÓRIO O VAMPIRO |
Com
todos os encantos de seus palácios, bibliotecas, igrejas e museus, Florença – a
antiga capital da Toscana às margens do rio Arno – é o mais importante cenário
da história de Vittorio, que morreu para a existência humana aos 16 anos.
...
Gênero: Terror
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A CHAVE DE SARAH |
Um
livro emocionante do começo ao fim. Ele prende a atenção do leitor desde o começo,
com o misto de intriga e suspense e sentimos cada vez mais perto de Sarah.
Editora: SUMA
DE LETRAS BRASIL
Gênero: Romance
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A VIZINHA |
Numa
encantadora rua sem saída, numa próspera comunidade no entorno de Connecticut,
três casais, vivendo uma sólida relação, descobrem sua antiga harmonia desfeita
quando uma jovem e adorável vizinha, viúva há um ano e aparentemente
descomprometida, aparece grávida. Quem é o pai? Será um dos três maridos? Um a
um, os casais se retraem, fazendo uma avaliação de seus relacionamentos e das
lealdades que eram consideradas eternas.
Gênero: Romance
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0 REFÚGIO DO PRINCIPE |
Na
narrativa, o clima tenso da Segunda Guerra Mundial se espalha por toda a
Europa, obrigando a impulsiva inglesinha Tali a ir para um internato – o que a
deixa furiosa! Um colégio como esse só poderia ser um lugar sufocante, de gente
mal-humorada e que mal sabe sorrir. Esta pequena agitada, porém, estava muito
enganada. A escola de Delterton guardava muitas surpresas – como o teatro! –
que ela logo iria descobrir. Lá, ela conhece pessoas fantásticas, como Júlia,
uma menina tímida que guardava um grande segredo, Barney, um garoto de cabelos
rebeldes e dono de um exótico bicho de estimação, e o professor Matteo...
Autores: ANGELA
MELIM e Eva Ibbotson
Gênero: Romance
domingo, 9 de julho de 2017
RECONCILIAÇÃO - Susete Mendes
Se eu
confessar,
curar a minha alma,
curar a minha alma,
falar,
pensar,opinar
Recuperar
minha calma.
No confessar eu
poderia
desabafar e
revelar,
anonimamente
ou publicamente
os segredos
que só eu conheceria
Mas na
guerra da vida
meu estado
de defesa
não foi
capaz de neutralizar
A ameaça da
alma presa
Porque as
pessoas sabem
nos colocar
no nosso lugarzinho
nossas opiniões não cabem
É hora de
pensar sozinho...
Não é hora
de dizer as coisas
é perigoso
falar o que não está sendo dito
deixemos
nosso pensamento sob a loisa
Confessá-lo
poderá torna-lo maldito.
domingo, 25 de junho de 2017
Festa Junina 2017: relações alteritárias
Atualmente,
qual o verdadeiro significado da festa junina, nas escolas?
Nos
dias de hoje, esse cerimonial aponta, segundo penso, o antagonismo da
inauguração do novo em oposição a preservação de velhos costumes. Quando
vamos a Festa Junina comemoramos a
capacidade humana de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar, provocando
em nós, escolhas que superam as mudanças ocorridas nas posturas dos
indivíduos que vivem numa sociedade que coloca a impessoalidade como um
elemento que caracteriza os relacionamentos nos diferentes grupos sociais, seja
no campo ou na cidade.
Desse
modo, observei e achei muito interessante perceber como muitos elementos no
evento realizado na EMEF Professora Marili Dias, nos remete a esse antagonismo.
Desde a alimentação “típica” como: doces, salgados e bebidas, destacando-se
cereais (milho, arroz, amendoim) que são a base de maior parte das receitas
juninas, foram acrescentados ao cardápio “hot dog”, pastéis, bolo recheado com
cobertura de chantilly, churrasco no espetinho e bebidas como: refrigerante.
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brincadeiras tradicionais |
Enquanto
que às brincadeiras tradicionais, como: boca do palhaço, argola, pescaria,
acrescentou-se a “sala dos monstros”, ideia do professor Ricardo da disciplina
de matemática, abraçada com carinho e entusiasmo pelos colegas do Ensino
Fundamental II e alunos
deste mesmo segmento; aos instrumentos ( sanfona,
viola, tambores, triangulo, pandeiro, chocalho) uma sofisticada estrutura de som, operada pela
professora Daniela e os professores Miro e Luís com grande destreza.
Juntando-se as danças
tradicionais, como, as quadrilhas típicas, a coreografia cênica Lenda do Boi Bumba ,
tivemos a apresentação em Libras do Projeto da professora Aldimaria com a música
“Asa Branca”, mostrando não só novos hábitos, mas também o papel da escola
inclusiva e democrática.
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sala dos monstros |
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Professora Aldimaria (turma do Projeto Libras) |
Por meio destes diferentes elementos foi
promovido mais um encontro de nossa comunidade que comemora a alegria de seus
filhos e filhas que crescem e amadurecem dentro da nossa escola.
Neste meu singelo e sincero relato, quero
dizer que uma das coisas que mais me impressionaram nesta festa como
colaboradora e observadora, foi perceber a capacidade de nos organizar coletivamente,
inspirados com a partilha de experiências de cada um, com grande comprometimento
do grupo. Neste evento, criamos, questionamos, acordamos e nos divertimos,
produzindo práticas diferenciadas na construção da nossa festa e dos nossos
saberes! O Arraiá do Marili Dias realizado em 2017, teve como marca uma relação
alteritária, que amadurece a cada dia, transformando-nos em uma verdadeira
equipe. Assim sendo, a preparação da festa e a realização dela foi mais um
encontro importante entre educadores, educadoras, educandos e comunidade em
processo de libertação, onde a produção coletiva foi maior que o
simples somatório das contribuições individuais. Parabéns à
todos, educadores, educandos e comunidade!
Professora
Susete Mendes
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