sábado, 19 de setembro de 2015

Reflexão para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.


A Lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Os educadores devem ressaltar em suas aulas a influência da cultura afro-brasileira na formação da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos. Contudo, a inserção do estudo da cultura afro nas escolas públicas e privadas, precisa ir além do verniz “democracia racial”. Os projetos realizados nas escola têm sido em sua maioria apoiados numa África imaginária de discursos da vitimização da história escravocrata no Brasil colônia, outros intermediários que apontam um estudo supérfluo da culinária, das vestimentas, danças e religiosidade, porém a percepção da África envolta nas questões de “discriminação racial”, embora presente nos objetivos educacionais, não possuem ações pontuais em seus planos de ensino . Percebemos que nestes é ignorado o principal, pelo menos no meu olhar de educadora, que é o preconceito e discriminação racial latente que permeia o cotidiano das relações sociais dentro dos espaços educativos, situações de conflito, que podem ser uma oportunidade a mais para o processo ensino aprendizagem, acabam não sendo aproveitadas pelos educadores para ampliar seus horizontes, bem como de seus alunos na direção de uma postura tolerante, plural e multicultural.
Os projetos tem a intenção de cumprir a lei , mas, infelizmente continuam afônicos quanto aos estudos das africanidades, pois, apenas remoem o passado , e mostram o continente Africano como um lugar sagrado do passado , contribuindo pouco ou nada para a internalização do conhecimento e reconhecimento da influência da cultura afro  na sociedade brasileira.
Susete Mendes

sábado, 12 de setembro de 2015

BLOGS, um recurso midiatico na educação.



A linha de pesquisa em Informática e Mídias na Educação: Convergência Digital e Web 2.0 na escola, como área de estudo e investigação, apontou a necessidade de adaptar metodologias de ensino aprendizagem para reconstruir e ampliar as novas formas de comunicação e relações interpessoais na escola da sociedade do século XXI, por meio das TICs.

Este livro é resultado de um estudo sobre o uso dos Blogs como ferramenta pedagógica, que pode contribuir com a formação das novas gerações, auxiliando educadores com princípios e metodologias capaz de promover o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para melhor compreensão e enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo. As experiências com uso de Blogs em duas escolas públicas,  apresentadas  nesta obra ,poderão estimular a reflexão e a revisão da prática pedagógica nas instituições de ensino, podendo, suscitar o desejo de descobrir novas formas de ensinar e aprender, preparando professores e alunos para aquisição do conhecimento de forma interativa e colaborativa no espaço virtual.
Autora : Professora Susete Aparecida Rodrigues Mendes

Trabalho acadêmico publicado pela Editora NEA - Novas Edições Acadêmicas , estará a venda na estante virtual da editora a partir de 26 de setembro de 2015,

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

14 LIÇOES SOBRE O SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA

1. CAPITALISMO IDEAL - Você tem duas vacas. Vende uma e compra um touro.Eles se multiplicam, e a economia cresce.Você vende o rebanho e aposenta-se, rico!
2. CAPITALISMO AMERICANO - Você tem duas vacas.Vende uma e força a
outra a produzir o leite de quatro vacas. Fica surpreso quando ela morre.
3. CAPITALISMO JAPONÊS - Você tem duas vacas.Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca Normal e Produzam 20 vezes mais leite.Depois cria desenhinhos de vacas chamados Vaquimon e os vende para O mundo inteiro.
4. CAPITALISMO BRITÂNICO - Você tem duas vacas. As duas são loucas.
5. CAPITALISMO HOLANDÊS Você tem duas vacas.Elas vivem juntas, não gostam de touros e tudo bem.
6. CAPITALISMO ALEMÃO - Você tem duas vacas.Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de qualidade,Quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa.Mas o que você queria mesmo era criar porcos.
7. CAPITALISMO RUSSO - Você tem duas vacas.Conta-as e vê que tem 5
vacas.Conta de novo e vê que tem 42 vacas.Conta de novo e vê que tem 12 vacas.Você pára de contar e abre outra garrafa de vodca.
8. CAPITALISMO SUÍÇO - Você tem 500 vacas, mas nenhuma é sua.Você cobra para guardar a vaca dos outros.
9. CAPITALISMO ESPANHOL - Você tem muito orgulho de ter duas vacas.
10. CAPITALISMO PORTUGUÊS - Você tem duas vacas. E reclama porque seu rebanho não cresce...
11. CAPITALISMO HINDU - Você tem duas vacas.E ai de quem tocar nelas.
12. CAPITALISMO ARGENTINO - Você tem duas vacas.Você se esforça para ensinar as vacas a mugirem em inglês... As vacas morrem.Você entrega a carne delas para o churrasco de fim de ano ao FMI.
13. CAPITALISMO BRASILEIRO - Você tem duas vacas.Uma delas é roubada.O governo cria a CCPV - Contribuição Compulsória pela Posse de Vaca. Um fiscal vem e lhe autua, porque embora você tenha recolhido corretamente a CCPV, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais. A Receita Federal, por meio de dados também  presumidos do seu consumo: Leite, queijo, sapatos de couro, botões,presume que você tenha 200 vacas. E para se livrar da encrenca, você dá a vaca restante para o fiscal deixar por isso mesmo...
14. CAPITALISMO EIKE BATISTA - Você não tem nenhuma vaca. Vende para um fundo de pensão americano 30% da Centennial Cow LLC por US$1 bilhão de dólares, e compra 1 milhão de vacas por R$ 1.000 reais cada. Você contrata a melhor equipe de engenharia genética do país por US$ 5 milhões de dólares por ano, e estima que os netos das vacas valerão R$ 8.000 cada. Faz um business plan no melhor Power Point e vende 20% da COWX no maior IPO da história, por US$ 10 bilhões. No final você tem 56% da COWX, empresa que vale R$ 80 bilhões na Bovespa, já com a promessa de liderar a consolidação do mercado global de carne. Aparece entre os top 50 da Fortune e avisa Bill Gates que está chegando!

AUTOR: desconhecido