sábado, 23 de maio de 2015

As redes sociais nos transformaram em narcisistas? O que é uma " selfie " ?



O egoísmo é uma reação inevitável em plataformas sociais?

 Existe síndrome " selfie " ?
Auto fotografar-se, o ato de usar um smartphone ou mesmo uma webcam enquanto estamos comendo sushi no restaurante japonês favorito , quando compramos um carro novo, uma roupa nova, tudo é motivo para postar estas fotos na Rede Social.
Junto com os avanços da tecnologia e da ascensão das redes sociais, " selfies " é um auto retrato repetidamente na mesma posição e lançado quase que instantaneamente em seus perfis sociais. A partir dai, a  principal preocupação é quantos "likes" ou como " retweets " receberá a foto em questão . E se , além disso, dedicarmos um ou mais comentários , a popularidade aumenta , mais ainda .
" Selfie " o que você diz sobre suas fotos ?
Se você é fanático em compartilhar seu auto retrato ( selfie ) em redes sociais ou conhece alguém assim , esta informação que lhe interessa , como dizem os especialistas quando isso é feito repetidamente , está expressando certas necessidades ... O que você acha ?
Sob a hashtag (etiqueta) # eu ou #selfie , que muitas vezes acompanha a auto retratos , milhares de pessoas postam suas fotos em redes sociais; somente no Facebook é estimado  circular mais de 240 bilhões, mas por que fazer isso ? Os motivos variam :

  1. Para se divertir.
  2. Para mostrar realizações.
  3. Como mensagem para alguém.
  4. Para compartilhar momentos.
 
 

Uma análise descreve como o uso excessivo de Facebook e Twitter desperta o Narcisismo nos usuários. 
 Embora pareça só  uma moda , especialistas alertam sobre os seus efeitos.
Embora você não deva generalizar especialistas em psicologia alertam que expor excessivamente a vida pessoal, pode suscitar discussões como baixa autoestima, aqueles que procuram aprovação e aceitação dos outros.

Os sociólogos e psiquiatras concordam que as pessoas exibem apenas o que acham bonito exibir, construindo, assim, uma identidade  para a consideração, feedback e validação de outras pessoas.

Sendo assim, podemos considerar  a tendência Selfie como um ato de vaidade que indica narcisismo, ou , a falta de autoestima que resulta na necessidade de auto afirmação e construção de identidade.
Eu, eu, eu " parece ser o mantra de hoje. Será que vamos estar recebendo narcisista na cultura digital? Tirar uma foto de si mesmo , ocasionalmente, pode ser divertido se não levar a sério. No entanto, quando vemos pessoas tirando fotos a cada cinco minutos , em todas as poses e as circunstâncias possíveis para publicá-las em redes sociais e alterar o seu perfil todos os dias ,é algo preocupante...

Será  solidão , insegurança ,  vaidade ?

Bom, antes de postar suas fotos nas grandes redes como Facebook , seria conveniente pensar por que você faz ? , Você considera selfie ? , Você precisa de algum tipo de ajuda?




2 comentários:

Unknown disse...

William,Geison Colégio Estadual do Campo Maximiano Pfeffer

Nós gostamos do texto "as redes sociais nos transformaram em narcisistas? o que é uma "selfie"?"
porque ele explica muito bem sobre a síndrome de selfie etc.

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Willian Schade, me deixa feliz saber que o Clube da Leitura está contribuindo para ampliar seu conhecimento. Continue lendo...Seja muito bem vindo!!!!


Professora Susete Mendes