domingo, 30 de outubro de 2011

Dia do Saci - 31 /10 valorizando mais a cultura brasileira, diminuíndo a influência da cultura norte-americana em nosso país.


Dia do Saci
Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do
Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.






Quem é o saci



O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura
africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

LITERATURA FANTÁSTICA- Gênero preferido pelos adolescentes



O Fantástico é um gênero literário que invadiu o cinema, e que define narrativas ficcionais que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade. Ele agrupa três subgêneros: ficção científica, fantasia e o horror (ou Terror)
Definição
Tanto no cinema quanto na literatura o gênero fantástico possui as mesmas características.Mortos andando entre os vivos, monstros das mais variadas formas, árvores, pedras e animais que falam etc., são uns dos eventos que não pertencem à nossa realidade.





Os livros mais lidos pelos adolescentes na EMEF Professora Marili Dias
Harry Potter

Os livros de Harry Potter são uma série de aventuras fantásticas criadas pela escritora britânica J. K. Rowling. Os sete livros publicados venderam mais de 400 milhões de exemplares mundialmente e foram traduzidos em 67 idiomas.





Crepúsculo (Twilight, em inglês)



É um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando-se em perigo ao apaixonar-se por um vampiro: Edward Cullen.Gênero Fantástico.

sábado, 22 de outubro de 2011

HISTÓRIA, MÚSICA E DIVERSÃO NOS 1º E 2º ANOS EF I





LIVRO - FLOR DE MARAVILHA
Dim e Nice ilustram, divinamente, Flor de Maravilha de Flávio Paiva, numa combinação de cores, imagens, histórias e músicas. É uma surpresa em cada página. São vinte histórias acompanhadas de vinte cantigas (com partituras e tudo!) que falam do dia-a-dia das crianças, de suas brincadeiras, de suas amizades, das pessoas, de animais, enfim, um passeio pelas casas e quintais brasileiros. As histórias podem ser lidas pelos adultos e pelas crianças e as cantigas podem ser cantadas por todos.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES

• Ler as histórias em voz alta e cantar as músicas do CD.
• Pesquisar sobre o folclore.
• Pesquisar com os pais as brincadeiras da infância deles.
• Brincar com os brinquedos sugeridos nas histórias, tais como amarelinha e rói-rói.
NÓS BRINCAMOS COM NOSSO BOIZINHO E DESENHAMOS TAMBÉM.




Uma das histórias lidas e cantada pelas turminhas dos 1ºs e 2º anos - O BOIZINHO ENCANTADO









ENCONTRO POÉTICO NO EF I

Como mediar eficazmente a leitura de poesia na sala de aula?
Com base nessa pergunta e no desafio de aproximar o aluno leitor e a poesia, é que foi proposto pela Professora Aldimaria (4ª série C – EFI ) este Encontro Poético na Sala de Leitura da EMEF Professora Marili Dias.
Aos alunos foi proposto pesquisar uma poesia, registrá-la e compartilhar com seus colegas.



Objetivo geral:

Criar nos alunos uma familiaridade com a poesia, reconhecê-la e vivenciá-la como linguagem nas situações mais cotidianas.

Objetivos específicos:
• Sensibilizar o aluno para a recepção e exploração do texto poético em todas as suas potencialidades, por meio da leitura corpo a corpo com o poema;
• Promover a apropriação do texto poético, a partir da experiência estética;
• Contribuir para a formação de um leitor literário mais autônomo e mais humanizado;
• Divulgar a poesia, a partir da leitura de uma coletânea de poemas de diferentes poetas modernos e contemporâneos;
• Promover momentos de integração cultural,envolvendo a comunidade escolar.