quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Tecnologia e Exclusão Social














É impressionante como a tecnologia e o navegar na internet conseguem despertar a atenção e o interesse das crianças não importando sua condição social, seu conhecimento prévio ou seu estímulo. A prova disso está nesta experiencia realizada na Índia o qual um computador foi encaixado num muro que divide uma favela e a companhia a NIIT. (http://educaja.com.br/2010/11/buraco-no-muro.html/)


Tecnologia e Exclusão Social 
Por:  Professora Daniela Gissoni

Hoje, a Internet é utilizada com a finalidade também, de pesquisa e produção, e é neste sentido que essa ferramenta deve ser vista e utilizada como um instrumento de autoria com possibilidades de criação dessas produções pelos seus autores. “Entre várias transformações tecnológicas, o computador foi o mais comprado nas últimas décadas. Ele evolui a cada dia trazendo facilidades para adquirir informações em locais diferentes” (Paloma e Caíque da 7E)
Mas quem são os “autores”? Quem tem acesso a essa tecnologia?
Os alunos da EMEF Prof. Marili Dias sabem muito bem responder a essas perguntas. Em discussões durante as aulas refletiram sobre a questão da tecnologia e o problema da exclusão social. Durante as reflexões surgiram questionamentos bem interessantes como: “Agora o mundo tem muita tecnologia, mas não é acessível a todos” (Kennedy da 7E). “Entendemos que a tecnologia é para todos, mas poucos têm acesso a ela” (Fabrício, José e Igor da 6D). “A tecnologia está ficando muito avançada e nem todas as pessoas podem acompanhar por falta de dinheiro” (Emilly, Larissa e Iasmim da 6D)
Com o mesmo pensar sobre a inserção da tecnologia no mundo, na vida das pessoas, os alunos discutem relações, que essa mesma ferramenta se dispõe ao auxílio de tarefas, até mesmo simples, em seu cotidiano. É o que dizem os alunos da 8B (José Victor, Sabrina e Gabriela): “A tecnologia é boa, de uma certa forma, mas se for usada de uma maneira correta. Em nosso país as tecnologias não estão sendo “distribuídas” com igualdade, pois muitas pessoas não têm acesso, são excluídas por não terem como fazer uso delas”
Os problemas sociais que hoje afetam a maioria das sociedades globais poderiam ser minimizados com políticas públicas que, entre outros investimentos, viabilizam a socialização das informações, o investimento maciço no setor educacional público como forma de ascensão as possibilidades de articulações que são oferecidos pelos meios tecnológicos de informação e comunicação. Pois como afirmam as alunas Larissa, Ana Beatriz e Débora da 8C, “as faltas de acesso na sociedade incluem a baixa taxa de escolaridade, falta de telecomunicações em diversos locais, falta de “conteúdo”
adequado – o Inglês – já que é o idioma oficial da Web. Essa exclusão gera um desequilíbrio na sociedade.”
É o que relatam, também, os alunos da 8C (Bárbara, Emanoela e Ana Caroline) quando afirmam que “saber mexer em um computador hoje é mais do que importante. Como o mundo todo está interligado, o computador é a ferramenta mais usada”.
E você? O que pensa?

129 comentários:

Brunno Rybero disse...

Gostei do seu site. Aproveite e anuncie grátis no http://tbrasil.net

Valeu!

Charlles disse...

Eu acho que a tecnolgia deveria ser pra todos ...

Gustavo disse...

eu gostei muito desse testo é interesante

ana carolina 8ª disse...

a tecnoligia vem crescendo sim por daqui algumas decadas nos trabalhadores estaremos sendo trocados por robôs e ninguem tera mais trabalho para sustentar a sua familía

Hortencia e Leticia disse...

A tecnologia está mesmo muito avançada,mas tem um porém quase ninguém tem acesso a ela.quase ninguem de quem eu falo é a população pobre(sem dinheiro para comprar um computador ou pagar internet).bjs da Leh e da Hor.

josef ewellington 7ªc disse...

nós achamos esse texto muito interessante,e gostariamos que a tecnologia fosse para todos

Evne , Jessica & Larissa 7°D disse...

O texto é muito interresante , pois podemos ver que a tecnologia esta muito avançada & isso exclui as pessoas porq elas não tem dinheiro pra comprar , principalmente os pobres ! ><

Danielle e Maria Thayná 8ºA disse...

Nos achamos que a tecnologia é importante, contudo ainda exclui muitas pessoas. Muitos ainda não possuem dinheiro pra comprar um celular.

Vinicius 8°A disse...

Muitos alunos usam Lan house, porque seus pais não tem dinheiro pra pagar internet ou comprar computador. Acho isso muito ruim pois, se a tecnologia existe e facilita a nossa vida, deveria ser pra todos. Vinicius 8°A

caíque e wendel 8ªa disse...

“saber mexer em um computador hoje é mais do que importante". Como o mundo todo está interligado, o computador é a ferramenta mais utilizada pela sociedade mundial.

bruna e gabriela 8a disse...

Infelizmente nem todos nós podemos ter acesso a internet em casa, pois nossos pais não tem condições de pagar internet e muitos de nós sentimo-nos exluidos.

Lillian 7*D disse...

eu acho que muitas pessoas estão sendo excluida, por que nem todo mundo tem acesso a Internet em casa

Jonatan e Joao henrique 8a disse...

o computador é a ferramenta mais usada hoje e talvez a mais importante no mundo , desde que tenha acesso a internet...

David, Débora e Mauricio - 8°A disse...

A tecnologia vem aumentando cada vez mais só que por motivos sócio economicos não alcançou a população mais carente. Tirando o acesso à internet para pesquisas,acesso aos melhores aparelhos em hospitais, escolas. Muitos sabem como utilizar a internet mais não tem acesso à ela. Em alguns bairros de periferia existem poucas lan house, e as escolas tem laboratório de informática com poucas máquinas em condições de uso ( falta manutenção do governo) além disso a velocidade da internet não é de boa qualidade para que todos os alunos utilizem. David, Débora e Mauricio - 8°A

Matheus disse...

Eu concordo com esses comentarios de cada aluno do Marili acho que cada um tem o direito do acesso a internet mais nem todos tem condiçoes né!!!

Willian disse...

muitas pessoas não tem acesso a internet e outras tecnologias

Renato, Alex, Tiago e Thainá disse...

A tecnologia é super importante no dia-a-dia das pessoas independente de sua classe social, porém nem todas tem acesso a ela o que é extremamente inaceitável. Num país como o Brasil, grande e com capacidade de crescer ainda mais com esforços do povo, não é possível que não se tenha internet acessível para todos e sem falar na tecnologia que realmente necessitamos como em hospitais e outros locais indispensáveis.

sara e vitoria 8ªA disse...

Muitas pessoas hoje em dia estão morrendo por falta de tecnologia nos hospitais. E a falta de tecnologia nas escolas públicas ainda é um grande problema para alcançarmos uma educação de qualidade, além disso pessoas de baixa renda sem acesso a tecnologia, não sabem o que acontece no mundo.

Miquéias disse...

A tecnologia ajuda pessoas , sem dúvidas, contudo,em alguns casos pessoas sem recursos não têm nenhum acesso a internet dentre outras tecnologias de ponta utilizadas na área da saúde , educação e segurança.

silmara 7°C disse...

gostei bastante do texto , è bem interessante

gustavo,ivan thiago 7°c disse...

nos achamos que a tecnologia tinha que ser para todos.

Daniel e Arthur 7C disse...

A tecnologia e muito importante nos dias de hoje e quase todos nós precisamos dela pra tudo( estudar, trabalhar, etc)

douglas carvalho 7c disse...

Achei o texto interessante.

Wallas disse...

Nem todos tem acesso a internet porque em nosso país este ainda é um serviço muito caro e ineficiente.

Everton 7c disse...

Hoje em dia ninguém mais convive sem internet, a maioria frequenta sites de relacionamentos, como o facebook, por exemplo.

ana gabrielle luis claudio 7°c disse...

Eu acho que e um absurdo o fato de muitos poderem até ter um computador, mas tem muitas pessoas que não tem dinheiro nem pra colocar internet no computador ou moram em regiões onde ainda não está mais conseguindo disponilibidade de acesso, como o bairro que nós moramos por exemplo, tem gente que fica quase um ano pra conseguir um linha de telefone, dirá acesso a net .

Amanda 7c disse...

Hoje o mundo gira em torno da tecnologia,sem ela as coisas acabam ficando mais difíceis como:fazer compras, viajar, se comunicar e etc.

fabricio , daniel 7c disse...

entendemos que quase ninguém tem condições para acessar a tecnologia por muita falta de dinheiro.

beatriz 7° C disse...

Achei o texto interessante e critico, também acho que a tecnologia deve ser para todos ,pois aqueles que são mais pobres não podem ao menos acessar a internet .

Bianca de Souza 7ºC disse...

Hoje em dia a tecnologia está presente em tudo: no trabalho,na escola,e em casa etc. mas existe a "exclusão social"junto a tecnologia porque grande parte da população que não tem condições sequer para comprar um celular, pois a prioridade de muitas famílias é alimentação e moradia,e isso afeta muito a nossa sociedade de hoje

Leticia,Vitoria e Daniel 7°D disse...

O texto trata da realidade de nosso País! Muito interessante!

geisele e tatiane 7 D disse...

Muitas pessoas não têm acesso a tecnologia .Muitos desejam ter um computador, mas, nem sempre tem condições, a cada dia que passa a pobreza aumenta.

Jeferson,Marcelo,Daniel,Kauan 7D disse...

O ACESSO A TECNOLIGIA ESTA MESMO MUITO CARO, INFELIZMENTE, AINDA A MAIORIA DA POPULAÇÃO É EXLUÍDA.

lucas costa . nayara da conceição 7ªD disse...


Não são todos que tem acesso a internet ,e a outros tipos de eletrônicos.

samuel, felipe e william disse...

A tecnologia esta evoluindo a cada dia que passa ,contudo, o acesso a ela ainda é só para os ricos que tem dinheiro e podem adquiri-la, enquanto os pobres ficam excluídos deste progresso.

thaly e bah 7°D disse...

A tecnologia está de fato muito avançada, porém,é preciso refletirmos sobre o problema da parcela da população que não tem condições de acesso.

anthony e camila 7D disse...

Em nosso país a tecnologia avança a cada dia, contudo, grande maioria da sociedade fica excluída desse desenvolvimento tecnológico.

Juliana 7ºD disse...

A tecnologia é muito importante para mim. Hoje não vivemos sem ela.Os aparelhos como: celular, notbook,netbook,tablet, xbox,TV a cabo; internet, pen drive e outros eletrônicos são parte de nosso dia a dia, mas como diz o texto, parte da vida de poucos brasileiros, pois a maioria ainda é excluído.

Wendell 7ªD disse...

Muitas pessoas não tem acesso a internet e muitos de nós ainda não conseguimos perceber esse problema e acabamos aceitando a exclusão como algo normal! Wendell 7ªD

beatriz m. silva 7°C disse...

Sobre a tecnologia do nosso país,posso dizer que avançou e está avançando muito, contudo a classe social mais pobre ainda é excluida.

atila 7ºC disse...

O que eu acho? Eu acho que todos temos que ter acesso ao desenvolvimento da Tecnologia, só assim teremos qualidade de vida.

natan chaves e jucimario disse...

achei muito triste aquelas pessoas sem familia e sem moradia

Gabriela, Leticia e Noemi da 6ªA disse...

o que nós achamos ???
nos achamos q todos merecem ter acesso as tecnologias
pois todos nós somos iguais!!!

Evellyn, Jacqueline, Jayne, Jhenifer ( 6°A) disse...

A tecnologia está avançando, mas as maiorias das pessoas não podem acompanhar esse avanço e estão ficando para trás, isto porque não possuem condições financeiras para apropriar-se da tecnologia. Hoje em qualquer lugar e necessário o uso da internet até mesmo para arrumar empregos. ESSA É NOSSA OPNIÃO!

Jenny Ketlin; maria julia ,nayara christina; raquel 6 série A disse...

Através da leitura deste texto podemos perceber as situação precária de grande parte da população que não tem acesso as tecnologias.

Cinthia e Stephany 6a disse...

A internet é bem popular para todas as idades, mas nem todos tem condições de ter.

diego bernardo thiago disse...

A tecnologia avançada facilita a vida de todos. Através da internet podemos acessar redes sociais e também conseguir um emprego.

Jenny Ketlin; maria julia ,nayara christina; raquel 6 série A disse...

A postagem mostra-nos um pouco da realidade das pessoas que estão excluídas numa sociedade , onde existe alta tecnologia, porém só para alguns.

natan,evanilton 6a disse...

Temos que saber usar a internet e pensar no que realmente podemos postar.
O uso da internet exige responsabilidade e respeito pelo próximo.

matheus rocha,felipe,guilherme 6a disse...

Eu acho que temos que ter acesso a internet e a novas tecnologia avançadas

natali,beatriz ,leticia disse...

Realmente a tecnologia está muito avançada e muitas pessoas não podem tê-la porque não possui condições financeiras.

:nathalia nogueira barreiros e carolina silva de carvalho, serie:7a disse...

A tecnologia é muito boa,e facilita muito nossa vida,mas temos que saber usá-la da forma correta,e temos que ter consciência do que vamos colocar ou postar .

Bianca Pires e Catharina 7ºA disse...

A tecnologia hoje em dia esta muito avançada, mas infelizmente nem todos tem condição de tê-la...

lucas r,fabio,alex 7-A disse...


Nós achamos que nem todo mundo tem acesso a tecnologia pela falta de condição de comprar.

THAIS M ,JESLEY S. 7ºA disse...

ADORAMOS O ASSUNTO DO TEXTO HOJE EM DIA É MUITO BOM FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO COM OS ADOLESCENTES,JÁ QUE MUITOS SÓ UTILIZAM TECNOLOGIA PARA COISAS DESNECESSÁRIAS.

daniel , leonardo e felipe da 7A disse...

A tecnologia nos possibilita fazer coisas boas e importantes para adquirir conhecimento.

LUANA,KAROLAYNE E TIFANY 7ªA disse...

NÓS ACHAMOS QUE A TECNOLOGIA É BOA E A CADA ANO MAIS AVANÇADA, POREM NEM TODOS PODEM TER ACESSO

alexandre,lucas,elvis 7a disse...


Todo o desenvolvimento tecnológico ( meios de comunicação, segurança, saúde, transporte, etc, contribui muito para melhorar a qualidade de vida de uma sociedade, contudo, percebemos que em alguns países existe a exclusão da classe social mais carente.

vinicius leandro 7°a disse...

Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia.Quase tudo que vamos fazer , precisamos de usar a internet, inclusive é nossa grande aliada nos trabalhos de pesquisa escolar.

Sara, Bianca e Vanessa 7ºA disse...

Nós achamos que através do uso da internet na escola, nós alunos, temos uma oportunidade de conhecer o mundo afora,contudo, muitas pessoas não tem este privilégio.

Professora Suse Mendes - POSL disse...

É necessário avaliarmos o que significa avanço tecnológico e evolução humana, numa sociedade, onde temos de um lado as grandes empresas providas de alta tecnologia e do outro deficientes dormindo na calçada, pessoas pedindo esmolas na rua, comendo lixo e filas em hospitais onde seres humanos morrem por falta de uma estrutura adequada de atendimento, que vai desde profissionais mal preparados até falta de equipamentos ou mesmo manutenção destes. Refletir sobre o “muro” que separa o desenvolvimento tecnológico em uma sociedade onde a maioria da população não vive com dignidade, onde indivíduos desta parcela da sociedade não se sentem pertencente de um grupo de convívio, não possuem trabalho ou tarefa socialmente reconhecida sob a forma de emprego remunerado ou trabalho voluntário , impedidos de desenvolver e assumir sua capacidade criadora e a concretização de seus projetos pela falta de acesso a informação , necessária para ingerir a sociedade na qual ele vive.

Romildo Pires Mendes Filho disse...

É também, motivo preocupante e de análise a quantidade de lixo tecnológico produzido, em detrimento de uma explicita exclusão social, mostrando uma situação contraditória aos problemas apontados anteriormente. Uma das fotos que ilustra o texto nos mostra montanhas de equipamentos eletrônicos lançados ao lixo diariamente que infelizmente nos faz enxergar como resultado de uma sociedade caracterizada pelo consumo massivo de bens e serviços como forma de integração social.

JOAO E JOSAIAS 6B disse...

COM A TECNOLOGIA AVANÇANDO, AS PESSOAS ESTAO SENDO ''EXCLUIDAS'' DOS TRABALHOS POR CONTA DISSO PESSOAS SOFREM COM FOME E SEM TRABALHO,PODEMOS FALAR EXEMPLO NA AGRICULTURA COM OS PRODUTOS NOVOS QUE ESTAO SENDO ABSORVIDOS,COMO MAQUINAS QUE PLANTAM,CULTIVAM,ARAM. BOM É ISSO QUE EU ACHO

Igor e Guilherme 6b disse...

Eu acho que a tecnologia poderia ser usada por todos.

Kaique Thales e Marcelo disse...

Gostamos da leitura do texto e achamos interessante ,queríamos que tecnologia fosse para todos

Pedro,Paulo,Samuel 6B disse...

É interessante saber sobre os avanços da tecnologia,mas que pena que nem todos podem ter acesso!.

NANCY,SUZANA e LUANA COSTA ¨6ºB disse...

A tecnologia deveria ser para todos, mas, que façamos bom uso, devemos ter um uso mais adequado.

Maria6b disse...

O texto é muito importante, pois mostra, o quanto precisamos aprender para não sermos excluídos.

Milena e Aquila 6b disse...

Nós achamos que todos precisam de ter um computador com acesso a internet.

Ariane,Yasmim e Tamires 6B disse...

Gabriela,Letícia e Noemi a tecnologia não é só boa como também é necessária para o mundo inteiro mas existem pessoas que ainda não tiveram acesso a quase nenhuma tecnologia.

Ariane,Yasmim e Tamires 6B disse...

Matheus,Felipe e Guilherme não é só nos que devemos ter a tecnologia avançada, como não é só eu que posso ter e como não é você que pode ter , deveria o mundo inteiro ter a tecnologia avançada ,mas, infelizmente algumas pessoas não tem essa oportunidade.

Itala Nayara disse...

O Brasil sofre muito com a exclusão social mas todos sabemos que podemos mudar isso.

Alyne , Gabriela , Gabriel & Thalia 8ªD disse...

O texto e muito bom ! A tecnologia esta muito avançada e todos nós precisamos usar.

Jaquecele Brito e Larissa Machado (8°D) disse...

A situação que a maioria da população vive é precária; vemos que não há preocupação , para com as pessoas mais carentes . O relatado no texto mostra que não há tecnologia para todas as pessoas e que a e exclusão é muito maior do que pensamos.

Gabriel e Hugo disse...

Eu gostei de ler esse texto.

Brendon,Matheus,Marcos 7b disse...

Legal !

Reginaldo e Diogo disse...

Nós achamos o texto muito legal pra ler, ficou muito bom. Obrigada professora por mostrar nossa opinião.

Paloma Conrado 7B e Aline Lopes 7B disse...

A população esta aumentando e os problemas globais também ! e a tecnologia , é pra quem?

Allan, Kaue 7b disse...

Hoje em dia a tecnologia e muito usada no MUNDO.Gostamos de fazer esse trabalho que a professora Daniela passou .

Anônimo disse...

Achei muito interessante os computadores no buraco do muro da empresa,è uma boa iniciativa para a inclusão.

Lucas s. Robson f. Rodrigo w. 7ºb disse...

A tecnologia deveria ser para todos.

Marinara O. e Jessica C 7 ano b disse...

Concordo Gustavo a tecnologia deveria ser para todos mas quase nenhuma pessoa tem acesso a internet e a outras tecnologias

Matheus A. Ana Paula 7°B disse...

Nós concordamos com vocês.

Ana Carolina, Jéssica Gomes, Everton Lucas e Rebeca disse...

O texto relata a realidade do mundo em que vivemos hoje. Um mundo com muita desigualdade.

Yasmin dos Santo n32 e Leticia n35 7b disse...

Eu adorei o texto e achei muito interessante.

CAROLAYNE E FERNANDA 7°B disse...

Nós achamos que todos temos direito a tecnologia e o acesso a Internet é muito importante, porque ensina coisas boas.

Mateus e Ewerton disse...

Aqui tem muitos comentários interessantes de alunos. Eu gostei muito de saber como a tecnologia cresceu e ficou mais desenvolvida, a tecnologia facilitou muito a vida das pessoas e muitas escola ficaram mais atrativas por causa do uso da internet, pois deram muitas ideias para os alunos.

Raquel Amorim e Vitoria Andrade disse...

[...] Pena que nem todos podem,pois não tem condições e nem recursos para usufruir de todo o bem que a Tecnologia oferece!!! e

kennedy da Silva Araujo e Fabiano da Silva Junior disse...

Adoramos ver nossa opinião publicada no texto kkk asss kennedy e Fabiano


Thaina, e, Anelize ,Thais,Sarah7e disse...

Eu acho que vocês tem razão,quase ninguém tem acesso a internet e computadores porque custam muito caro e maioria não tem dinheiro pra comprar.


Jennifer,Thamires 7E disse...

Atualmente, a maioria das pessoas tem internet e computadores em casa,mas ainda existem muitos excluídos .

Beatriz,Caíque 7°E disse...

A tecnologia nos dias de hoje evoluiu muito, a cada dia fica mais fácil nos comunicar com pessoas distantes e isso ajuda bastante.

Dhanikelen,Juliana e Beatriz 7e disse...

Hoje a tecnologia esta muito avançada mais não são todas as pessoas que tem acesso,e sabem usa-la.

Natan e Sebastião (8°D) disse...

Concordamos com voce Beatriz!

Thalita Monteiro 6ª B disse...

Concordo com vocês!Muito legal, saber que a tecnologia faz parte de nossas vidas .

Lucas , Thiago , Vitor . 6°B disse...

Concordamos com vocês!


Laiane 7ªE disse...

Olá! Sou Laiane do 7ªE neste semestre estamos focados na tecnologia um assunto que mobilizou a escola e todos se interessaram. A tecnologia quanto mais evolui mais quer evoluir não tem fim.Algumas pessoas dizem que a tecnologia pode ser boa e outras que pode não ser , mas a tecnologia pode ajudar, basta que as pessoas tenham acesso. Existem algumas tecnologias , como internet, rádio, celular que usadas em excesso desliga as pessoas de um mundo real e os leva para um mundo próprio e solitário, mas, sabendo usar , facilita muito a vida das pessoas, por exemplo, acesso a internet, cegos, senhores de idade, donas de casa, podem fazer compras, pagar contas, marcar consulta médica, etc., enquanto jovens e estudantes podem fazer pesquisas escolares , cursos,testes,enviar currículo, agendar entrevistas de emprego,trocar ideias e conhecimento e até se divertir. Eu como moradora do Bairro Morro Doce e como pessoa que procura saber das coisas ,vejo claramente que a tecnologia , embora seja muito importante pra todos, em nosso país e em alguns outros mais países pobres,é mais para aqueles que quem tem melhores condições de vida e dinheiro.

renan disse...

Eu também concordo, com isso a tecnologia devia ser para todas as pessoas

Juliana, Jessica, Alice, Suzana, Camile 8ªB disse...

E é por esses excluidos que temos que lutar, para que haja igualdade para todos, e que acabe a exclusão em nosso país!

Aline e Salete 8°B disse...

É isso aí,concordamos com você,porque hoje em dia ninguém tem que ser melhor que ninguém !!!

emanuela e josiane disse...

tambem acho , acho que os recursos deveriam ser para todos e não para apenas alguns...;

lucas e samuel disse...

e verdade, tambem tenho um primo que numca viu um pc na vida acredita nisso

Joao Vitor 8C disse...

hoje em dia muitas pessoas podem usar a internet mais tambem muitas pessoas nao podem usar porque nao tem condicoes financeiras

Demison e Jefferson disse...

eu acho que ninguem deveria ser excluido da tecnologia

Gaziola 8 º C disse...

Pois é,ainda hoje existem pessoas que não sabem o que falar e ficam brincando com a cara das pessoas.Pessoas que não tem internet, também é ser humano e nem por isso devem ser ridicularizado por uma coisa tão comum.

Irys e Dâmaris 8ºc disse...

concordo, mais ninguém tem dinheiro suficiente para estar atualizado no tempo de hoje!!!!


Luana pereira, Maria Fabiola.. disse...

Esse texto não é como os outros ele fala sobre a exclusão social que a tecnologia provoca, a desigualdade de classes.Nem todos tem as condições de ter acesso a tecnologia!!!!!!!

Dayane e Jackeline disse...

Concordamos, pois ainda existem pessoas que não tem condições de comprar um celular, muito menos comprar um computador. Essas pessoas sentem-se excluídas por não ter condições de comprar.

Regiane 8ºb disse...

Se a tecnologia fosse para todos,mesmo pra aqueles menos favorecidos, seria ótimo,pois assim todos teriam acesso a informações e conhecimento e quem sabe também um emprego para ter um pão com café para comer e conquistar seu espaço na Sociedade.

Sabrina & Késia disse...

Que bom que você achou o texto interessante ! Porém,você deveria dar um pouco mais sua opinião , e falar sobre o que você acha que deve melhorar para que todos possam ter acesso a tecnologia .

Amanda, Leticia 8°B disse...

A tecnologia deveria ser para todos, o problema a FAO... a falta de dinheiro. rsrs (Brincks) Enfim.. A tecnologia esta avançando cada vez mais no Brasil.. E as maquinas estão começando a substituir as pessoas.. e as deixando sem emprego..

matheus, josé 8ºb disse...

Errado !mesmo que você consiga arrumar um emprego e não se atualizar e desenvolver outras habilidades com certeza uma maquina ou ,quer dizer, as tecnologias vão estar te substituindo

Anônimo disse...

é verdade, e muito interessante esse texto e nos percebemos que há muita tecnologia e ao mesmo tempo há mais exclusão.

Unknown disse...

Olá Professora, nas minhas buscas na net por blog que apresentem bons conteúdos sobre educação, esbarrei neste espaço acolhedor e informativo. Sendo assim, gostaria de convidar de forma especial, todos os Educadores que seguem e/ou visitam este blog a conhecer o projeto EUCADORES MULTIPLICADORES para divulgar seu blog.

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

Visitem também: http://www.marquecomx.com.br/

Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
Professora, conto com sua participação especial neste novo projeto!
Parabéns pelos textos.
Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

guilherme e vitor disse...

é mesmo muitas pessoas tem a acesso a
internet

Débora , Sara, Tiago e Vitória - 8°A disse...

Se você realmente leu o texto e vem trabalhando sobre ele, deveria explicar o que você achou de interessante porque por enquanto a falta de tecnologia não é interessante
à ninguém. Famílias perdendo pessoas que amam em hospitais , crianças e jovens sem acesso à internet....
Então o que você achou de interessante nisso ???

bruno s. e maurício s. aki é o NAZA da Z/O disse...

realmente...infelizmente é a nossa realidade nos dias de hoje,porque nem todos podem acompanhar o progresso da tecnologia,que se renova á cada dia!!

Danielle e Maria Thayná 8ºA disse...

Nós também concordamos por que nem todo mundo pode comprar um celular,por exemplo mas não adianta excluir a pessoa so por que ela não tem dinheiro para comprar algo da tecnologia.

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Daniele e Maria Thainá,

Vocês estão equivocadas, quanto a "excluir a pessoa só porque ela não tem dinheiro pra comprar algo da tecnologia", na verdade a exclusão é social ( referente sociedade )e a tecnologia são todos os avanços tecnológicos de todas as áreas (saúde, educação, segurança, transporte, etc.) não é só celular e internet. Por exemplo: em alguns hospitais públicos, aparelhos importantes e modernos para salvar vidas são inexistentes ou não funcionam, outro exemplo, em alguns bairros periféricos, não existe um caixa eletrônico ( banco) para fazer transações simples de saques e pagamentos de contas, ou ainda, falta de serviço de banda larga para acessar internet, pois sabemos que tanto o computador quanto o celular , hoje são aparelhos relativamente baratos e acessíveis, mas não tem serventia nenhuma se não possuem acesso ( celular/sinal- PC/internet), ou então, uma educação de baixa qualidade/ou falta desta,impedindo que parcela da população consiga um espaço no mercado de trabalho( mão de obra especializada)gerando desempregos ou subempregos, que consequentemente gera baixo ou nenhum poder aquisitivo. Todos estes problemas acabam interferindo na qualidade de vida de um determinado grupo e a exclusão social acaba acontecendo nas sociedades onde o avanço tecnológico está disponível apenas para uma parcela privilegiada da população.

Denilson Pereira Gomes disse...

a exclusão social só existe porque o povo como um todo se exclui. o povo não quer ter responsabilidade com nada. vejo isso no meu local de trabalho, pessoas que se escondem de tarefas que são complicadas, deixando para outras, aquilo que deveria ser concluido por ele ou ela. assim é em todas as áreas da vida cotidiana, agora, quando se fala em ir para as baladas, o papo é : "tô dentro". ter conhecimento das coisas, poucos querem, dai vem a tal exclusão social que o próprio camarada criou para si.

Denilson Pereira Gomes disse...

a exclusão social é meramente causada pelo pelo excluido, esse geralmente, não quer comprometimento com nada, prefere que tudo caia do céu. ora! se eu não quero ser mendigo, tenho que fazer algo que mude essa condição. disse uma vez Geraldo Vandré : " quem sabe faz a hora. não espera acontecer..." mas o povo prefere. "... a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores e o mesmo jardim."

joão pedro 7ºc disse...

eu acho que tecnologia tem de sobra mas nem todo mundo teve oportunidade de estudos por falta de dinheiro e de recursos disponiveis

bianca.g stephanie 7ºc disse...

eu achei interesante o texto da tecnologia

Larissa Pereira e Emilly 6°D disse...

É a tecnologia esta muito avançada mas temos que ter cuidado e responsabilidade quando estivermos usando-a!Pois tem muitas coisas que nao prestam.

Daniel ,Jeffrey,Lucas 6°D disse...



As tecnologias estão avançando muito em nosso país e cada vez mais útil para todos nós.




às

Bruno 6 D disse...

Eu achei o texto bastante interessante, pois, através da leitura dele pude entender um pouco sobre o problema do avanço tecnológico, que na verdade deveria ser uma solução.

Dayana , Amanda e Karen disse...


Muito importante e interessante aprender sobre o desenvolvimento tecnológico e sua influência na sociedade.

kelly,larissa v.,josé disse...



a exclusão social atinge os pobres e exclue as pessoas de baixa qualificação profissional.