quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITOR


Uma forma de estimular a criança a interagir com a leitura é fazer com que dramatize a história. A criança pode fingir que é um ator e que precisa ensaiar uma peça de teatro na qual será o protagonista.
Assim, antes de começar a ler , ele poderá se divertir muito caracterizando o personagem com um traje especial ou uma maquiagem. Em nossos encontros semanais no clube da leitura da EMEF Professora Marili Dias, as personagens parecem vivas, elas saltam das histórias , desfilam e brincam pela sala de leitura.

O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem.
No texto, o leitor tem dois papéis: o papel individual e o papel coletivo. Interagir com o seu personagem e ao mesmo tempo interagir com o grupo.“Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo. ” (Amarilha, 1997: 88)
Sobre a concepção da figura do livro como brinquedo, acredita-se que esta visão só vem a contribuir na formação de um futuro leitor, Cunha (1997: 29) afirma que:

“Objetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.”


Amarilha (1997: 27) afirma que:


“Ao transformar essas imagens em expressão, pela linguagem verbal, entra na composição literária o elemento prazeroso. Esse componente gerador de prazer advém sobretudo da natureza lúdica da linguagem.”



Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.




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