sábado, 3 de setembro de 2016

FILME Good Bye, Lenin Adeus Lenin



O leitor seja ele literário e/ou fílmico, percebe de forma diferente uma mesma história, já que cada veículo comunicador da história trabalha com signos diferentes. É interessante retratar que a pessoa que lê e assiste um filme passa por dois processos distintos de leitura, onde a ordem altera a sua concepção. A toda a técnica utilizada por cada um dos processos de construção de linguagem e as diferentes formas em que esses signos podem ser percebidos foi que se destinou a inserção de resenhas de filmes neste espaço de leitura. Nossa colaboradora Laiane Barros , estudante do 3º ano do  Ensino Médio, ex aluna da EMEF Profª Marili Dias, nos enviou esta resenha para publicação no Clube da Leitura. (Suse Mendes) Espero que vocês gostem.


F ICHA TÉCNICA
Diretor: Wolf Becker
Ano de lançamento: 25 de Dezembro de 2003
País: Alemanha

Título original: Good Bye, Lenin Adeus Lenin




                    A produção tem uma identidade familiar e divertida, não deixando de lado sua crítica a ambos os sistemas, no socialismo quando não se há liberdade de expressão e, no capitalismo a falsa ideia de liberdade – esta que exige poder aquisitivo-. O longa ainda revela que apesar do entusiasmo com um novo sistema aparentemente melhor, também a desemprego, desumanização e uma serie de negativos associados ao capitalismo.         
         A história em que o filme se desenvolve é sem dúvidas muito bem construída, onde uma mãe ao ver o filho -Lenin- contra o sistema socialista, acaba desenvolvendo problemas de saúde, ficando em coma durante a queda do socialismo. Lenin recebe ordens médicas de que sua mãe não poderia sofrer grandes emoções, o filho então conclui que revelar a verdade sobre o fim de seu amado partido não seria adequado.
          O que o torna o interessante além de toda a história, são os feitos e as artimanhas utilizadas para privar a mãe do atual formato político da Alemanha Oriental, Lenin fica tão envolvido e motivado em sustentar este mundo fictício que cria um jornal com assuntos da antiga Alemanha, tal tarefa se torna mais fácil pelo fato de um amigo de trabalho muito habilidoso com técnicas de vídeo e filmagens, o ajuda na criação das fitas. Logo, Lenin e sua família vivem bilateralmente o “sócio capitalismo”.
          Logo, Adeus, Lenin! É uma produção repleta de momentos importantes na construção do novo formato de regime político, oferecendo uma história totalmente envolvente e com um roteiro riquíssimo. Vale a pena selecionar um dia para embarcar nessa envolvente história. 


 
Laiane Barros, nascida em São Paulo, fevereiro de 1999. Estudou na EMEF Professora Marili Dias , atualmente está cursando o 3º ano do ensino médio na EE José Monteiro Boa Nova.
Quando era aluna na EMEF Professora Marili Dias, participou do Projeto Escola em Movimento, nas oficinas do Clube da Leitura e foi a narradora do Curta Metragem (roteiro adaptado da obra “Venha ver o pôr do sol” de Lygia Fagundes Teles) produzido por alunos e professores. Quando começou no Clube da Leitura, com  apenas 12 anos de idade, depois de ler um dos livros da série Harry Potter, de Joanne Kathleen Rowling comentou o seguinte:
Professora, como esta escritora é encantadora, quando li esta história do Harry Potter, consegui ouvir o “barulhinho do trem andando nos trilhos”.
Deste dia em diante eu já sabia que ela seria uma grande leitora.

Nenhum comentário: