sábado, 30 de abril de 2011

UMA INCRIVEL POÇÃO MAGICA E AS TRÊS PARTES - ensinando geometria - EFI 1º e 2º ano

 AS TRES PARTES
Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela. Leia o livro para descobrir que desejo era esse. Depois, você pode fazer peças iguais às da história, criar suas próprias figuras e se divertir um bocado.


Proposta de atividades:
  • Solicitar que os alunos reescrevam a história conforme quiserem. Para tal, retirar dos slides a parte escrita.
  •  Trabalhar perímetro, área, total de figuras, dobraduras para construção de figuras semelhantes, quantidade de cada tipo de figura (quadrado, triângulo, círculo). Solicitar que registrem no caderno todas as atividades.


 UMA INCRIVEL POÇÃO MÁGICA
 Bruxa Vanda tinha um sonho: poder ficar em casa sem fazer nada, sem mover um só dedo. Para isso elaborou uma poção mágica com a qual conseguiria realizar seus desejos e inclusive transformar objetos de diferentes formas geométricas em qualquer outra coisa.

















Possibilidades de Trabalho:

  • Utilizar blocos de madeira geométricos para construir diferentes objetos.
  • Recortar círculos, triangulos e retangulos para realizar colagens no ateliê.
  • Construir um Tangram (quebra-cabeça chinês, de origem milenar) com cartulina ou material emborrachado. Montar diferentes figuras a partir de suas sete peças geométricas.
  • Analisar obras de artistas modernos ou contemporâneos que utilizam formas geométricas em suas composições.

EU RECORTEI CÍRCULOS, TRIANGULOS QUADRADOS E RETANGULOS E AS CRIANÇAS REALIZARAM CRIATIVAS COLAGENS. VEJAM QUE LEGAL!
Postar um comentário