sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saudades

Saudades

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...

Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...

Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser...

Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...
...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!

Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!
...
Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!

...
Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

...
E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...
Clarice Lispector

87 comentários:

Amandah e Luana 8ºB disse...

Muito bom o poema, me fez lembrar de muita coisas do passado que me deixavam feliz!!

ELOISA,DAYANE E REGIANE 8°B disse...

NÓS GOSTAMOS DESSE TEXTO POIS SÓ COM UMA PALAVRA ELA CONSEGUE EXPRESSAR VÁRIOS SENTIMENTOS DO PASSADO,PRESENTE E SEM QUERER DO FUTURO.ESSA ESCRITORA SABE SE EXPRESSAR MUITO BEM E TODOS GOSTAM DO QUE ELA ESCREVE. BEIJOS

jessica e carla disse...

AMEI O POEMA LINDO!!! CLARICE LISPECTO E O MAXIMO...

Ana,Manuela e Barbara disse...

Legal!

demisom disse...

o texto e muito bom eu gotei de ler

Larissa dos reis santos disse...

"O tempo não pára!Só a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo..."

Anônimo disse...

bom legal!!!

Ana beatriz Souza dos Santos disse...

"A saudade é um sentimento do coração que vem da sensibilidade e não da razão."

Débora da Silva Luz disse...

"Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos."

Monalisa e Daniela f. disse...

adoramos ,muito legal

larissa e beatriz disse...

Gostei muito desse poema,
ela fala de muitas coisas legais,
tanto que fala que temos que aproveitar
mais a vida!!!
ameii esse site
Beiijooos

bruno e gustavo disse...

gostei bastante do texto...me lembra muitas coisas!!!

Danielle,Gabriela e Girlaine disse...

Nos achamos que tudo que refere a saudade tem sentimentos maior dentro do peito,e so sentimos isso quando a gente perde alguem muito especial pra nos.
Achamos tambem que o texto tem tudo a ver com as coisas que sentimos da vida com os altos e baixos da vida.

Bruna;Sara e Vitòria 8ª serie a disse...

Saudades e um sentimento que sentimos por pessoas que amamos muito, quando esta distante..

Anônimo disse...

é verdade a saudade é um dos sentimentos mais doloroso que alguem pode ter por isso quando lemos o texto lenbramos de varios momentos bons...

Juliana e Tatiane

Anônimo disse...

a saudade a gente sente e nao é em vão

natali e bianca 7ºA disse...

Esse texto fala a realidade d quando sentimos saudades!! Também nos fez refletir muito sobre o passado... mt legal esse texto!! ADOREII bjos

barbara e thalyane disse...

ola professora adoramos o texto, muito interessante.

Bjos barbara e thalyane

Vitoria e Evne 7°D disse...

Legaal Esse Pooemaa...:)

arthur e welton 7c disse...

a velhinha era uma contrabandista de lambreta
o guarda perguntava para ela e ela respondia que era um saco de areia.

Anônimo disse...

interesante e legal

Amanda,Hortencia,Leticia 7ªC disse...

A poesia é muito bonita faz a gente lembrar de tudo que ja teve e do que perdemos. Nos faz lembrar de coisas lindas. Achamos a poesia muito linda,adoramos PARABÉNS!

ana gabrielle , luis claudio disse...

eu eo luis achou muito interessante e muito legal gostamos parabens.
7C

Anônimo disse...

a gente gostou muito achamos muito legal estao d parabens

Anônimo disse...

todos ficam com saudades de coisas boas da vida,esse poema me fez lembrar de momentos felizes que tive no passado
é muito bom quando nós se lembramos das pessoas que nos fez bem
Luana e Ariane

Anônimo disse...

é muito legal eu adorei muito essa poesia

João victor dos santos e marcelo augusto (6 série b) disse...

me fez lembrar dos dias tristes que tive,mas me recuperei e segui em frente sempre mais forte e feliz.marcelo

me fez lembrar que os amigos podem ser a causa ou a solução de nossos problemas.João victor dos santos

Professora Daniela disse...

OK meninos.
Eu também adorei!!!

Professora Daniela disse...

ok eu também gostei muito
obrigado

Professora Daniela disse...

ok eu tam,bem gostei amem...

Professora Daniela disse...

eu gostei muito bprincipalmente o assunto do arthur

leticia e gabriela 8°d disse...

hee amandah e luana !!
lembrou di ke?
kkkk

tambem gostoi do texto!

Diovana, Ingryd e Gilmara disse...

Verdade concordo que o poema é lindo, nós faz lembrar muito das coisas boas da vida, coisas que deixamos para trás e pensavamos que não servia para nada, e que agora no nosso presente faz muita falta

prof. valdomiro disse...

nos também gostamos eu prof. valdomiro

felipe e ronaldo disse...

bruna eu achei muito bom sua resposta

Janaina e Larissa disse...

bem enteressante, também sentimos saudades do passado mais nada e melhor que o presente juntas!!!!

prof. valdomiro disse...

eu prof. miro gostou muito

Dany disse...

Ok!!!

Anônimo disse...

Ah!Esse texto foi muito legal nos gostamos muito

Anônimo disse...

a ficou bom seu comentario
mas vc nao esplicou nada entao quem ve pela primeira vez nao vai entender nada por tanto quando for fazer um comrentario esplique-o
para qualquer pessoa que estiver lendo possa entender
tipo aque voces acharam legal e gostaram e deram parabens pra quem e por que espliquem mas. mais valeu a tentativa...

Anônimo disse...

nada a ver me desculpe por ser tao clara mas isso nao tem nada a ver tomara que voce teja se arrependido mas valeu a tentativa melhore mas ....

Guilherme e Lucas disse...

esse texto foi bom

'diego brendon matheus disse...

o seu comentario eu achei muito bom

Rebeca, Jessica Gomes, Ana Paula 7B disse...

Gostamos muito do comentario de voces poque nos faz lembrar do nosso passado tambem! PARABÉNS

Rebeca, Jessica Gomes, Ana Paula 7B disse...

gostamos muito do comentario de voces! porque ele nos faz relembra o nosso passado tambem! PARABÉNS!

victor lopes disse...

Esse texto é uma lição para vida eu gostei muito.

anderson 7E disse...

esse texto e muito legal eu gostei de ler isso lembra algumas coisas que deixamos no passado

Beatriz e Thaina 7°E disse...

Nós se identificamos muito nesse poema ele fala de algumas coisas vivenciadas por nós duas,é um poema muito criativo e bonito, o nome já diz tudo: Saudades essa palavra e marcadora na vida de varias pessoas.

Paloma, Gabrielle e Beatriz da silva disse...

o texto e super elogiado pelos alunos mais irei elogia mais ainda e super legal:
eu achei que o texto e super legal e enterresante e fala sobre saudaes que eu tenho muita saudades do meus familiares e amigo.
eu achei legal porque ele fala sobre saudaes de amigo beijos tchal adorei

Jordan igor e jorge , disse...

eu concordo com vcs nos sentimos muita muita muita saldades *-* :(

carol é ingrid. 6 ano d disse...

a gente amou essa poesias sz´´

amandinha disse...

muito bonito parabens gostei

Janaina e Larissa disse...

Janaina e Larissa
bem interessante, também sentimos saudades do passado,mas nada é melhor do que o presente juntas!!!!

Antonio e Henrique disse...

eu concordo com isso

lazaro e maicon 6c disse...

eu também!!

Antonio e Henrique disse...

eu gostei desse comentario.

Daniela disse...

eu tambem gostei muito...

Débora Larissa e Micaela disse...

o texto é muito interessante como vocês pode escrever só"Legal"
...amoo vocs...

Eduardo Bruno e Alexandre disse...

tambem gostei muito

para lembrar o nosso passado aee

bruno e miqueias disse...

tambem acho...

Débora Larissa e Micaela disse...

Débora você tem que escrever o que achou do texto e o que mais marcou em você.

ANA MARIA disse...

ESSAS PALAVRAS SÃO POUCAS PARA DESCREVER OS SENTIMENTOS DE SAUDADE MAIS É MESMO MUITO BOMITO

bruno e miqueias disse...

tambem acho...

ANA MARIA disse...

TODOS CONCORDAMOS

Bruna, Sara e Vitória disse...

eu acho que o texto tem mais coisas do que so bom
ele mostra o sentimento que sentimos qando há saudades entre pessoas que se amam com (amizade, carinho, amor, e compreençâo).

Danielle,Gabriela e Girlaine disse...

Tambem concordamos que saudade nos faz lembrar das coisas passadas e que hoje nos damos conta que tudo valeu a pena e que cada segundo foi muito especial.

Danielle,Gabriela e Girlaine disse...

Esse poema nos fez lembrar de coisas que se passaram e não voltam mais coisas que nunca vamos nos esquecer mais que vamos sentir muitas Saudades...

Hortencia 7ªC disse...

O comentario João Victor dos Santos e Marcelo Augusto achei lindo o jeito que eles escreveram o jeito que expressaram o que o poema significa para eles.PARABEÉNS

Hortencia 7ªC disse...

A Larissa dos Reis Santos tem toda razão só a saudade faz as coisas pararem o tempo.PARABÉNS

Bianca e leticia 7ªC disse...

Eu tambem amei,tanta coisa de legal aconteceu em minha vida que esse poema quase me fez chorar!!!

Bianca e leticia 7ªC disse...

muito lindo o seu comentario

Juliana e Tatiane 7ºD disse...

adorei o texto e os comentarios de vcs parabéns

livia disse...

eu gostei muito dessa poesia ela e muito bonita parabens

Anônimo disse...

GOSTAMOS TAMBEM AMANDA PARABENS

nataly e bianca disse...

concordo com vcs!!
esse texto nos faz lembra de tudo q ja vivemos... coisas boas e ruins

nataly e bianca disse...

realmente esse poema faz lembra de muitas coisas q nao volta mais,mais tbm nunka saira da nossa mente e do coraçao

jucimario e felipe disse...

comcordo com sua reposta

Gabriela moura e Leticia da silva 6a disse...

Tambem concordamos com vcs meninos! adoramos o comentarios de vcs...
sabemos que cada dia tem uma luta, mais sabemos que podemos vencelas e achar a vitoria um dia...

Daniela disse...

Também gostei muito, parabens!

Cinthia e Stephany 6 A disse...

Esse texto nos faz refletir sobre pessoas que ja passaram por isso em algum momento da vida e nos faz lembrar de aslguém ou alguma coisa e sentir saudade.

nayara cristina disse...

eu gostei deste texto porque me fez lembrar de algumas pessoas que se foram , mas ainda moram no meu coracao

Jayne/Jhenifer/Evellyn disse...

muito bem o texto mostra realmente o que sentimos por pessoas importantes e que não queremos perder isso foi ótimo!

NATHALIA E JESLEY disse...

VERDADE,TAMBEM ADORAMOS A POSTAGEM

talisson e fabio disse...

concordamos com vc esse é um texto muito lindo

Bianca disse...

É verdade. Anderson lembra algumas coisas do passado. Legal , também,gostei do texto.

João Pedro disse...

Saudade a gente não ve a gente sente.

João Pedro disse...

Larissa, concordo com você.