sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Baile do Menino Deus- Auto de Natal



Apresentado pela alunas de pedagogia - UNIARARAS - U.E.Morro Doce São Paulo no CEU Parque Anhanguera no dia 15 de dezembro de 2014 para encerramento da II Mostra de Múltiplas linguagens, promovida pelas Professoras Luita Helena de Castro e Susete A R Mendes- Responsáveis pelo Projeto Escola em Movimento

 Baile do Menino Deus é um auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira. Foi encenada pela primeira vez no dia 12 de novembro de 1983, no Teatro Valdemar de Oliveira, Recife.

A obra se opõe à maciça difusão, no Brasil, do imaginário natalino de inspiração europeia. Em vez de papais-noéis, renas e trenós, o musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá, o bumba meu boi, ou os caboclinhos, todos embalados por canções originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da região.










 Sinopse
A história gira em torno de uma festa que vai acontecer, tendo os brincantes como personagens que seguem de casa em casa e um palhaço, Mateus, conduzindo a narrativa. Na peça o Natal não valoriza as compras nem a comilança da festa, mas elege, como foco principal, o Menino Deus e o que ele representa, como símbolo do renascimento e da esperança.

 

Nenhum comentário: