domingo, 26 de abril de 2015

Uma análise do Canal Investigation Discovery, um canal focado em suspense, crime e investigação,


Acabei de assistir no Canal Investigation Discovery, um canal focado em suspense, crime e investigação, uma série sobre “ Crimes que ficaram na História” , o episódio de hoje foi especificamente sobre o assassinato de Kitty Genovese,uma mulher estadunidense que foi esfaqueada até a morte próximo de sua casa em Kew Gardens, no Queens, Nova York, onde vivia com a sua companheira. As circunstâncias de sua morte e a aparente reação (ou falta de reação) dos vizinhos dela foram relatadas num artigo de jornal publicado duas semanas depois e instigaram investigações do fenômeno psicológico que se tornou conhecido como "efeito espectador", "responsabilidade difusa" ou "síndrome Genovese",  e por meio desta série conheci esta síndrome.

No meu circulo de amigos, ouço muitas criticas sobre as series exibidas neste canal da TV e por ser uma telespectadora dele as criticas sobrecaem sobre minhas preferências  de programas televisivos... e óbvio que são criticas duras e muitas vezes “destruidoras”..rsrsrs, porque a ideia é que  assistamos programas que  falem de amor, solidariedade, cooperação, enfim sentimentos positivos.

Sou graduada e Licenciada em Ciências Sociais, formada para analisar, hábitos e costumes de diversos grupos sociais, sendo assim, meu perfil  de observadora, curiosa  e  gosto pela investigação cientifica, colabora para que dentre os vários problemas que afligem a sociedade contemporânea, a temática sobre violência, reforcem meu interesse por este tipo de programa . Além disso, sou moradora de uma megalópole, São Paulo, onde  a “cultura de violência”  atiçam ainda mais a curiosidade e o interesse para entender as múltiplas e crescentes manifestações violentas  com uma população cada vez mais jovem envolvida num marasmo de horror , medo e insegurança, onde todos ou a maioria assistem ao ato de violência, mas ninguém assiste a vitima .

 Voltando a “síndrome de genovese” ,  resolvi entender melhor este fenômeno social psicológico no qual indivíduos mostram-se “passivos”, “inertes”, quanto a ajuda para outras pessoas em situações de perigo ou violência quando percebem que há outros presentes no mesmo local, em outras palavras "não tenho nada com isso".

E pensando sobre isso, veio-me as questões:

Será, então, que a presença de tantas pessoas pode inibir ou impedir nossa capacidade de ajudar? Quanto mais espectadores  e envolvidos, maior a chance de não haver nenhuma intervenção para interromper atrocidades?

A busca de respostas a reflexão sobre a existência de uma crítica social incisiva quanto a ausência de solidariedade, se fez fundamental, uma vez que, a falta de solidariedade  mostra a hipocrisia humana em ver a atitude de violência e/ou destruição do outro, mas não perceber que semelhante espetáculo pode ter como protagonista a si próprio ou alguém de sua família.

Novos questionamentos surgiram e a reflexão ampliou-se acerca da nossa atitude perante  as diversas situações onde abrimos mão de nosso papel de cidadão, de co-responsável no poder de mudança e decisão para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta, a partir de uma simples atitude , como por exemplo, não jogar papel no chão, não desperdiçar água, alimentos.
Na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro. O que fazer? etc   Então, para o ser humano viver é conviver e é  justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético, logo serão as situações cotidianas que nos colocam problemas morais,que impulsionam nossas decisões, escolhas, ações, comportamentos e valores. Mas , quais são estas escolhas,decisões, ações?

A princípio devo dizer que infelizmente  abrimos mão deste tipo de postura ética, porque achamos e esperamos sempre que a mudança comece nos outros e os outros também pensam a mesma coisa e o mundo está como está.  


Só pra encerrar, queria dizer aos meus amigos que criticam o canal das séries ID, dizendo que  este tipo de programação suscita sentimentos ruins ; que pelo contrário, ao menos na minha reles visão, estes programas podem contribuir para uma reflexão em favor da humanização de sentimentos, como, solidariedade ,ética, cooperação e respeito, pouco valorizados na sociedade contemporânea. Afinal, foi refletindo sobre o que eu assisti hoje  que pude aprender e pensar um pouco melhor sobre tudo isso.

autora : Susete A Rodrigues Mendes

Nenhum comentário: