domingo, 1 de abril de 2012

AMOR DE ADOLESCENTES

Poesias diferentes
Geralmente, é na adolescência que surge o nosso primeiro amor. Com certeza vocês já ouviram falar da história de amor entre os jovens “Romeu e Julieta”. Assim como na ficção, na vida real também existem casais que lutam em busca do par perfeito. Aquele conjunto de sensações ao avistar a pessoa especial: os olhos brilham, a boca fica seca, a perna bamba, o coração dispara, é algo que não se consegue controlar.

Os relacionamentos afetivos se desenvolvem sempre dentro de um contexto social: a família, o grupo de amigos, a escola, a rua, a cidade, tendo contornos bastante definidos em cada uma das situações. Porém ser amado e amar são uma das coisas mais importantes nesta fase, sendo que muitos têm dificuldade em encontrar sua cara metade graças à timidez, mas atualmente este fator está se tornando cada vez mais raro por causa do ficar, pois ficar por ficar, sem compromisso é melhor ainda, mas não substitui o grande amor.

Autora: Fernanda Essado - Ponto Notícias


SONETO DA FIDELIDADE - Vinicius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
 Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
 Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
 Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

BALADA DO AMOR ATRAVÉS DAS IDADES


Eu te gosto, você me gosta
desde tempos imemoriais.
Eu era grego, você troiana,
troiana mas não Helena.
Saí do cavalo de pau
para matar meu irmão.
Matei, brigamos, morremos.


Virei soldado romano,
perseguidor de cristãos.
Na porta da catatumba
encontrei-te novamente.
Mas quando vi você nua
caída na areia do circo
e o leão que vinha vindo,
dei um pulo desesperado
e o leão comeu nós dois.

Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitânia.
Toquei fogo na fragata
onde você se escondia
da fúria do meu bergantim.
Mas quando ia te pegar
e te fazer minha escrava,
você fez o sinal da cruz
e rasgou o peito a punhal…
Me suicidei também.

Depois (tempos mais amenos)
fui cortesão de Versailles,
espirituoso e devasso.
Você cismou de ser freira…
Pulei muro de convento
mas complicações políticas
nos levaram à guilhotina.

Hoje sou moço moderno,
remo, pulo, danço, boxo,
tenho dinheiro no banco.
Você é uma loura notável,
boxa, dança, pula, rema.
Seu pai é que não faz gosto.
Mas depois de mil peripécias,
eu, herói da Paramount,
te abraço, beijo e casamos.

CURTIU? REGISTRE SUA OPINIÃO

57 comentários:

karolayne disse...

não importa o que aconteça,o que pensam o amor verdadeiro sempre vai lutar para conseguir o amor da sua vida,mesmo com seus pais não querendo o namoro você vai ficar com ele(a)porque nada e ninguém consegue separar um do outro.

lucas menezes 7a disse...

eu achei o poema muito romantico e quando fala sobre muitas coisas romanticas

JULIANA,JACQUELINE E NATHALIA disse...

A GENTE GOSTOU MAIS DO PRIMEIRO TEXTO POIS ESTA FALANDO MAIS SOBRE A REALIDADE DOS ADOLESCENTES.
NO SEGUNDO TEXTO A GENTE JÁ ACHOU PALAVRAS MAIS BONITAS E ROMANTICAS.
E JÁ NO TERCEIRO,NÓS NÃO ENTENDEMOS QUASE NADA,POR QUE CONTÉM PALAVRAS MAIS DIFICEIS.

Douglas 7c disse...

Eu gostei muito do texto e achei muito romatico.

Anônimo disse...

gostei muito do texto eu tambem tive um amor na adolecencia gosto muito dela mais ela me deixou

Alexandre .S 7a disse...

Eu achei muito romantico quando o poema fala sobre o amor eterno...

Vanessa disse...

A distância nao separa um coracao apaixonado e ninguem consegue separar o amor de duas pessoa que se amam.

Rebeca Hoffmann e Ana carolina disse...

nos gostamos dos 3 textos porque eles falam de um sentimento profundo e subliminar.
Que acontece quando um(a) adolecente se apaixona.

Amanda 7ª C disse...

Esses textos mostram toda a essência do amor verdadeiro ,aquele amor que sobrevive a tudo e a todas as dificuldades que uma paixão pode sofrer.

Dany disse...

Quando o amor chega é realmente transformador. Até o mais insensível humano se transforma em um indivíduo sereno... O fato é que todos que amam experimentam o mesmo “conjunto de sensações ao avistar a pessoa especial: os olhos brilham, a boca fica seca, a perna bamba, o coração dispara, é algo que não se consegue controlar”... assim diz a autora...

Anônimo disse...

a nossa adolescência é boa quando encontramos a pessoa certa e vivemos um grande amor com ele(a)que vc numca se esquece. Yasmin 7ºB

douglas disse...

eu tambem acho amanda

Amanda 7ª C disse...

sua compreensão sobre os textos foi bem profunda

Amanda 7ª C disse...

nossa Douglas só isso?

paloma conrado 7B disse...

É verdade quando a pessoa ama de verdade ninguem separa adoreii o seu comentario!Karolayne!

Amanda 7ª C disse...

ai que bonitinho!!!

vanessa disse...

Eu tambem concordo

Rebeca hoffmann e Ana Carolina disse...

É tambem achamos..

JULIANA,JACQUELINE E NATHALIA disse...

MUITO PROFUNDO, VIU AMANDA?
GOSTAMOS MUITO DO Q VC ESCREVEU!

Amanda 7ª C disse...

vejo que voce sentiu o que escreveu.

douglas disse...

Eu tamben achei

Anônimo disse...

vc esta muito certa

paloma conrado 7B disse...

É verdade.....

Anônimo disse...

sim é verdade quando duas pessoas se aman de verdade ñ é a distancia que vai separar e nem ninguem. Yasmin 7ºB

lucas menezes 7a disse...

este comentarie e muito bonito e interesante

Rebeca hoffmann e Ana Carolina disse...

É verdade pois o amor verdadeiro é muito romantico..

douglas disse...

Eu tambem achei

Livia disse...

Eu tambem achei

douglas disse...

Eu tambem achei

Rebeca hoffmann e Ana Carolina disse...

Verdade, escreveu pouco mais falo bonito..

Anônimo disse...

é mas nos sofremos quando o amor ñ é correspondido e quando encontramos a pessoa errada Yasmin 7ºB

Rebeca hoffmann e Ana Carolina disse...

Fato..

Anônimo disse...

muito legal

paloma conrado 7B disse...

É verdade!

vanessa disse...

EU concordo

Anônimo disse...

é verdade os textos são muito romanticos mas gostei do primeiro texto Yasmin 7ºB

alexandre 7a disse...

este texto è muito legal

felipe t. e felipe f. disse...

eu achei muito legal por que fala sobreo amor

felipe t. e felipe disse...

sim pode acontecer sem ficar junto

felipe t. e felipe f. disse...

quem ama quer ficar junto

lucas menezes 7a disse...

todo mundo achou romantico sua resposta está sem sentido.

paloma conrado 7B disse...

É verdade pois um casal apaixonado nimguem pode separar!

paloma conrado 7B disse...

É verdade romantico é interessante tambem ! paloma conrado 7B

paloma conrado 7B disse...

Na adolescencia pensamos que aquela pessoa é a nossa alma gemea mas muitas vezes estamos enganados !!! Mas o amor verdadeiro sempre vale a pena, por isso, devemos lutar pela pessoa que a gente tem certeza que vai viver com ela pela vida inteira.... eu achei otimo eu adorei!!!!!!

Livia disse...

Eu achei muito apaixonante o poema Balada do amor através das idades. muito legal e muito interessante, porque apesar de tudo eles sempre estão juntos.Só o amor traz a felicidade

Carlos Lucas V disse...

O texto e muito legal e muito romantico

Rebeca hoffmann e Ana Carolina disse...

Verdade; quando o amor é verdadeiro nada ou ninguem pode separar...

Anônimo disse...

Meu achei isso muito legal ! adorei!

dayane e jose victor 8°B disse...

nós achamos o texto amor de adolecente,muito bom pois relata sobre o amor q há nos adolecentes...

iryzinha@hotmail.com disse...

eu concordo com tudo isso ♥♥

ana karoline santana disse...

muito lindoo e real adorei

Amanda e Josyane disse...

muito legal a poesia o autor ta de parabens =)

joyce,milena disse...

professora eu achei interessante oq a senhora esta fazendo agora achei bem interessante mesmo gostei

Bruno,Luan,alex sander disse...

Carlos Drummond de andrade é um dos meus autores favoritos,e eu sempre gostei muito de suas poesias.Essa eu tambem achei bem especial

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é so pra tontos

Anônimo disse...

ai amar é tao romanticoo , e tao lindoo

Anônimo disse...

Verdade tudo isso U_U