quinta-feira, 5 de abril de 2012

Leitura de gênero jornalístico nas aulas de Geografia

A professora Maria Ivone está realizando projeto de leitura de textos jornalísticos, como :crônicas, acontecimentos do cotidiano, gráficos e tabelas com dados econômicos e qualidade de vida, charrge,meio ambeinte e ecologia, dados que interferem na transfomação do espaço geográfico e organização social deste espaço;nas aulas de Geografia nas 6ªs e 8ªs séries do EFII. A professora também utiliza textos como crônicas e parábolas, estimulando o pensamento crítico e filosófico a respeito da realidade.


 

Segundo a professora , o objetivo é que o estudante possa a partir desta leitura perceber a realidade em que vive e as necessidades de mudança de postura para garantir uma sociedade mais justa e igualitária.
As aulas têm apresentado resultados positivos e produções de textos com reflexões dos alunos que mostram grande interesse na medida em que percebem-se neste contexto.




.









Abaixo , Parábola Indiana, intitulada" O Cegos e o Elefante" e texto da aluna Jaqueceli Rocha Brito da 8ª D, produzido a partir desta parábola




REALIDADE  BRASILEIRA

por Jaqueceli Rocha Brito da 8ª D

O texto conta a história de seis amigos cegos que querem saber como é um elefante, ao sentirem o elefante, cada um tem uma versão diferente. Eles no entanto não sabiam que cada  um com a sua opinião formavam o elefante, então, começaram a discutir para ver quem estava certo. O dono do elefante ao ver que eles estavam brigando, explicou que cada um estava certo e ao mesmo tempo errados, pois cada um precisava um do outro para entender  como era de fato um elefante.Fazendo um analogia com a realidade brasileira, penso que é mais ou menos igual, pois para alguém conseguir fazer alguma coisa precisa da colaboração e ajuda de outros. Por exemplo: No campo da medicina é necessário que se faça novas pesquisas constantemente e para isso é necessário ajuda mútua. Às vezes o sistema é cego e não enxerga as oportunidades que as pessoas oferecem e algumas pessoas que não querem nem tentar para ajudar o país. Outras vezes, algumas pessoas não acreditam que podem conseguir mudar ou melhorar alguma coisa, sem bater de frente com o sistema e outros não acreditam em si mesmos para ao menos começar um projeto. Tem gente que sequer acredita que os estudos podem ajudar em alguma coisa para sua ascensão social, mas, temos que acreditar, tentar lutar e sonhar, temos que ser maior do que aqueles que estão no poder para conseguirmos mudar  situações resultantes de uma sociedade desigual e principalmente , temos que nos unir e querer transformar nossa realidade .

26 comentários:

Dany disse...

A Professora Maria Ivone está desenvolvendo um excelente trabalho com nossos alunos! Realmente é gratificante para mim trabalhar com o grupo de profissionais da Educação da EMEF Marili Dias!!

Jaquecele disse...

Nossa tô com orgulho de mim mesma , saber que fui eu quem fez isso. Obrigada, profa. Maria Ivone por nos dar essa oportunidade e a você também profa Susete . Obrigada!

Susete Aparecida Rodrigues Mendes disse...

Obrigada a voce Jaquecele, pelo esforço e desempenho! São alunas como você que faz nosso dia a dia valer a pena! Parabéns!

Regiane e Eloisa disse...

Gostei muito do texto da Jaquecele
é muito realista. a ProfºIvone é uma
das professoras mais exigentes que eu já conheci
na minha vida. Obrigado por tudo.

maicon e cleber 6c disse...

eu gostei muito desse texto por que o texto é muito interessante !!!!!!!

giovanna e emilaine disse...

eu achei este trabalho muito importante e muito legal e tambem, a ajuda os alunos que tem dificudade

Lazaro Antonio Marcos disse...

achei bom esse projeto
que a professora esta
realizando ficou otimo

larissa e ana paula disse...

gostamos muito da sua ideia continui assim

luiz vitor e aparecido disse...

nós achamos muito bom o que o professora está fazendo

Eduardo Bianchi ,Guilherme Nunes disse...

A Professora Maria Ivone está desenvolvendo um excelente trabalho

nos da 8ºA estamos aprendendo muito com a ela e gostamos muito dela parabens PROFESSORA Ivone

Anônimo disse...

parabens mesmo prof muito imteresante!!

Danielle e Maria Thayná disse...

é muito legal o trabalho da professora por que nas aulas apredemos varias coisas que nao sabiamos temos o direito de dar nossa opinião sobre o que pensamos em formas de textos ou redações que elas nos passa e o legal é que a cada aula é uma coisa diferente os textos que ela nos dá pra ler vem sempre como uma lição e uma aprendizagem...Espero que possamos aprender muito mais coisa com ela por que aprendemos coisas que não sabiamos antes.

charles e sara disse...

eu gosto muito dos textos que a profª ivone passa
gosto muito da aula dela algumas liçoes sao um pouco dificeis mas tenho certeza que ainda tenho muito pra aprender com ela, e tem certeza que futuramente o que eu aprendi com ela vai me ajudar muito quando eu for procurar emprego.

Anônimo disse...

professora eu quero meu trabalho ai também, eu fiz com muito esforço todos eles.

Larissa e Ana paula disse...

gostamos muito da sua ideia....

Mauricio da Silva e João Henrique disse...

A professora Ivone esta fazendo um otimo trabalho com os alunos, sendo exigente e prestativa.

Vitória 8°A disse...

Nunca tive uma professora igual a Maria Ivione ela e dedicada aos alunos e quer ver o nosso futuro em alta. Sempre explica que nós temos que pensar no que vamos ser no dia de amanhã. No futuro se a gente consegui algo valioso nós sempre vamos lembrar dela, e se não conseguirmos tambem , pois lembraremose ela sempre falou pra gente que as pessoas que estão por cima quererem que nós fiquemos sempre por fora e por baixo das coisas que acontece com o nosso dinheiro e nossa vida Obrigada profº Maria Ivone OBS: eu quero o meu trabalho publicado aqui tambem, pois fizemos o trabalho muito bem ,até recebemos elogios da coodernadora Marcia alunos:Debora, Larisa, Vitória, Bruna, Rafaela e o Bruno

Débora Soares, Larissa Belem e Micaela Silva - 8°A disse...

O trabalho que a professora está desenvolvendo com a gente está ficando ótimo,com as aulas dela percebemos o quanto precisamos saber o que acontece no Brasil e no Mundo que por falta de explicação não temos a oportunidade de saber,nosso trabalho da 8° Série está saindo ótimo, isso faz com que todos participem de uma forma crítica e legal. Espero que esse trabalho continue a dar certo e que abra mais oportunidades da gente descobrir algo novo. Parabéns professora voce nos ajuda muito e espero que continue fazendo isso de uma forma interessante para trilharmos caminhos apropriados para o enriquecimento de nossos conhecimentos.

Caique e Ana disse...

muito interessante !

JEFERSON E MATHEUS 6C disse...

MUITO LEGAL SEU PROjETO ,MUITA CRIATIVIDADE CONTINUE SEMPRE ASSIM.

Andressa e Tamara disse...

Nós achamos muito interesante a professora cativar os alunos para gostar mais de geografia,pois a geografia é muito inportante para todos . Temos muita sorte de ter uma professora assim, em nossa escola! muito obrigada! ♥Andressa e ♥Tamara♥

Talita Roberta,Milela Zdunek disse...

Professora nós gostamos do que a senhora esta fazendo!

Anônimo disse...

A professora Maria Ivone faz um trabalho interessante e importante para a sociedade

Beatriz e Monalisa disse...

Adoramos muito explicativo !Beatriz e Monalisa

Profa Ivone disse...

QUERIDOS ALUNOS,
Vocês é que são excelentes, confiem sempre no potencial que está presente em cada um. Parabéns!!!

luana disse...

eu adoro muito esse projeto , o jeito q a professora nos mostra a verdadeira realidade , parabés PROFA IVONE a esse trabalho